30 de jun. de 2018

Alfinetada: "Aos corneteiros de Neymar"...

  Esta alfinetada tem validade mínima até segunda - feira:

      "Enquanto os corneteiros de Neymar dizem que ele apenas cai em campo...


  ... Messi e Cristiano Ronaldo caíram fora da Copa!!!"



* O Eldoradense

França despachou Argentina em jogo sensacional!





França 4x3 Argentina

  Tive o imenso prazer de assistir ao primeiro jogo da fase eliminatória da Copa. Técnica, garra, alternância de placar e gols bonitos foram os ingredientes deste França x Argentina, que certamente ficará para a história dos mundiais. Os franceses abriram o placar em um pênalti sofrido por Mbappé, convertido por Griezmann. Ao final do primeiro tempo, Di María empatou em um chute incrível, mostrando que a Argentina lutaria pela classificação. Início da segunda etapa e Mercado desviou um chute de Messi, virando o jogo para "los hermanos". Mas a França tinha visível superioridade técnica, e principalmente, tática.  Pavard empatou em um chute cruzado magnífico. Mbappé desempatou para os franceses, e posteriormente, ampliou. Quando a fatura parecia liquidada, Aguero diminuiu para os argentinos, colocando fogo nos minutos finais da partida. Mas ficou assim: Quatro a três para a França, que se firma como uma das favoritas ao título. Os argentinos deram adeus à Copa da Rússia...

* O Eldoradense 
    

29 de jun. de 2018

Fechando as resenhas dos jogos da primeira fase...



   O blog está fechando hoje as resenhas dos jogos da primeira fase da Copa. Confesso que a ideia começou de improviso, ganhou corpo na primeira rodada e admito, está meio cansativo. Mas eu sou insistente, para não dizer teimoso. As bandeirinhas animadas vão tremular até o final do torneio, com a colaboração do Youtube e do Globoplay. É bem verdade que na hora de fazer resenha de jogos como Tunísia x Panamá, a coisa fica meio que entediante, mas acredito que na hora que o torneio entrar na fase do "mata mata", o estímulo será maior...



Tunísia 2x1 Panamá

  Os tunisianos dominaram a maior parte das ações ofensivas durante todo o jogo. Mas aos trinta e três minutos do primeiro tempo, em um chute a gol do Panamá, a bola resvalou em Yassine Meriah, fazendo com que a Tunísia, mesmo jogando bem mais, saísse perdendo. 

    A tônica do jogo continuou a mesma também na segunda etapa, e através de técnica e insistência, Ben Youssef empatou a peleja. Pouco tempo depois, (cerca de quinze minutos), o bom meia atacante Khazri deu números finais ao embate. Ambas as seleções entraram em campo já desclassificadas, sendo que tunisianos ficaram com três pontos, enquanto os panamenhos não pontuaram no grupo F da Copa.

* O Eldoradense


Bélgica 1x0 Inglaterra

    Supunha-se que poderíamos ter um jogo marcado pelo desinteresse, pois ambas as seleções entraram em campo classificadas, e teoricamente, ficar em segundo lugar do grupo significava não enfrentar o Brasil nas quartas-de-final, (logicamente, se o Brasil tem que passar pelo México nas oitavas). Supostamente, compensaria ficar em segundo. Mas apesar de as duas seleções terem poupado alguns dos seus titulares para a partida, o jogo foi o típico "lá e cá", contrariando as especulações de um possível "corpo mole". 

       E neste "lá e cá", quem abriu o placar foi a Bélgica, em um belíssimo gol marcado por Januaj, no início do segundo tempo. Quer dizer: abriu e fechou o placar, porque apesar da Inglaterra ter tentado o empate, não conseguiu. Um a zero e os Belgas fizeram uma campanha impecável, com três vitórias nos três primeiros jogos, fechando o grupo em primeiro lugar. A Inglaterra ficou em segundo, e enfrentará a Colômbia nas oitavas de final. A Bélgica terá o Japão pela frente. *Obs: Abro uma exceção e publico um lance impagável, de tão engraçado, durante a comemoração do gol da Bélgica. Digna de boas risadas. Confiram! 




* O Eldoradense

28 de jun. de 2018

Colombianos bateram senegaleses e se classificaram em primeiro!






Colômbia 1x0 Senegal

  Jogo bom, em que ambas as equipes buscaram o resultado porque as duas tinham chances concretas de classificação. Apesar de muita expectativa em torno de uma superioridade técnica colombiana, o que se viu foi os senegaleses com maior volume de jogo. Tanto que houve um pênalti corretamente corrigido pelo árbitro de vídeo, que poderia fazer com que os africanos abrissem o placar. Mas o juiz, como disse anteriormente, voltou atrás de forma sensata, pois a penalidade de fato, não ocorreu.

   Ainda assim, os senegaleses pareciam melhores em campo. Mas como o futebol é deliciosamente irônico, num escanteio a favor da Colômbia, o zagueiro Mina, (cujos cabelos não são da hora); deu a vitória à equipe sul-americana. Os senegaleses bem que tentaram o gol de empate, sem sucesso. Colômbia classificada em primeiro, enquanto Senegal, mesmo mostrando bom futebol, vai embora para casa. Coisas do futebol.

* O Eldoradense

Japão perdeu para a Polônia, mas mesmo assim, se garantiu nas oitavas!




Polônia 1x0 Japão

  O Japão entrou em campo buscando a classificação, enquanto a Polônia, já eliminada, almejava apenas a primeira vitória nesta Copa. E ela aconteceu: em um jogo inicialmente dominado pelos japas, os poloneses conseguiram se impor posteriormente, conseguindo o gol no começo do segundo tempo, numa falta cruzada na área nipônica, que Bednarek concluiu de forma precisa.

   Depois disso, a Polônia praticamente assistiu ao Japão tocando a bola de um lado para o outro, pois no outro jogo do grupo, Senegal perdia para a Colômbia, classificando os japoneses mesmo com a derrota. Com ambas as equipes satisfeitas com o resultado prévio, o que se viu foi um jogo chato, desinteressado, onde os torcedores vaiaram o comportamento das duas seleções. O Japão garantiu a segunda vaga somente pelo critério de desempate do número de cartões amarelos, tirando os senegaleses da parada. A imprensa internacional criticou pra caramba os japoneses pelo comportamento burocrático no final da partida, mas para eles, o que importou foi a classificação...

* O Eldoradense

27 de jun. de 2018

Brasil se classificou em primeiro lugar, suíços ficaram com a segunda vaga!



Costa Rica 2x2 Suíça

  Pensem num jogo bom! A Suíça defendia a classificação, enquanto os costarriquenhos jogavam mais para defender a honra mesmo. E conseguiram! Inclusive, no início da partida, foram os caribenhos que se impuseram, mas levaram castigo: Aos trinta e um minutos, Dzemailli abriu a contagem em favor dos suíços, que até então, estavam apáticos em campo. Com o gol, os europeus cresceram, mas curiosamente,  foi a Costa Rica quem empatou, com Waston, no início do segundo tempo.

    A partir daí, houve equilíbrio, porém, os suíços desempataram, em um chute forte do encrenqueiro Drmic´. A Costa Rica teve um pênalti anulado por conta de um impedimento, cuja decisão foi tomada com o auxílio da arbitragem de vídeo. Porém, insistiu tanto pelo empate, que conseguiu alcançá-lo através de um novo pênalti, no finalzinho do jogo. Bryan Ruiz chutou a bola no travessão, que por sua vez voltou nas costas do goleiro Yann Sommer, e curiosamente, tomou o destino do gol. A arbitragem marcou como "gol contra" do defensor da Suíça. Dois a dois. Os suíços se classificaram em segundo lugar, e enfrentarão a Suécia nas oitavas. Os costarriquenhos, por sua vez, já devem estar de malas prontas.

* O Eldoradense


Brasil 2x0 Sérvia

  O Brasil entrou em campo com a vantagem do empate. À Sérvia, só a vitória "servia", (eu não poderia perder este jogo de palavras!). E a seleção canarinho, apesar de não jogar "aquele futebol', parecia se apresentar melhor que nas partidas anteriores. Num lançamento milimétrico, daqueles lances que lembram partida de sinuca, Philippe Coutinho deixou Paulinho na cara do gol, encobrindo o goleiro sérvio, fazendo a bola dormir mansinha no fundo das redes. Um a zero. 


   O Brasil continuou coordenando as ações até o fim do primeiro tempo. No início do segundo tempo, os sérvios ameaçaram algumas vezes, inclusive num bate rebate maluco em que a bola ficou nas mãos do goleiro Alisson. O curioso é que a imprensa falou tanto na altura dos sérvios, que no fim das contas, quem acabou fazendo gol em bola aérea foi a seleção brasileira! Thiago Silva subiu mais alto que os grandalhões adversários e testou a bola no gol. Dois a zero e classificação em primeiro lugar garantida! O Brasil enfrentará o México nas oitavas, enquanto os sérvios deram "bye bye" à competição...

* O Eldoradense

Suécia encaçapou México. Alemanha deu vexame diante da Coréia do Sul e vai embora!



Suécia 3x0 México

  Eu nunca vi uma seleção se empenhar tanto em ser desclassificada como a do México, hoje, diante da Suécia! A sorte dos mexicanos, é que no outro jogo do grupo, aconteceu algo impensável, inesperado, e eles continuaram na Copa. Mas esta é uma história deliciosa, mas que contarei no posteriormente.

      Voltando ao duelo entre suecos e mexicanos, não tem muito o que dizer: Os grandalhões nórdicos foram supremos em todo o jogo, não dando chance para os discípulos de Chapolin. Três a zero em um massacre tático e técnico. Augustinsson, (que em sueco, quer dizer filho de Augusto); abriu o placar logo início do segundo tempo. Pouco depois, Granqvist ampliou. E aí, num lance bizarro, o mexicano Álvarez conseguiu fazer um gol contra de mão! Jogando mal assim, o México bem que merecia ficar fora da Copa, né? Só que não... Vejam depois, o que aconteceu em Kazan...

* O Eldoradense



    

Alemanha 0x2 Coréia do Sul

   Muita gente pensou que a Alemanha engrenaria na Copa após a vitória contra a Suécia na segunda rodada. Os germânicos dependiam praticamente de si mesmos para irem às oitavas de final, mas este era o problema: Eles não mandaram bem na Rússia. Foi um daqueles vexames históricos, para ficarem marcados nos registros dos mundiais de futebol. Uma derrota diante da despretensiosa Coréia do Sul, que se defendeu heroicamente em todo o jogo, e aproveitando-se dos contragolpes, marcou duas vezes, sendo que em ambas, houve a consulta do árbitro de vídeo.

     No primeiro tento, o juiz havia apitado impedimento de Kim Young - Gwon, mas após a consulta extracampo, foi confirmado o gol, pois a bola havia tocado no defensor alemão. O goleiro da Alemanha, Manuel Neuer, então entrou em desespero e abandonou a própria meta, querendo jogar na linha. Em outro contra-ataque, Son Heung - min aproveitou-se do gol aberto e empurrou a bola para o fundo das redes alemãs. O juiz entendeu que havia impedimento, mas após novo auxílio extracampo, percebeu no vídeo que o sul-coreano partiu atrás da linha intermediária, conforme manda o figurino. Dois a zero!

     A Alemanha se despediu da Rússia de forma vexatória, não só ficando fora das oitavas, como também ficando em último lugar do grupo! Mas é como dizem os memes da internet... Desde a Segunda Guerra Mundial os alemães se dão mal na Rússia!!!

* O Eldoradense

Argentina: Sangue, suor e classificação!!




Argentina 2x1 Nigéria

  Mais um jogo épico de uma seleção que já levantou o caneco na história das Copas. A Argentina, mesmo cambaleante, desorganizada, com os nervos à flor da pele, conseguiu buscar sua vaga nas oitavas de final diante de uma Nigéria ligeiramente superior na parte técnica e muito melhor na parte tática. Mas é como eu digo: onde há equilíbrio, geralmente o peso da camisa é determinante! E neste Argentina x Nigéria, o uniforme alviceleste dos hermanos foi mais uma vez mítico, vitorioso, dramático, intenso.

    No primeiro tempo os argentinos comandaram as melhores ações, sendo que o gênio Messi fez um golaço numa arrancada em que esbanjou categoria no domínio da bola e também na conclusão. O placar do intervalo fechou com o um a zero acalentando corações portenhos. Mas a Nigéria queria a vaga. Em um pênalti supostamente cometido por Mascherano, Moses empatou para a Nigéria. Digo supostamente, porque ao meu ver, não houve o penal. 

     E aí, foi um Deus nos acuda! Argentinos se lançando ao ataque de qualquer forma, a qualquer custo, enquanto os nigerianos tentavam engrenar algum contragolpe. E num destes contra-ataques, a bola bateu na mão Otamendi. Os jogadores da Nigéria reclamaram, o juiz consultou a arbitragem de vídeo e considerou o toque involuntário. Jogo que seguiu, e num chute sem pulo de Rojo, a Argentina classificou-se de forma dramática e intensa, como num tango de Carlos Gardel. Mascherano sangrou em quase metade do segundo tempo, enquanto a equipe suava em busca do gol. E quando ele aconteceu, muitos argentinos choraram na arquibancada. Maradona passou mal. Literalmente, a classificação dos nossos vizinhos envolveu sangue suor e lágrimas. Agora, a Argentina enfrenta a França nas oitavas: Sinal de muita emoção à vista!

* O Eldoradense   

Croácia 100% bateu Islândia e fica em primeiro lugar no Grupo D...




Croácia 2x1 Islândia

  Quando a Islândia empatou com a Argentina na primeira rodada, parecia que os "homens de gelo" brigariam por uma vaga no grupo. Até brigaram, mas não conseguiram. E como se não bastasse, ficaram em último lugar no Grupo D, onde a eficiente Croácia atingiu 100% de aproveitamento, vencendo seus três jogos. 

    E nesta última partida, a Islândia ditou o ritmo de jogo em todo o primeiro tempo, que terminou zero a zero. Na segunda etapa, a Croácia se impôs, abrindo o placar aos oito minutos, com Badelj. Os islandeses lutaram, insistiram, até que conseguiram o empate, em um pênalti convertido por Siguröson. Mas aí, os homens de gelo pareciam derretidos em campo, porque depois disso, só deu Croácia, que desempatou o jogo no final, com Perisc´. Os croatas enfrentarão a Dinamarca nas oitavas de final, enquanto os islandeses assistirão ao resto da competição em casa.

* O Eldoradense

26 de jun. de 2018

Peru venceu a Austrália e se despede com a cabeça erguida!



Peru 2x0 Austrália

  Duas escolas diferentes: uma mais técnica, e outra mais tática. Os peruanos tinham o gingado sul-americano, enquanto os australianos possuíam a estratégia e a força física, num estilo mais parecido com os países do Norte da Europa. Os australianos precisavam vencer e torcer para um tropeço da Dinamarca, que não aconteceu. Quem tropeçou, na verdade, foi a própria Austrália! O pessoal da terra dos cangurus martelou, martelou, e nada. Enquanto isso, os peruanos foram ao ataque poucas vezes, porém, de forma precisa. Carrillo, em um "sem pulo" muito bonito, abriu o placar aos dezoito minutos do primeiro tempo. Paolo Guerrero, em um gol também bonito, ampliou no início da segunda etapa. Ambos estão fora da Copa, mas é fato que o Peru saiu com a cabeça erguida. Não, não foi piada com duplo sentido...

* O Eldoradense 

França x Dinamarca: Um zero para cada lado e ambos classificados!


França 0x0 Dinamarca

  Ambas as seleções entraram em campo precisando do empate para se classificarem. Quem lê os sites esportivos pode supor que foi um jogo de compadres, onde as duas equipes teriam se abdicado de jogar futebol. Sinceramente, o Youtube não me mostrou isso, pois vi reclamações de pênalti, chutes a gol e vontade de vencer, ainda que a França tenha poupado alguns titulares.

   Mas a torcida na arquibancada saiu irritada! Vaiou os jogadores dinamarqueses e franceses por entenderem que eles  talvez estivessem fazendo o famoso "corpo mole" que interessava às duas seleções. Não sei, só sei que foi assim! Esta foi a história do primeiro zero a zero desta Copa. França classificada em primeiro, Dinamarca em segundo. Será que foi "jogo de compadres?"

* O Eldoradense

Portugas sofrem, empatam com Irã e garantem segunda vaga no Grupo B








Portugal 1x1 Irã

  É, Portugal passou apertado, mas passou! Em mais um jogo entre ibéricos e árabes no Grupo B, o equilíbrio surpreendente resolveu ditar o ritmo da partida. Em um lá e cá impensável, os iranianos deram muita dor de cabeça aos portugas. E falando em dor de cabeça, quem sofreu bastante foi o juiz paraguaio, que consultou a arbitragem de vídeo um montão de vezes, tamanho o número de dúvidas e pressão dos jogadores. No final do primeiro tempo, Quaresma mandou um chute assombroso, que morreu no gol iraniano. Veio a segunda etapa, e o Irã, com chances de classificação, encarou os lusitanos de igual para igual, como diriam Mato Grosso e Mathias. Em um lance polêmico em que a arbitragem de vídeo foi consultada, o juiz marcou um pênalti para Portugal, mas o improvável aconteceu: Cristiano Ronaldo bateu mal, nas mãos do goleiro Beiranvand, ex-pastor nômade e morador de rua. (Isso não é brincadeira, é verdade, e quem pesquisar, vai ler uma história emocionante!)

    Como se não bastasse ter perdido um pênalti, Cristiano Ronaldo cotovelou um adversário, e após nova consulta com a arbitragem de vídeo, o juiz paraguaio puniu o craque português apenas com o cartão amarelo. Ao fim do jogo, mais uma vez o juiz consultou o árbitro de vídeo, (para variar um pouco); e marcou uma penalidade que Ansarifard converteu em favor dos iranianos, que posteriormente, ainda quase viraram o jogo. Mas foi só: um a um, e os portugueses ficaram com a segunda vaga no Grupo B. Os iranianos, mesmo desclassificados, saíram com a cabeça erguida, pois fizeram uma campanha bacana, dentro de suas possibilidades.

* O Eldoradense      

Espanha empata diante do Marrocos e fica em primeiro lugar no Grupo B




Espanha 2x2 Marrocos

  A "Fúria" não anda lá tão furiosa assim. Jogando diante da seleção do Marrocos, os espanhóis jogaram até bem, mas foram surpreendidos por uma equipe aguerrida e que resolveu se despedir da Copa com dignidade. Boutaib abriu a contagem para a seleção africana do começo do primeiro tempo, mas Isco igualou a contagem cinco minutos depois. Na segunda etapa prevaleceu o equilíbrio, até que aos 36 minutos, Youssef, (que não é doleiro, nem investigado pela Lava Jato); subiu alto pra caramba, testando a bola no fundo das redes espanholas. Mas a "Fúria" não estava a fim de perder o jogo, e quase que fechando as cortinas do espetáculo, Aspas igualou novamente a partida. Fecha Aspas e fim de jogo. Os espanhóis ficaram em primeiro lugar no grupo B, e enfrentarão a Rússia nas oitavas de final. Os marroquinos continuarão assistindo a Copa pela TV...

* O Eldoradense

25 de jun. de 2018

Em mais um clássico islâmico, deu Arábia Saudita contra Egito!



Arábia Saudita 2x1 Egito

  Clássico islâmico e as duas torcidas pedindo intervenção de Alá, que para não perder ponto com nenhum país, preferiu deixar as coisas serem decididas no campo. E foi no campo que Salah cobriu o goleiro saudita e iniciou os trabalhos em favor dos egípcios. E se tivesse sido um pouquinho mais caprichoso, teria ampliado poucos minutos depois, em lance parecido, porém, a bola foi para fora. Os sauditas resolveram jogar um pouco mais, tendo um pênalti ao seu favor. Porém, Fahad não converteu. 

    Mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Mais um pênalti para a Arábia Saudita, já no fim do primeiro tempo, e desta vez, não teve jeito: Al Faraj empatou o jogo.

      No segundo tempo a supremacia saudita foi um pouco maior, e já no final da partida, Salem virou o jogo, num chute cruzado providencial. Dois a um em favor da Arábia saudita, que fechou o grupo em terceiro lugar, enquanto o Egito ficou em último, não marcando ponto algum.

* O Eldoradense

Uruguaios venceram russos e se classificaram em primeiro lugar no Grupo A




Uruguai 3x0 Rússia

  Adoro quando o futebol sul-americano aplica uma tunda nas equipes europeias! Assim como os colombianos fizeram ontem com os poloneses, os uruguaios nem se deram conta de que os russos eram os donos da casa, e fizeram a festa dentro dos domínios adversários. Luis Suárez mostrou o cartão de visitante, fazendo um gol belíssimo de falta, ainda no início do jogo. A Rússia esboçava pouca reação, e no meio da primeira etapa, Chryshev jogou contra o patrimônio, fazendo um gol contra e aumentando a vantagem uruguaia. Dois a zero. 

   Depois disso, só deu Uruguai. Uma invasão celeste em campo russo, suficiente para Cavani fazer mais um dar a liderança do grupo à sua seleção. A Rússia ficou em segundo. Ainda existe bom futebol abaixo da linha do Equador!

* O Eldoradense

24 de jun. de 2018

Colômbia enfia 3 e elimina chances polonesas de classificação!












Colômbia 3x0 Polônia

  Parecia que seria um duelo equilibrado e que o jogo seria mais disputado que rede em casa de cearenses. Não, não foi. A Polônia até que começou se impondo, mas estava claro que não convenceria. Os Colombianos, visivelmente mais talentosos, anulavam a equipe polonesa, e quando estavam com a bola, eram mais objetivos, verticais, criando chances mais concretas de gol. Pareciam que tinham o mapa da mina. E tinham! Digo isso porque Mina era o nome do zagueiro que abriu o placar em favor da equipe sul-americana no final do primeiro tempo. Mina não tinha os cabelos "da hora", mas sua cabeceada foi certeira na direção do gol polaco. Um a zero.

   No segundo tempo a Polônia manteve um "cerca Lourenço" meio estranho, dando a impressão que poderiam estar jogando até agora e não fariam o gol. Não era só impressão: Não fizeram mesmo! Em um destes lances bonitos em velocidade, Falcão aumentou para os colombianos. O cara é rápido, parecia até que tinha asas! Foi a melhor piada que eu consegui arrumar, se alguém tiver outra, por favor, me ajuda aí.

        Os cartuchos colombianos ainda guardavam mais um golpe. E ele veio, através de Cuadrado, que contrariando o nome, joga uma bola "redondinha". Esta piada foi melhor, compensou aquela outra do parágrafo anterior. E foi isso: Colômbia decidirá sua sorte contra Senegal, na última rodada, enquanto os poloneses tentarão ao menos ir embora da Rússia com alguma dignidade, pois já estão desclassificados. Ah! E se a bola estivesse rolando até agora, aqueles polacos desengonçados não teriam marcado nenhum gol...

* O Eldoradense

Japas provaram a senegaleses que no futebol, tamanho não é documento!





Japão 2x2 Senegal

  Nos momentos preliminares ao jogo, havia preocupação do técnico dos japas diante à força física, velocidade e estatura dos senegaleses. Se bem pensasse, Akira Nishino deveria estar atento de que, no futebol,  tamanho ou estatura não são tão importantes quanto se imagina. O que conta mesmo é a habilidade com a bola nos pés e a criatividade na hora de colocá-la dentro do gol, arrancando a alegria e o sorriso da torcida. Imaginem: Se a partida fosse resumida à diferença de estaturas, ambas equipes nem precisariam entrar em campo, pois a fatura já estaria liquidada!

   E realmente, os senegaleses queriam fazer valer a máxima de que "tamanho é documento", abrindo o placar. Mas os japas, com muita técnica e mobilidade, empataram o jogo ainda o primeiro tempo. Na segunda etapa, a partida prevalecia em equilíbrio, até que Moussa Wagué desempatou para os africanos. Porém, os japas possuem Honda, que sete minutos depois, empatou o jogo, dando números finais à peleja. Curioso ver Honda fazendo gol. Eu achava que isso fosse exclusividade da Volkswagen! 

   Mas voltando à seriedade desta resenha, esta partida provou que no futebol, tamanho não é tudo: é preciso também ousadia  habilidade. Assim sendo, o gol é uma questão de criatividade, provocando alegrias e arrancando gritos de satisfação da torcida...

* O Eldoradense



Ingleses golearam o Panamá: 6x1





Inglaterra 6x1 Panamá

  Os ingleses resolveram jogar tudo o que sabem, (e o que não sabem), contra o Panamá. E o resultado não poderia ser melhor para os europeus e catastrófico para os caribenhos. Seis a um, numa exibição de gala da Inglaterra, uma das favoritas ao título. O atacante Kane assinalou três vezes e é o artilheiro momentâneo isolado da Copa, com cinco gols. Os panamenhos tinham tudo para estarem tristes, né? De certa forma, sim. Mas o primeiro gol marcado pelo país em Copas do Mundo fez com que eu testemunhasse uma das imagens mais bonitas desta competição: A torcida do país goleado comemorou fervorosamente o tento assinalado pelo zagueiro Baloy, que também festejou de forma veemente junto com seus companheiros de equipe. Esporte é isso. Cada um festeja suas conquistas dentro de suas possibilidades e limitações. A vitória mais importante, é antes de tudo, o triunfo da própria superação. Olho vivo na direção dos ingleses, que estão mostrando que podem mais do que aparentam. Olhos marejados e emocionados ante o feito panamenho, tamanha a pureza nos gestos durante as comemorações do gol. Lembrei-me do filme "Jamaica abaixo de zero"...

* O Eldoradense

Vídeo musical de hoje: "Festa do interior", com a banda Forróçacana & Moraes Moreira!


"Festa do interior" - Forróçocana & Moraes Moreira

Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Seguram as pontas meu coração

Bombas na guerra-magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor

Ardia aquela fogueira que me esquenta
A vida inteira eterna é a noite
Sempre a primeira
Festa do Interior

Falando de festa junina...

  Copa do mundo, futebol, bola na rede. Este blog precisava de uma pausa nesta overdose futebolística, neste "samba de uma nota só", prevalente durante este mês corrente.

  Hora de virar um pouco o disco, e eu resolvi escrever sobre uma experiência que há tempos eu não vivia, mas que hoje tive o prazer de relembrar. Durante a manhã, minha mãe disse que havia visitado o meu irmão, que por sua vez, recebeu o convite dos seus novos vizinhos para participar de uma festa junina nas adjacências do campo de malha do Parque Augusto Pereira. O convite que meu irmão recebeu poderia ser estendido aos seus amigos e parentes, sendo pedida a colaboração de um prato de comida típica ou refrigerante. Resolvi ir, pois acho legal este tipo de festa, e percebo que elas não são mais tão frequentes quanto antes. O evento está em sua terceira edição, e é chamado de "Arraiá das vizinhas".

     Admito que a festa estava melhor do que eu pensava, mais organizada do que eu imaginava, e confesso que fiquei bastante surpreso com a estrutura bacana que foi montada para realizá-la. Rua interditada, a maioria dos participantes vestidos à caráter, enquanto este que vos escreve, vestia trajes comuns: Sou "caipira" até para me vestir de caipira! Nem para eu ter colocado uma camisa xadrez! Mas isso é o que menos importa.

     O que importa foi a confraternização entre os participantes, sendo que vi muitos convidados de outros bairros da cidade. Porém, como houve colaboração maciça, todos saíram satisfeitos com relação aos "comes e bebes". Pipoca, quentão, bolos, paçoca, tudo como manda o figurino e a tradição das festas de junho. As organizadoras fizeram uma oração em agradecimento à ocasião, e a partir daí, a festa começou de verdade: músicas do gênero pé-de-serra, forró, incrementando um evento familiar, respeitoso, fraterno, agradável. Uma quadrilha animada foi improvisada, alegrando ainda mais o que já estava bom.

    Resgatar tradições é algo imprescindível neste mundo frio, tecnológico, cheio de amigos virtuais e poucos contatos reais. Falta hoje em dia o calor humano, que eventos desta natureza proporcionam. Calor da fogueira, calor do quentão, calor do aperto de mão, do abraço, da dança. Não conheço os organizadores do "Arraiá das vizinhas", mas desde já, fica o agradecimento pelos bons momentos vividos nesta noite de sábado.

* O Eldoradense   

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...