30 de jun. de 2011

Estudo descartou a possibilidade de coexistência entre Homo Erectus e homem moderno.


  O homem moderno jamais coexistiu com seu antepassado Homo erectus, revelou, nesta quarta-feira (29), novo estudo realizado pelo Projeto Solo River Terrace (SoRT, na sigla em inglês), grupo internacional liderado por Etty Indriati, da Universidade Gadjah Mada da Indonésia e Susan Anton, da Universidade de Nova York. O Homo erectus é considerado o antepassado direto do Homo sapiens e se parece com o homem moderno em vários aspectos, mas seu cérebro era menor e o formato do crânio, diferente. O Homo erectus foi o primeiro de nossos parentes distantes a sair da África, há 1,8 milhão de anos, e desapareceu do continente africano e de grande parte da Ásia há 500 mil anos, mas suspeitava-se de sua presença na região de Ngandong, às margens do rio Solo, na ilha de Java (Indonésia), há entre 50 mil e 35 mil anos.
  Como o Homo sapiens chegou à Indonésia há 40 mil anos, acreditava-se em uma possível presença comum em Java. Uma coexistência entre o Homo erectus e o Homo sapiens reforçaria a teoria de que o homem moderno substituiu seus ancestrais no processo de evolução. Mas a conclusão do projeto SoRT reforça a chamada "origem multirregional", que sugere que os humanos modernos são resultado de múltiplas contribuições genéticas, de diferentes grupos de hominídeos que viveram na África, Ásia e Europa.  Os pesquisadores do SoRT concluíram que, independentemente dos métodos utilizados, os fósseis do Homo erectus eram de um período bem anterior à chegada do Homo sapiens à região.Segundo as análises do SoRT, o Homo erectu sestava extinto em Java há ao menos 143 mil anos, e mais provavelmente há 550 mil anos. Assim, "o Homo erectus provavelmente jamais coexistiu neste habitat com os humanos modernos", declarou Etty Indriati. Fonte:- Último Segundo         * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...