18 de jun. de 2011

Copa 2014:- Quem vai ganhar?

Logotipo da Copa de 2014, no Brasil

Quem vai ganhar?      

  Quando aquele envelopezinho escrito "Brazil" foi aberto, indicando o país sede da Copa de 2014, e de certa forma, nos contemplando,  confesso que tive um misto de orgulho e desconfiança no meu peito. Orgulho de ser amante do futebol e de ter a oportunidade, (se Deus permitir), de ver o maior evento futebolístico do mundo sendo realizado em nosso país. Orgulho porque a FIFA creditou para a nossa nação, a incumbência da organização e  responsabilidade de sermos anfitriões de um grandioso espetáculo. E na verdade, um evento de tamanha envergadura, é sim, uma honra e um chamariz de  investimentos em infra-estrutura e turismo para um país que a cada dia que passa, parece ganhar maior notoriedade no cenário internacional. A princípio, tínhamos motivos de sobra para nos mobilizarmos e nos organizarmos adequadamente para a realização da Copa.
  Porém, como havia dito no primeiro parágrafo, o orgulho tinha dividido espaço  com a desconfiança. Desconfiança porque nosso histórico de corrupção é vasto, e com tantas obras a serem executadas, o mundial de futebol poderia ser um prato cheio para empreiteiros e políticos oportunistas. Desconfiança porque não é de hoje que o esporte bretão é usado em nosso país, como instrumento de alienação das massas. Porém, só o tempo iria dizer se o orgulho iria prevalecer sobre a desconfiança, ou vice-versa.
  E o tempo foi passando, e as tão faladas obras, se atrasando. Inércia com relação ao sistema de aeroportos, que não está dando conta nem de atender a demanda dos passageiros locais. Inércia também nas reformas e ampliações dos estádios de futebol, matéria-prima para a competição. Estranho, já que nosso país é referência na qualidade dos nossos engenheiros, arquitetos e também na competência das nossas grandes construtoras multinacionais. Enfim, o tempo foi dizendo que tínhamos profissionais capacitados para o início antecipado das obras, mas não tínhamos o interesse nesse processo, porque nossos corruptos também são referência internacional.  Como o contexto do atraso no cronograma já está consolidado, eis que surge a ideia brilhante do Governo Federal:- criar o RDC, (regime diferenciado de contratações). Uma forma técnica e bonita de dizer que as obras serão aceleradas, mediante a flexibilização nos processos licitatórios.
  Não precisa ser nenhum conhecedor profundo do direito administrativo para entender que tal medida visa, principalmente, a bandalheira e a farra com o dinheiro público, proveniente dos meus, dos seus, dos nossos bolsos. O governo alega que o sigilo orçamentário inicial tem como objetivo evitar a formação de cartéis das construtoras, bem como diminuir os custos das obras. Não colou. Transparência e acesso às cifras das obras públicas são ingredientes fundamentais em qualquer país republicano sério que se preze.
  Está na cara quais eram as intenções da candidatura brasileira para sediar o evento, tendo como cúmplice, a também corrupta FIFA. Se por um lado, fica difícil saber qual seleção ganhará a Copa do Mundo, por outro, está evidente quem ganhará com a competição:- Políticos, dirigentes de futebol e empreiteiros oportunistas. O cidadão brasileiro, ao que tudo indica, já começa perdendo, mais uma vez, de goleada. 

                                                      * O Eldoradense                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...