30 de jun. de 2011

Estudo descartou a possibilidade de coexistência entre Homo Erectus e homem moderno.


  O homem moderno jamais coexistiu com seu antepassado Homo erectus, revelou, nesta quarta-feira (29), novo estudo realizado pelo Projeto Solo River Terrace (SoRT, na sigla em inglês), grupo internacional liderado por Etty Indriati, da Universidade Gadjah Mada da Indonésia e Susan Anton, da Universidade de Nova York. O Homo erectus é considerado o antepassado direto do Homo sapiens e se parece com o homem moderno em vários aspectos, mas seu cérebro era menor e o formato do crânio, diferente. O Homo erectus foi o primeiro de nossos parentes distantes a sair da África, há 1,8 milhão de anos, e desapareceu do continente africano e de grande parte da Ásia há 500 mil anos, mas suspeitava-se de sua presença na região de Ngandong, às margens do rio Solo, na ilha de Java (Indonésia), há entre 50 mil e 35 mil anos.
  Como o Homo sapiens chegou à Indonésia há 40 mil anos, acreditava-se em uma possível presença comum em Java. Uma coexistência entre o Homo erectus e o Homo sapiens reforçaria a teoria de que o homem moderno substituiu seus ancestrais no processo de evolução. Mas a conclusão do projeto SoRT reforça a chamada "origem multirregional", que sugere que os humanos modernos são resultado de múltiplas contribuições genéticas, de diferentes grupos de hominídeos que viveram na África, Ásia e Europa.  Os pesquisadores do SoRT concluíram que, independentemente dos métodos utilizados, os fósseis do Homo erectus eram de um período bem anterior à chegada do Homo sapiens à região.Segundo as análises do SoRT, o Homo erectu sestava extinto em Java há ao menos 143 mil anos, e mais provavelmente há 550 mil anos. Assim, "o Homo erectus provavelmente jamais coexistiu neste habitat com os humanos modernos", declarou Etty Indriati. Fonte:- Último Segundo         * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

29 de jun. de 2011

Metade dos médicos sofre de depressão, segundo pesquisa.


   De cada dois médicos, um sofre de sintomas de depressão. Esse número assustador está numa pesquisa feita em um hospital público de São Paulo. Mas a realidade mostra que o resultado da pesquisa pode ser ampliado para o resto do país. As pressões do dia a dia transformam médicos em pacientes. 
  Situações corriqueiras como salas de atendimento lotadas e discussões às vezes inevitáveis por causa da superlotação podem levar esses profissionais ao limite. E não são raros os casos dos médicos agredidos por pacientes ou familiares insatisfeitos. Em um posto em Sumaré, interior de São Paulo, por exemplo, um médico teve que ser afastado por duas semanas depois de quebrar as costelas numa briga com um paciente.  São problemas assim que minam a saúde dos médicos e aumentam ainda mais a insatisfação de quem precisa deles.  
  A consequência do estresse e da pressão pode transformar o médico em paciente. Alguns precisam do apoio de clínicas de recuperação para dependentes de drogas. Uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizada num hospital público da cidade mostra que quase 67% dos médicos dizem conhecer colegas que usam drogas, muitas vezes no próprio ambiente de trabalho. Perto de vinte por cento (17%) deles reconheceram ser, eles mesmos, usuários. Mas quase 90% dos profissionais admitem que não vão procurar ajuda especializada.  Isso porque os médicos têm dificuldade de se reconhecerem como paciente. 
  Treinados a cuidar do outro, eles não são treinados a se perceber como pessoa que precisa ser cuidada. E a inversão de papéis se torna difícil. Muitos usam remédios como drogas para suportar a carga de trabalho e a falta de estrutura. Fonte:- R7     * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.



28 de jun. de 2011

Nova Zelândia:- Pinguim recupera-se de cirurgia tomando milk shake!


  Um jovem pinguim imperador que se perdeu e foi encontrado na Nova Zelândia na semana passada está se alimentando de um tipo de "milkshake" de peixe e dormindo em uma cama de gelo, após passar por várias operações. Happy Feet, que nadou cerca de 3 mil quilômetros entre o pólo sul e a Nova Zelândia, teve o estômago operado para remover areia, que ele vinha ingerindo achando que era neve.
Pinguins ingerem neve para se hidratar e manter a temperatura do corpo. Segundo os veterinários do zoológico de Wellington, onde ele foi tratado, a areia ingerida por Happy Feet estava se acumulando em seu corpo e fazendo com que ele ficasse letárgico.
Centro das atenções
  O drama do pinguim imperador virou notícia em todo o mundo após ele ser encontrado na segunda-feira da semana passada na praia de Peka-Peka, a 60 km de Wellington. Os especialistas relutavam em submeter o animal a uma operação, porque Happy Feet, que tem cerca de dez meses de idade, parecia gozar de boa saúde, mas sua condição foi piorando e os veterinários decidiram trasladá-lo para o zoológico de Wellington para as operações.
  Uma semana depois, centenas de pessoas foram até o zoo para assistir um renomado gastroenterologista do hospital de Wellington realizar uma endoscopia na ave. Após uma lavagem estomacal para retirar a areia e pequenos gravetos do sistema digestivo do pinguim, Happy Feet vem se recuperando bem e já está se movimentando melhor do que quando foi levado ao zoo.  "Esperamos que agora o resto das substâncias que ele ingeriu seja eliminado naturalmente", disse a veterinária Lisa Argilla ao jornal New Zealand Herald. Happy Feet está tomando remédios para acelerar sua digestão e passará por um raio-x na quarta-feira para que a equipe possa checar o progresso.
Expedição
  O empresário Gareth Morgan, que viajará para a Antártida em fevereiro, se ofereceu para levar Happy Feet consigo. "Até lá ele terá de receber os cuidados aqui em Wellington, onde temos a felicidade de contar com uma grande comunidade de especialistas em vida animal", disse o empresário, em seu site.
  Morgan disse estar confiante em que "o nosso amigo extraviado seja acolhido devidamente até a hora de zarpar." Funcionários do zoológico de Wellington, no entanto, dizem que Happy Feet pode ter que ser levado para a região sub-Antártica antes disso.
Novidade
  Foi a primeira vez em mais de 40 anos que um animal da espécie foi visto na Nova Zelândia. Segundo o jornal New Zealand Herald, o último registro de um pinguim imperador no país foi na praia de Oreti, na ilha Sul, em 1967.  "É incrível ver um destes pinguins na costa de Kapiti. Animais incomuns da Antártida visitam nossas praias às vezes, mas não sabemos bem o porquê", disse o porta-voz de biodiversidade do Departamento de Conservação neozelandês, Peter Simpson, ao jornal. Os pinguins-imperadores pertencem à maior de todas as espécies de pinguins e podem chegar a mais de um metro de altura quando adultos. Fonte:- Último Segundo           * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

27 de jun. de 2011

Receita exótica no domingo futebolístico de ontem:- "Chocolate com frango"


  A regra da boa culinária sempre inclui uma engrada com saladas, seguida pelo prato principal, e posteriormente a sobremesa. Porém, no domingo de ontem, o futebol fez com que os são paulinos ingerissem um prato indigesto, com todas as regras gastronômicas quebradas:- Os tricolores experimentaram inicialmente uma overdose de chocolate amargo, seguida por um franguinho de sobremesa, engolido por Rogério Ceni.
  Deu tudo errado para os tricolores:- expulsão de Carlinhos Paraíba, quatro gols tomados em um curto espaço de tempo, e para finalizar, uma falha incomum do experiente arqueiro são paulino. O placar final do Estádio do Pacaembu indicou um surpreendente 5x0 a favor do alvi-negro. Com o resultado, o São Paulo ainda segue na liderança, com 15 pontos ganhos. Já o Corinthians, está na segunda colocação, com 13 pontos ganhos, porém, com um jogo a menos. Os tentos do jogo foram assinalados por Danilo, Liédson (3) e Jorge Henrique.

                                                               * O Eldoradense

26 de jun. de 2011

Parque do Ibirapuera recebeu visita dos Smurf's!


  Atores fantasiados como os personagens Smurfs estiveram neste sábado diante do Obelisco do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, para comemorar o Dia Mundial dos Smurfs. O evento marca o aniversário do criador dos personagens, o desenhista Peyo, nascido em 25 de junho de 1928. Neste ano, a ação virou palco também para a promoção do filme "Os Smurfs", que estreia em agosto nos cinemas.  Peyo, cujo nome verdadeiro era Pierre Culliford, nasceu em Bruxelas, capital da Bélgica. Ele criou na década de 50 os pequenos personagens azuis, que foram em transformados em desenho animado em 1981. Fonte:- Último Segundo  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

25 de jun. de 2011

Alckmin requisita recursos para São Paulo junto a Guido Mantega.


  O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que considere a possibilidade de conceder mais recursos federais para investimentos em infraestrutura do Estado. "Discutimos a possibilidade de novos financiamentos; 70% disso deve ir para obras de mobilidade urbana, como metrô e trem", disse Alckmin a jornalistas, após reunião com o ministro nesta sexta-feira.
  Entre as obras candidatas a receber os recursos estão um programa de extensão de cerca de 30 quilômetros do metrô, a hidrovia Tietê-Paraná e de saneamento básico, explicou o governador, sem mencionar o montante de recursos pleiteado, ressalvando que tal quantia está dentro dos limites de endividamento do Estado. Segundo Alckmin, no encontro também foram discutidas questões de natureza tributária, como o imposto de importação, o ICMS interestadual e o Fundo de Participação dos Estados, além da distribuição dos royalties do petróleo.
  "Os assuntos continuarão a ser discutidos entre secretaria da Fazenda do Estado e o Tesouro Nacional; tem um prazo de 15 dias para secretaria e fazenda definirem números", completou. Fonte:- Último Segundo    * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

24 de jun. de 2011

Lady Gaga cantou forró em Caruaru!



  O som que sai de uma tenda montada na área coberta na lateral do Pátio do Forró de Caruaru pode parecer estranho ao local.  Entre uma puxada de sanfona, um triângulo e uma zabumba,é fácil reconhecer, vez por outra, a voz da cantora pop Lady Gaga, ou do grupo Black Eyed Peas. E o forró que se escuta tem uma batida muito mais eletrônica de que qualquer banda da terceira geração do estilo, chamado estilizado, jamais se aproximou.  As cerca de cem mil pessoas que lotaram a área de shows na noite de quinta-feira (23), véspera de São João, não precisavam ficar entediadas nos intervalos entre os quatro grandes shows do pátio principal. Entre uma banda e outra, a tenda de Forró Eletrônico virava o principal ponto para o público.
  O local funciona todas as noites, e serve como uma atração diferente, que atrai especialmente um público mais jovem, segundo o DJ Fabio Luck, que anima a “tenda eletrônica” do São João de Caruaru todas as noites.Às vezes a atração lá no palco não é tão legal, ou está chovendo, aí a gente atrai o pessoal para cá, para ouvir um forró mais eletrônico, misturado", contou Luck ao G1.
    Antes do início dos shows da quinta-feira, por volta das 19h, era a área eletrônica que tinha o público mais animado do Pátio. Caruaruense, Luck contou que é DJ na cidade e que costuma tocar só música eletrônica. Ele foi convidado para tocar no São João e se preparou para fazer a mistura. “Coloco Black Eyed Peas e Lady Gaga para tocar com ritmo de forró, ou então jogo uma batida bem eletrônica numa música tradicional de forró, fica uma mistura legal”, disse. Ele disse que gosta de música eletrônica, mas que o forró “está na raiz” dele. “Para quem é daqui de caruaru, não tem como não se sentir próximo do forró. "Cresci ouvindo Luiz Gonzaga", disse. Fonte:- G1    * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

23 de jun. de 2011

Está ficando um pouco mais difícil comemorar títulos em Presidente Venceslau!

A princípio, a festa santista começou na Avenida Princesa Isabel

Depois, os santistas seguiram para a Figueira
   Juro que não queria escrever sobre esse assunto. Mas tenho lido algumas indagações de torcedores santistas como eu, e que de alguma forma, sentiram-se cerceados sobre o direito de comemoração de um título tão importante. Não queria comentar sobre o fato, exatamente por desconhecer o teor da "lei do sossego", se é que assim pode-se chamar. Não sei se ela possui ressalvas, brechas ou é assim mesmo como aparenta ser:- inflexível!
   Quando os primeiros carros começaram a chegar nas principais avenidas Venceslauenses, logo após o término da final da Libertadores, notou-se um considerado número de viaturas, com o objetivo claro de se fazer cumprir a lei. Vejam bem, a minha crítica, aqui nesse texto, não é voltada para a Polícia Militar, que têm a obrigação da fazer o seu papel, sob o risco de ser acusada de omissão. Acompanhei o esboço de comemoração de nossa torcida, mediante a marcação ferrenha dos policiais. Vi também, de perto, alguns debates acalorados, levando em conta a possibilidade de autuação aos torcedores que pudessem insistir em ligar o som automotivo com o intuito de viabilizar a festa. Depois de muito diálogo,  foi apresentada uma solução que buscava o acordo em comum:- A carreata seguiu para a Figueira, fora do perímetro urbano. Decisão acertada, mas tardia. Quando houve o acordo, muitos santistas decepcionados, já haviam ido embora. Isso sem contar os que encontravam-se "a pé", e que foram impossibilitados se seguir até à Figueira, devido à distância. Enfim, a festa não teve o brilho e a adesão merecida.
    Questiono aqui, a falta de organização de nossas autoridades, que sabendo da possibilidade do triunfo santista, não se organizaram, nem sequer emitiram um comunicado preventivo, sugerindo antecipadamente um local para que os torcedores se dirigissem, evitando o constrangimento e o transtorno. Essa foi a falha das nossas autoridades políticas e militares, no meu entender.
     Imagino se fosse uma Copa do Mundo realizada no oriente, com diferença acentuada de fuso-horário, em que a comemoração pudesse então acontecer de madrugada ou à noite:- coibiram os sons automotivos com a mesma veemência?   E quanto se trata do "Carnaval Popular", organizado pela administração, com caminhão de som, em frente ao edifício Pioneiro?  Os decibéis emitidos sob a tutela pública são menos incômodos do que os dos veículos particulares na Avenida Princesa Isabel, maciçamente comercial, onde quase não há moradias? Enfim, repito que meu comentário foi feito com desconhecimento do teor da Lei, mas adoraria que alguém esclarecesse esses questionamentos.  Nem vou entrar na questão da falta de bom senso. Fico restrito à questão da ausência  de se apresentar uma alternativa, além da falta de planejamento e organização. 
     Ontem, o episódio envolveu os santistas. Amanhã, poderá acontecer inclusive com a maior torcida do nosso país:- A da seleção brasileira de futebol.  Que saudades das comemorações futebolísticas em frente ao antigo Bar Pinguim!

                                                         * O Eldoradense

Homenagem aos Tricampeões da Libertadores. Dá-lhe Santos!


 Quarta-feira inesquecível para os torcedores santistas. A equipe comandada por Muricy Ramalho, conquistou a  terceira Libertadores da América da história do clube. Como em 1962, o adversário foi a tradicional equipe do Peñarol, que já  havia conquistado o torneio em outras cinco oportunidades.
  Aos que pensavam que o jogo seria fácil, devido à tamanha diferença técnica das equipes, enganaram-se:- Como se esperava, o Peñarol veio marcando muito bem, dificultando as investidas do ataque santista no primeiro tempo, além de contar com a velha raça uruguaia, marcada pela superação.  Os 45 minutos iniciais foram caracterizados por um jogo de muita vontade, um Peñarol defensivo e um Santos pouco inspirado.
  Veio o segundo tempo, e a partir daí, os ventos começaram a soprar a favor da equipe brasileira. Neymar, logo no início, abriu o marcador, em um chute que contou com a falha do goleiro Sosa. O Peñarol sentiu o gol santista, e começou a atacar mais, expondo-se aos contra-ataques. E em um desses contragolpes em velocidade, Danilo ampliou o marcador, aos 23 minutos.
  A equipe uruguaia passava a se expor ainda mais, em ataques descoordenados, que contavam mais com a vontade dos seus jogadores, do que com a técnica, precisamente. Porém, em um desses ataques, Durval jogou contra o patrimônio e fez um gol contra, aos 34 minutos. Antes do final do jogo, Zé Eduardo, só para não perder o costume, desperdiçou duas chances incríveis de gol.
  Quando o juizão argentino terminou a partida, pancadaria generalizada. Os uruguaios, que recuperaram o prestígio do seu futebol, ainda não perderam a feia mania de não aceitar a derrota. Cena grotesca. Alheios ao inconformismo dos adversários, esse elenco santista marca sua passagem na história do clube. Um clube vencedor, de muito prestígio internacional e de muita visibilidade, alicerçada na imagem do grande Pelé.
  Com o título, o Santos garante a vaga na Libertadores 2012, (ano do seu centenário), a vaga no Mundial de clubes da FIFA, (ainda esse ano), e a disputa da Recopa Sul-Americana. A equipe de Vila Belmiro iguala-ao São Paulo, sendo as equipes brasileiras que mais venceram a Libertadores da América. Agora, quem dá a bola, é o Santos!   * O vídeo acima, é uma singela homenagem a todos os jogadores que participaram dessa importante conquista santista.
                     
                                                     * O Eldoradense
                                         

22 de jun. de 2011

Cristina Kirchner anunciou candidatura à reeleição na Argentina.


  A presidente Cristina Kirchner anunciou nesta terça-feira que concorrerá a um segundo mandato nas eleições de 23 de outubro na Argentina, em discurso transmitido em rede nacional da Casa Rosada.
  "Vamos nos submeter, mais uma vez, como sempre fizemos", ao voto popular, disse a presidente ao anunciar sua decisão, quatro dias antes do fim do prazo para a inscrição dos candidatos. A presidente, 58 anos, anunciou sua candidatura durante o anúncio do plano "Televisão para Todos" de promoção da TV digital em todo o país. "Meu compromisso é irrevogável", disse Kirchner, ao manifestar sua esperança de "ser uma ponte entre as novas e as velhas gerações".
  "Sempre soube o que deveria fazer (...). "Sempre tive uma alta responsabilidade política, histórica e pessoal", afirmou a presidente após recordar o início de sua carreira como parlamentar no final dos anos 80, na patagônica Santa Cruz, a província natal de seu falecido marido, Néstor Kirchner.
  "Além de presidenta, sou mulher, mãe. Jamais se esqueçam disto!" - disse Cristina ao justificar a demora no anúncio da candidatura.
  Kirchner será candidata da Frente para a Vitória, a ala social democrata do peronismo, e terá como principal adversário o deputado Ricardo Alfonsín, da coalizão liderada pela União Cívica Radical (UCR), a segunda força parlamentar. "Nunca duvidei que fosse concorrer (...). Se não fosse ela, teriam muitos problemas internos na Frente para a Vitória", disse Alfonsín, ao prever a derrota de Cristina nas eleições de outubro.
  O ex-presidente Eduardo Duhalde, candidato em outubro por uma facção dissidente do peronismo, estimou que Cristina "perdeu a oportunidade de sair por cima". "Não está preparada para governar. Quem mexia dos cordões era Néstor Kirchner".
  Duhalde, presidente entre 2002 e 2003, disse que Kirchner "está sob enorme pressão, vinculada a seu problema familiar (morte de Néstor), e sofre de um estado depressivo muito grande...".
  A cristã liberal Elisa Carrió, outra candidata à presidência em outubro, disse que Cristina Kirchner "enganou com o luto e o choro, mas não era bem assim". "O luto terminou, começa a batalha (...) contra o modelo de demagogia, mentira e roubo" do atual governo.
  Cristina, que chega ao final do mandato com uma aprovação de 60%, segundo a analista Doris Capurro, assumiu a presidência em outubro de 2007, quando sucedeu seu marido, com vitória no primeiro turno por 45,2% dos votos, quase o dobro do obtido por Elisa Carrió.
  A popularidade do atual governo é baseada no vigor da economia, que cresce a um ritmo anual superior a 7%, em média, há oito anos, mas a oposição aposta no desgaste provocado pelos escândalos de corrupção e pela manipulação dos índices econômicos, especialmente sobre a inflação.
  Em 2008, um longo conflito com o setor agrário envolvendo impostos sobre as exportações de soja derrubou a popularidade de Cristina a seu menor nível, de 29%, e no ano seguinte Kirchner perdeu a hegemonia no Congresso nas eleições parlamentares. Fonte:- Uol Notícias    * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

21 de jun. de 2011

Tarifa de pedágio será reajustada a partir de 1º de julho em SP


  O feriado prolongado de Corpus Christi será o último em que os motoristas de São Paulo vão pagar o atual valor nas praças de pedágio do Estado de São Paulo. A tarifa sobe no dia 1.º de julho e o reajuste, em alguns casos, deve chegar a 9,77%, segundo cálculos feitos por empresários do setor. Diferentemente do ano passado, os valores serão arredondados de R$ 0,10 em R$ 0,10. O aumento obedece aos índices dos contratos de concessão assinados com o governo do Estado. Os mais antigos, dos anos 1990, são corrigidos pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É o caso da Castelo Branco e dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital paulista ao interior do Estado e ao litoral.
  Já para as rodovias que tiveram os contratos assinados tendo como fator de correção o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um indicador mensal de preços do varejo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste chegará a 6,55%. Nesse caso estão incluídas rodovias importantes, como a Dom Pedro, a Carvalho Pinto, a Raposo e o Rodoanel. O cálculo final do valor do pedágio de cada praça, no entanto, não é feito apenas aplicando o índice de reajuste ao valor vigente.
   A Agência Reguladora dos Serviços de Transportes de São Paulo (Artesp) ainda faz as contas levando em consideração também o tipo de pista (se é duplicada ou simples, por exemplo) e a extensão percorrida. O arredondamento é definido pelo governo do Estado - no ano passado, foi de R$ 0,05 em R$ 0,05.  Fonte:- Uol Notícias   * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

20 de jun. de 2011

Cuba e Irã são as nações que mais reprimem a liberdade de imprensa, segundo CPJ.


  Nos últimos 12 meses, cerca de 70 jornalistas se viram obrigados ao exílio e mais da metade deles saiu de Cuba e do Irã, segundo o último relatório do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) divulgado neste domingo e que situa as duas nações como as mais repressivas do mundo. Nos últimos 12 meses, Cuba e Irã forçaram pelo menos 18 jornalistas ao exílio, sustenta a organização em seu relatório, no qual assegura que 'o encarceramento ou a ameaça de acabar na prisão' foi a principal causa que levou 67 profissionais da imprensa a abandonar seus países.
  As duas nações lideraram a lista dos países dos quais mais jornalistas partiram para o exílio, seguidos por Eritréia (6) e Etiópia (5), assim como por Somália, República Democrática do Congo (RDC) e Paquistão, com três casos de exílio em cada um. A lista inclui, além disso, Sri Lanka e Síria, com dois jornalistas exilados nos últimos 12 meses, e Afeganistão, Azerbaijão, Gâmbia, Iraque, Líbia, México e Senegal, com um jornalista exilado.
  Com esses 67 novos profissionais exilados - abaixo dos 85 casos denunciados em 2010 -, o total de jornalistas que tiveram que deixar seus países desde agosto de 2001 já soma 649, dos quais 592 continuam afastados de seus países de origem, segundo alertou a organização de defesa da liberdade de imprensa com sede em Nova York. No caso de Cuba, o CPJ assinala que a libertação dos jornalistas presos desde a chamada Primavera Negra de 2003 'forçou' esses indivíduos a abandonar o país e se exilar na Espanha, um país onde encontraram 'grandes desafios profissionais e econômicos'.
  Essa saída foi possível graças a um acordo impulsionado pela Igreja Católica cubana e o Governo espanhol, pelo qual Havana concordou em libertar mais de 50 presos, desde que aceitassem deixar Cuba. Sobre o Irã, a organização assegurou que Teerã continua com investindo 'contra a liberdade de expressão que começou com as apertadas eleições de 2009', a mesma que em 2010 conduziu ao exílio 29 editores, repórteres e fotógrafos, totalizando 66 os profissionais de comunicação exilados na última década.
  Segundo o CPJ, o Irã, junto com a China, é o país 'com maior número de jornalistas presos no mundo', com pelo menos 34 jornalistas na prisão, segundo o censo anual do CPJ divulgado em dezembro de 2010. No mundo todo, as ameaças de prisão foram a causas de 82% dos exílios entre jornalistas, enquanto 15% destes se deveram à violência física e às ameaças e 3% se produziram em resposta a técnicas de assédio, como vigilância e interrogatórios frequentes, dos Governos.
  O relatório do CPJ só inclui os jornalistas que abandonaram seu país devido a perseguições por seu trabalho que permaneceram no exílio por pelo menos três meses e cujos atuais paradeiros são conhecidos. Fonte:- MSN Notícias   * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

19 de jun. de 2011

Aécio Neves caiu do cavalo. Literalmente!


  O senador Aécio Neves (PSDB-MG) sofreu um acidente enquanto cavalgava nas proximidades da fazenda de sua família em Cláudio, no interior de Minas Gerais. O cavalo tombou, levando o tucano ao chão. Aécio quebrou a clavícula direita e cinco costelas do lado direito do corpo.
  Segundo a assessoria do tucano, o acidente ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira. Ele praticava montaria com um primo e um amigo. Após a queda, Aécio foi levado a um hospital de Belo Horizonte, onde ficou internado até o início da noite deste sábado. A recomendação médica é que o senador fique de repouso por cerca de dez dias.
 Ele não deve retornar ao Senado antes disso. A assessoria informou que Aécio passa bem, apesar de sentir muitas dores. Ele ficará com o braço direito imobilizado por até oito semanas. Fonte:- Folha.com           * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

18 de jun. de 2011

Copa 2014:- Quem vai ganhar?

Logotipo da Copa de 2014, no Brasil

Quem vai ganhar?      

  Quando aquele envelopezinho escrito "Brazil" foi aberto, indicando o país sede da Copa de 2014, e de certa forma, nos contemplando,  confesso que tive um misto de orgulho e desconfiança no meu peito. Orgulho de ser amante do futebol e de ter a oportunidade, (se Deus permitir), de ver o maior evento futebolístico do mundo sendo realizado em nosso país. Orgulho porque a FIFA creditou para a nossa nação, a incumbência da organização e  responsabilidade de sermos anfitriões de um grandioso espetáculo. E na verdade, um evento de tamanha envergadura, é sim, uma honra e um chamariz de  investimentos em infra-estrutura e turismo para um país que a cada dia que passa, parece ganhar maior notoriedade no cenário internacional. A princípio, tínhamos motivos de sobra para nos mobilizarmos e nos organizarmos adequadamente para a realização da Copa.
  Porém, como havia dito no primeiro parágrafo, o orgulho tinha dividido espaço  com a desconfiança. Desconfiança porque nosso histórico de corrupção é vasto, e com tantas obras a serem executadas, o mundial de futebol poderia ser um prato cheio para empreiteiros e políticos oportunistas. Desconfiança porque não é de hoje que o esporte bretão é usado em nosso país, como instrumento de alienação das massas. Porém, só o tempo iria dizer se o orgulho iria prevalecer sobre a desconfiança, ou vice-versa.
  E o tempo foi passando, e as tão faladas obras, se atrasando. Inércia com relação ao sistema de aeroportos, que não está dando conta nem de atender a demanda dos passageiros locais. Inércia também nas reformas e ampliações dos estádios de futebol, matéria-prima para a competição. Estranho, já que nosso país é referência na qualidade dos nossos engenheiros, arquitetos e também na competência das nossas grandes construtoras multinacionais. Enfim, o tempo foi dizendo que tínhamos profissionais capacitados para o início antecipado das obras, mas não tínhamos o interesse nesse processo, porque nossos corruptos também são referência internacional.  Como o contexto do atraso no cronograma já está consolidado, eis que surge a ideia brilhante do Governo Federal:- criar o RDC, (regime diferenciado de contratações). Uma forma técnica e bonita de dizer que as obras serão aceleradas, mediante a flexibilização nos processos licitatórios.
  Não precisa ser nenhum conhecedor profundo do direito administrativo para entender que tal medida visa, principalmente, a bandalheira e a farra com o dinheiro público, proveniente dos meus, dos seus, dos nossos bolsos. O governo alega que o sigilo orçamentário inicial tem como objetivo evitar a formação de cartéis das construtoras, bem como diminuir os custos das obras. Não colou. Transparência e acesso às cifras das obras públicas são ingredientes fundamentais em qualquer país republicano sério que se preze.
  Está na cara quais eram as intenções da candidatura brasileira para sediar o evento, tendo como cúmplice, a também corrupta FIFA. Se por um lado, fica difícil saber qual seleção ganhará a Copa do Mundo, por outro, está evidente quem ganhará com a competição:- Políticos, dirigentes de futebol e empreiteiros oportunistas. O cidadão brasileiro, ao que tudo indica, já começa perdendo, mais uma vez, de goleada. 

                                                      * O Eldoradense                                                       

17 de jun. de 2011

Casal de girafas comemorará três anos de união, em zoológico do Rio.


  Zagallo e Beija Céu completam 3 anos de casamento neste sábado (18) e a festa terá um apetitoso bolo feito de capim, alfafa, legumes e frutas, bem ao gosto do casal de girafas, que é uma das principais atrações do zoológico do Rio. Os visitantes poderão participar da comemoração das bodas de couro das girafas, principalmente as crianças, para quem os técnicos do Centro de Educação Ambiental prepararam brincadeiras e atividades com danças, pinturas e desenhos.
Beija Céu era arredia
  Zagallo, o macho, chegou do zoo de São Paulo há 3 anos para fazer companhia a Beija Céu, que estava solitária e arredia. O casal logo se apaixonou. Os dois estão sempre juntos exibindo muito carinho e atenção um com o outro. Beija Céu mudou completamente o comportamento, está calma e se alimenta melhor. 
  O presente do casal será um buquê comestível de galhos de árvores como íbis, algodoeiro, amora e coqueiro, confeccionado pelos tratadores. A festa começa às 10h e ao meio-dia será servido um bolo de chocolate para as crianças. Fonte:- G1    * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Ronco dos maridos roubam 3 semanas de sono ao ano das esposas!


  Dividir a cama com alguém pode não ser tão gostoso quanto sonha quem está prestes a casar. De acordo com uma pesquisa britânica, uma em três mulheres perde mais de três semanas de sono a cada ano por causa do ronco do parceiro. O barulho incomoda tanto que 39% fogem regularmente para o quarto de hóspedes, como informou o jornal Daily Mail. Um em nove casais chega a dormir separado permanentemente por conta do problema.
  Mas o ronco não está relacionado somente aos maridos. Números obtidos pela Fundação Britânica do Pulmão mostram que o incômodo faz com que 39% dos adultos percam uma média de uma hora e meia de sono por noite, o que representa 574 horas por ano ou 23 dias.
 O levantamento com 2500 pessoas descobriu que 24% dos homens admitem serem mantidos acordados por suas parceiras, em comparação com 41% das mulheres com queixas em relação ao companheiro.
 Ronco e apneia do sono são mais comuns entre os que apresentam sobrepeso e bebem excessivamente. Portanto, emagrecer e reduzir a ingestão de álcool são medidas que podem ajudar a reduzir os sintomas. Se tiver algum distúrbio do sono, procure um médico. Fonte:- Terra Notícias      * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

16 de jun. de 2011

Tudo igual em Montevidéu!

Martinuccio, do Peñarol, e Neymar, do Santos:- as principais feras da final
  Peñarol e Santos empataram em zero a zero no primeiro jogo da finalíssima da Taça Libertadores da América. Desfalcado de três jogadores da sua linha de zaga, o peixe conteve o ímpeto Uruguaio, e conseguiu um importante resultado no tradicionalíssimo estádio Centenário, em Montevidéu. Se o jogo for analisado por esse prisma, onde o peixe não contou com 4 jogadores titulares, (Jonathan, Edu Dracena, Léo e Ganso), o resultado foi ótimo. Porém, o Peñarol costuma ser um time tinhoso, lutador e bem postado, típico do futebol Uruguaio, que vive momento de ascenção.
  A partida foi truncada e combativa, com a marcação de ambas as equipes prevalecendo, onde os contra-ataques do peixe e as bolas aéreas do Peñarol propiciaram as chances de gols para ambos os lados. A equipe auri-negra de Montevidéu ainda teve um gol bem anulado, no final de jogo, pois Diego Alonso estufou as redes de Rafael, mas em impedimento. A principal chance do Santos, deu-se no chute de Zé Eduardo, que foi interceptado pelo goleiro Sosa. Para variar, o Zé Love perdendo gol...
  Há os que acreditam que o Santos está com uma mão na taça. Mas é bom conter a euforia. O Penãrol tem muita tradição nesse tipo de competição e não chegou até aqui à toa. Porém, admite-se que o Santos jogando em casa e contando com seus principais jogadores (provavelmente Ganso); tendo a torcida ao seu  favor, leva uma ligeira vantagem na busca pelo principal caneco sul-americano. Eu disse ligeira vantagem. Até porque de bobo, o Peñarol não tem nada...


                                                          O Eldoradense

15 de jun. de 2011

Brasília:- Ministério Público acusa Roriz de chefiar quadrilha!


  O Ministério Público do Distrito Federal acusa o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) de chefiar uma quadrilha de desvio de dinheiro do Banco de Brasília.
  A denúncia foi oferecida pelo Núcleo de Combate às Organizações Criminosas e tramita sob sigilo na 1ª Vara Criminal de Brasília. Para os promotores, Roriz comandava um esquema de desvio de dinheiro por meio de contratos sem licitação com empresários que também participavam da quadrilha. Num dos casos, o BRB fez a renegociação de uma dívida com uma empreiteira. Em troca, segundo a denúncia, a família de Roriz recebeu 12 apartamentos.
  Essa é a primeira denúncia na esfera penal contra Roriz, como desdobramento da Operação Aquarela, que investigou desvios no Banco de Brasília. Roriz já responde por improbidade administrativa no mesmo caso.
 Segundo a defesa de Roriz, ele ainda não foi notificado e não teve acesso à denúncia --e por isso não faria comentários. Fonte:- Folha.com      * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

14 de jun. de 2011

Luiz Sérgio assumiu o inexpressivo Ministério da Pesca.


  Na semana passada, Luiz Sérgio (PT-RJ) foi removido das Relações Institucionais para dar lugar à ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Ele deixou a pasta após pressões de parlamentares da base aliada do governo, que se queixavam das dificuldades de fazer chegar à presidente Dilma Rousseff  as pretensões dos partidos governistas.   O ministro Luiz Sérgio disse, ao tomar posse nesta segunda (13) no Ministério da Pesca, que fez o "possível"  para cumprir as tarefas que recebeu na Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo. “Tenho consciência de que, dentro do raio de atuação da pasta, fiz o que era possível”, afirmou.


  Ele afirmou que obteve vitórias no Congresso durante os meses em que esteve na Secretaria de Relações Institucionais, como a aprovação da medida provisória que reajustava o salário mínimo. O ministro disse ainda que sempre buscou o diálogo. 


  Luiz Sérgio afirmou que apenas mudou de trincheira ao ser transferido para o Ministério da Pesca e Aquicultura. “Me sinto apenas mudando de trincheira para dar continuidade ao mesmo combate”, afirmou. “Busquei sempre o diálogo. Me reuni quase que diariamente com deputados e deputadas. Recebi prefeitos e prefeitas. Recebi de forma legítima os interesses. Busquei ouvir mais que falar. Me esforcei para dar encaminhamento a cada reivindicação”, afirmou. Ele se colocou ainda à disposição de Ideli Salvatti para “ajudar no que for preciso.” Ao encerrar o discurso, foi aplaudido de pé pelo público presente.


  O novo ministro da Pesca e Aquicultura disse ter recebido a indicação para o cargo como um “novo desafio”. “Recebo essa indicação como novo desafio. Temos para frente a tarefa de valorizar o pescador artesanal, estimular a pesca industrial e o desenvolvimento da pesca”, disse.
  Comentário:-  A nomeação de Luiz Sérgio para o Ministério da Pesca é mais um daqueles casos em que um político perde espaço dentro de sua sigla partidária, e lhe é oferecido um "prêmio de consolação". Não que a atividade pesqueira tenha pouca importância, mas para um sujeito que era o responsável pela articulação política da presidenta, tal fato soa como desprestígio. Muito parecido com o que aconteceu há pouco tempo no PSDB com José Serra, quando não conseguiu assumir a direção do Instituto Teotônio Vilela.
 Fonte:- G1  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...