10 de ago. de 2018

Livro: "Os sonhadores de Vila Rica"





   Mais uma leitura concluída por este blogueiro: Trata-se de "Os sonhadores de Vila Rica", escrito pelo historiador Edgard Luiz de Barros, e como o próprio nome diz, relata de forma resumida os acontecimentos envoltos à Inconfidência Mineira, importante movimento Revolucionário que visava a Independência do Brasil. A narrativa revela que os inconfidentes possuíam bem mais que interesses de emancipação nacional, sendo que muitos almejavam o alcance de objetivos particulares, como o perdão de dívidas e, no caso específico de Tiradentes, extravasar certa desilusão por não ter sido promovido em sua carreira militar, permanecendo de forma insatisfatória no posto de alferes. 

   Logicamente isso não retira a coragem e a audácia do movimento, mas de certa forma, ao meu ver, ofusca aquela imagem quase ingênua de um levante heroico, movido exclusivamente pela causa da independência da Coroa Portuguesa e suas imposições, que subtraíam, através de impostos abusivos, as nossas riquezas. Preciso, documental e sucinto, o livro é uma boa ferramenta para quem quer saber um pouco mais sobre a Inconfidência Mineira.

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...