31 de ago. de 2018

Acaba de sair mais uma pesquisa: XP/Ipespe...




    E acaba de sair mais uma pesquisa eleitoral: desta vez é do instituto XP/Ipespe, que usa metodologia de entrevista por telefone, sendo que foram questionadas 1000 pessoas em todo o país, levando-se em contra a tradicional proporcionalidade geográfica do contingente eleitoral. Exponho sempre os números sem Lula, porque acho que não faz sentido algum levar isso em consideração, já que o ex-presidente está preso e  certamente não concorrerá. Eis os números:

   Jair Bolsonaro: 23%

   Marina Silva: 13%

   Ciro Gomes: 10%

   Geraldo Alckmin: 9%

   Fernando Haddad: 6%

  Foram feitas simulações de segundo turno, sendo que Jair Bolsonaro é o candidato mais rejeitado, contabilizando 61% dos eleitores que não votariam nele sob hipótese alguma. Eis os números:

    Alckmin 36% x 24% Haddad

   Alckmin 35% x 35% Bolsonaro  (A diferença pró Bolsonaro já foi de 7 pontos percentuais no final de maio)

   Alckmin 34% x 29% Ciro Gomes

    Ciro Gomes 34 x 32% Bolsonaro

    Marina 37% x 34% Bolsonaro

    Bolsonaro 37% x 34% Haddad  (A diferença pró Bolsonaro era de 11 pontos percentuais em abril)


     Comentário: Mesmo tendo ocorrido nas datas que coincidem com a das entrevistas do Jornal Nacional, é pouco provável que estes números tenham alguma relação consequente ao evento. É fato também que o instituto em questão não é tão renomado quando os tradicionais IBOPE e Datafolha, mas creio que não devam ser desconsiderados.

* O Eldoradense 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...