14 de ago. de 2018

Livro: "O cortiço", de Aluísio Azevedo




  Mais uma leitura concluída. Digo, acho que nem seja este o termo correto, pois este livro eu "devorei", tamanho o interesse que ele me despertou ao longo das suas páginas envolventes. Trata-se do clássico literário brasileiro "O cortiço", escrito por Aluisio Azevedo, publicado pela primeira vez em 1890, no Rio de Janeiro. 

   A obra descreve um ambiente comum da cidade carioca na sétima década do século XIX: as estalagens ou cortiços, que certamente são precursores das atuais favelas. Os personagens são dotados de algumas virtudes e muitos defeitos, muito provavelmente fruto do ambiente insalubre e hostil ao qual vivem, segundo o autor, que é adepto da escola literária Realismo/Naturalismo. Possui rica descrição e crítica sociais, enaltecendo diferenças comportamentais entre as distintas camadas da sociedade, porém, igualando-os em certas circunstâncias, como nos desvios de conduta moral, muitas vezes motivados pela ambição e necessidade de sobrevivência. As paixões, os adultérios e os seus desfechos  dramáticos são presentes nas subtramas, além da prosperidade alcançada a todo custo pelo sovina e ardiloso João Romão, (dono do cortiço); aguçam a leitura, prendendo vorazmente quem folheia as páginas. Tanto é, que envolto pela história, acabei assistindo através do Youtube, um filme muito antigo baseado na obra. Creio que um "remake" cinematográfico seria muito bem vindo, e certamente, faria sucesso. Gostei demais!!!

* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Oi amigo, este livro é fantástico e li há muito tempo, mas recomendo para todos os meus alunos, principalmente quando falo sobre a Capoeira e a formação das favelas. Uma ótima leitura.
    Indico O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo... se ainda não leu vai gostar muito também.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...