13 de ago. de 2018

Comentário: "Pérolas infantis"


"Pérolas infantis"

  Quando em processo de alfabetização e assimilação das informações com relação ao significado das palavras, as crianças se envolvem em pequenas confusões, que proporcionam algumas "pérolas", que, obviamente, são motivos de boas risadas dos adultos. Vou citar abaixo, quatro delas, só para exemplificar o que digo:

    1) Isabella, sobrinha da minha esposa, e por consequência, minha sobrinha. Na ocasião, ela tinha 7 anos: 

    Estávamos tomando café da tarde em casa, e eu pedi o bule de mate para a minha esposa. A Isabella, surpresa com uso da palavra naquele contexto, perguntou:

     - Bule?

    - Sim, bule! Você não sabe o que é bule?

    - Sei, ué! Bule é quando uma criança chega na outra e diz: "Ô sua gorda, ô sua feia!"

       * Notem que ela confundiu a palavra "bule" com "bullyng", que tem relação com as ofensas gratuitas contra uma pessoa por seu comportamento, características físicas ou outros motivos.

    2) Leonardo, filho do meu amigo Marcos. Na ocasião, ele tinha 7 anos:

     Disse o Marcos que estava passeando de carro, com a família, quando passou em frente a uma grande loja de rações e produtos agropecuários. O filho, Leonardo, vendo os dizeres comerciais na parede do estabelecimento, perguntou:

        - Aqui só vende ração para aqueles cavalos de corrida?

        - Não, é para qualquer tipo de cavalo! - respondeu o pai.

       - Olha, mas está escrito... "pros treinados"...

       * Observem que ocorreu aí, um lapso de leitura, e consequentemente, do significado da palavra, que na verdade, era "proteinados", tipo de ração com alto teor de proteínas.


     3) Maria Clara, filha do meu irmão, Nélio.  Minha sobrinha, para simplificar! Idade, 6 anos:

      Mais um passeio de carro, desta vez, meu irmão, com a família dele. Passando em frente a uma loja que presta assistência técnica à várias marcas de aparelhos celulares, a Maria Clara disse:

       Olha pai, aqui eles mexem com a mesma "raça" do meu celular!

        * Houve aí uma confusão entre os conceitos de "marca" e "raça", que obviamente, provocou muitas risadas.


       4) Esta última aconteceu faz tempo, e foi comigo, quando  tinha sete anos, no longínquo ano de 1984:

           Terminal Rodoviário de Presidente Prudente. Havíamos acabado de chegar na área de embarque: Eu, minha mãe e meu irmão, para tomar o ônibus com destino a Presidente Venceslau. Vendo os vários estacionamentos de embarque numerados, perguntei para minha mãe...

        Mãe, em qual "raia" a gente vai embarcar??

       * Naquele ano, acontecia as Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos. Vendo as plataformas numeradas na rodoviária, fiz uma associação rápida e equivocada com as "raias" utilizadas para a realização de provas dos velocistas e nadadores. Minha mãe deu muita risada, e depois me explicou que, nos terminais rodoviários, aquilo se chamava, na verdade, "plataforma"...


* O Eldoradense      

Um comentário:

  1. Imagina eu que tenho três e todo dia são pérolas diferentes, rsrsrs Abraços!!!

    ResponderExcluir

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...