2 de ago. de 2018

Livro: "O gaúcho", de José de Alencar



   Amigos leitores, ontem concluí a leitura do livro "O gaúcho", um dos clássicos da literatura brasileira, escrito por José de Alencar. Para quem aprecia as obras literárias nacionais, o escrito é bem interessante. Alencar, apesar de ser cearense, narra com muita propriedade e poesia a cultura e a paisagem dos pampas, enaltecendo a linguagem peculiar, o folclore, os hábitos e a bravura do peão sulista, emaranhando a ficção em meio ao contexto histórico da Revolução Farroupilha, enfatizando sempre a figura do ícone Bento Gonçalves.  No enredo,  o líder revolucionário é padrinho de Manuel Canho, personagem fictício e protagonista da narrativa. 

    O regionalismo vai além das fronteiras do Rio Grande do Sul, com citações e referências aos territórios argentino, paraguaio e uruguaio. A estreita relação entre o peão e os cavalos, as paixões, os duelos pela honra e as batalhas travadas durante a revolução  tornam a leitura envolvente, ainda que a linguagem seja bastante rebuscada, obrigando o leitor a pesquisar o significado de muitas terminologias. Gostei muito da descrição do contraste entre a calmaria da paisagem dos pampas e a intensidade dos conflitos humanos que ali existiram, fazendo com que o leitor concretize as imagens da narrativa em pensamento. Recomendo.

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos curiosos: Voo no Estádio municipal e modo Sport trecking no campo da aviação...

  E seguem os testes dos primeiros voos com o drone DJI mini 3 pro: No primeiro vídeo, a decolagem  foi feita no Estádio Municipal, onde for...