19 de mai. de 2011

Descoberto fóssil que pode distanciar parentesco entre cobras e lagartos sem membros...



  A descoberta de um fóssil pode mudar a maneira como os cientistas entendem a evolução das cobras. Um lagarto chamado Cryptolacerta hassiaca, que viveu há cerca de 47 milhões de anos, deu a primeira evidência anatômica neste sentido. Um estudo publicado pela revista “Nature” concluiu que as cobras e os lagartos sem membros (da subordem Anfisbena) evoluíram separadamente. A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, e do Museu de Ciências Naturais de Berlim, na Alemanha.
  Foi constatado que o Cryptolacerta tinha um crânio muito duro, típico dos répteis cavadores, como é o caso dos Anfisbena. Os lacertídeos, tipo mais comum de lagartos, também estão próximos à subordem na escala evolutiva. As cobras, por sua vez, têm parentesco com os chamados lagartos monitores – como, por exemplo, o dragão de Komodo. “Esse fóssil desmente a teoria de que cobras e outros répteis cavadores dividam uma herança comum e revela que a forma de seus corpos evoluíram independentemente”, afirmou Johannes Müller, autor principal do estudo, que é professor da Universidade Humboldt, em Berlim, na Alemanha. Fonte:- G1      * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...