Os serviços de conexão à internet por banda móvel, por meio de smartphones e modens 3G, crescem a passos largos no Brasil, mas uma boa parte do país ainda não tem cobertura para esse tipo de sistema –26,5% da população vive em cidades que não tem infraestrutura de banda larga móvel. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pela empresa de tecnologia Huawei, o número de assinantes desse tipo de serviço cresceu 138% em 2010 e 18% só no primeiro trimestre deste ano, chegando a 24,4 milhões. Para comparação: a banda larga fixa cresceu 21% ano passado.
O estudo indica que esse crescimento se deve principalmente ao maior uso de celulares com recursos como o 3G. Hoje, 10,9% dos aparelhos em atividade no Brasil dão suporte a essa tecnologia, índice maior que os 9,3% registrados em 2010 e os 4% de 2009. Apesar disso, o Brasil ainda está atrás da média mundial nesse quesito: em 2010, 15,1% dos celulares no mundo tinham conexão à internet rápida.
Mas ainda é preciso melhorar a cobertura do serviço no país. Apesar de todas as capitais dos Estados e municípios com mais de 500 mil habitantes serem atendidos por quatro operadoras de celular, ainda há muitos locais em que o serviço não é oferecido. Em 75,5% dos municípios, que abrigam 26,5% da população, não há oferta de banda larga. E outros 15,7% dos habitantes do país têm acesso a apenas uma operadora. Fonte:- R7 * Para visualizar a imagem em tamanho original. clique sobre a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário