12 de out. de 2010

Não votarei no tucano, mas acho que a canoa está virando...

Acho que o Serra vence...”

Dizem que o voto do cidadão deve envolver interesses próprios aliados a interesses coletivos. Pois bem, baseando-se na condição de cidadão do Pontal do Paranapanema e de funcionário público, meu voto, nesse segundo turno, será anti-tucano. Mas veja bem, cada um com seu interesse e com sua opinião, esse é o princípio da democracia. No primeiro turno, votei em Marina Silva. Foi um voto em nome da ética e também por alguma mudança. Porém, no segundo turno, deve-se admitir um cenário favorável a candidatura de José Serra. A apuração dos votos no dia 3 de outubro, foi um baque nas previsões dos petistas, e estava visível isso. Os números oficiais do TSE revelaram expressiva vitória de Dilma, apesar de não assegurar-lhe vitória no primeiro turno. José Serra, por sua vez, deve agradecer sua ida ao segundo turno à Marina Silva, Erenice Guerra, e também ao tema que parece tomar conta do pleito, o aborto.
E as previsões para o dia 31/10, ao meu modesto modo de interpretação do cenário eleitoral, não são nada favoráveis aos petistas, nem aos que assim como eu, torcem ferrenhamente para que Serra perca as eleições. A primeira pesquisa Datafolha revelou uma distância de oito pontos percentuais, entre Dilma e Serra. Considerando as margens de erro em dois pontos percentuais para cima e para baixo, a distância pode ser encurtada para quatro pontos; e considerando ainda que no segundo turno, um candidato tira ponto do outro; (em relação aos votos válidos), pode ser que o tucano tirando apenas dois pontos da adversária, venha a empatar nas intenções de voto no pleito. Sinceramente, acreditava que os votos em Marina, (assim como o meu), fossem migrar para Dilma, por proximidade ideológica entre as duas candidatas. Mas o Datafolha disse que 51% dos votos verdes inclinaram-se para Serra, enquanto apenas 22% inclinaram para a petista. Como se trata da primeira semana após as apurações, nota-se uma tendência de recuperação vigorosa de Serra e uma insignificante subida de Dilma. Serra supera a petista em todas as regiões do país, com ligeira vantagem, enquanto Dilma supera o adversário com folga, na região Nordeste. Porém, se o tucano continuar subindo nas outras regiões, fatalmente alcançará Dilma a poucas semanas do pleito. Concluindo:- Serra tem grandes chances de vencer as eleições, por incrível que pareça. Enquanto funcionário público, e cidadão da região mais pobre do Estado de São Paulo, lamento. Não por ser um eleitor fervoroso de Dilma, mas por ser um eleitor avesso ao tucanato. Mas, como dizem, democracia nada mais é do que a “ditadura da maioria”. Que seja feita vossa vontade!
* O Eldoradense

3 comentários:

  1. A estratificação da pesquisa do Datafolha da qual voce se refere,já analisada por especialistas, está dimensionada para favorecer Serra. Isto porque desconsiderou a maior porcentagem de eleitores da classe com menor escolaridade e renda, justamente onde concentra a maior votação pró-Dilma. Só teremos uma análise mais próxima da realidade com anúncio de outros institutos, como Vox Populi e Ibope, considerando que o Dataserra já aprontou no primeiro turno, quando não observava o crescimento de Dilma e insistia em colocar Serra com indices que não tinha.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo00:31

    Viu a burrice que fez em votar no PV de Joao Monteiro.

    ResponderExcluir
  3. Ao Jamil
    Tomara, realmente que os outros institutos de pesquise mostrem outra realidade. Repito que não morro de amores pela candidatua de Dilma, mas sou extremamente avesso ao modelo político adotado pelo PSDB, excessivamente neoliberal e entreguista. Como se não bastasse, os tucanos, na minha modesta opinião, nunca ou pouco se preocuparam em dar ênfase no combate às desigualdades, sejam elas sociais, econômicas ou regionais.


    Ao anônimo das 00:31h
    Veja bem, meu voto, como o de boa parte dos eleitores de Marina Silva, não foram direcionados especificamente pelo fato dela pertencer ao PV. O voto foi na candidata em si, reconhecidamente militante das causas ambientais e uma lutadora em sua história de vida. No contexto do primeiro turno, achei que ela foi a melhor candidata, e não me arrependo desse voto. No segundo turno, meu voto será em Dilma por achar que a condução das políticas sociais e no combate às desigualdades do PT são menos ruins do que dos tucanos. Porém, creio que o Partido dos Trabalhadores deveria repensar a questão da corrupção. Fui simpatizante do partido exatamente pela bandeira que o mesmo empunhava em nome da ética. Hoje, sou um cara profundamente decepcionado pelas lambanças que o partido fez com relação à essa questão.

    Abraços e obrigado pelas participações no blog. Ass:- O Eldoradense

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...