4 de out. de 2010

Em São Paulo, Alckmin ganhou no primeiro turno.

Com 99,22% dos votos apurados, Geraldo Alckmin, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, conquistou 50,62% dos votos válidos e foi eleito governador do Estado. Apesar disso, o índice de votos do candidato ainda pode mudar, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste domingo (3). Aloizio Mercadante (PT) ficou na segunda colocação, com 35,23%, seguido por Celso Russomanno (PP), que alcançou 5,42% dos votos.
Na quarta colocação ficou o candidato do PSB, Paulo Skaf, que atingiu 4,57% dos votos. Fabio Feldmann (PV) foi o quinto, com 4,14%. A candidata Anaí Caproni (PCO) não chegou a 1% dos votos.
Entretanto, ainda não é possível saber a quantidade de votos válidos (que não levam em conta brancos e nulos) que cada um recebeu. Isso porque o TRE vai decidir se contabiliza os votos dos candidatos nanicos” Paulo Bufalo (PSOL) e Mancha (PSTU), que tiveram as candidaturas indeferidas pelo órgão. Se contados esses votos, o total de votos válidos na eleição para o governo do Estado aumentaria. Isso poderia mexer com a proporção de votos dados a cada candidato na disputa, mas, matematicamente, isso não mudaria a eleição de Alckmin.
Com a vitória, Alckmin chega ao seu terceiro mandato no comando do Palácio dos Bandeirantes. Eleito vice-governador de Mario Covas em 1994, a quem se refere como seu “mestre”, Alckmin assumiu o poder em 2001, com a morte do então governador. No ano seguinte, foi reeleito, permanecendo no cargo até 2006.
Com o governo de José Serra (PSDB), iniciado em 2007 e que foi até 2010, o Estado de São Paulo tem governadores do PSDB há 16 anos seguidos.
Apesar de ter liderado a corrida nos últimos meses – Alckmin tinha 50% das intenções de voto no último sábado (2), contra 26% de Mercadante, segundo o Datafolha –, Alckmin entrou na disputa após duas derrotas sucessivas.
Em 2006, ele perdeu a eleição presidencial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em 2008, foi derrotado por Gilberto Kassab (DEM) na briga pela Prefeitura de São Paulo. Fonte:- R7  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique no botão com o lado direito do mouse, e escolha a opção "Abrir em nova janela"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...