31 de out. de 2010

Halloween:- Uma festa importada que nada tem a ver com nossa cultura

  "Prefiro o Dia Nacional do Folclore ao Halloween"!
  Um dia, um priminho meu chegou da escola trazendo um desenho no papel sulfite contendo uma abóbora em chamas, além de um pacotinho de doces, com balas, chicletes e pirulitos. Surpreso, perguntei à ele o que era aquilo. Disse-me que na sua classe ele e seus amiguinhos tinham comemorado o "Dia das Bruxas". Achei interessante, porém, me bateu um sentimento de tristeza, ao mesmo tempo. Digo isso, porque esse tal dia das bruxas foi incorporado em nossa cultura como tantas outras coisas vindas de outros países. O Haloween começava a fazer parte do calendário brasileiro.
  O dia das bruxas, ou Halloween, é uma tradição dos povos celtas de aproximadamente duzentos anos atrás. Os celtas, por sua vez, habitavam os países que hoje compõem o Reino Unido e o norte da França. Porém, foi na Irlanda que o Haloowen ganhou força e foi difundido pela Europa. Esses povos viam o fim do verão (31 de outubro), o início de um período de dificuldades, (inverno), muito similar à morte, onde a fartura já não fosse mais abundante. Segundo a crença, no início do inverno, as almas dos mortos voltariam e assombrariam os vivos. Por isso, apagavam-se às luzes, e vestia-se trajes assustadores para intimidar os espíritos invasores. A crença, aos poucos foi virando folclore, e ganhou o formato de festa, com brincadeiras, como por exemplo a dos "doces ou travessuras". A tal abóbora furada e com velas no seu interior, diz respeito ao espírito de um alcóolatra Irlandês cujo o diabo veio buscar sua alma. Em duas ocasiões, Jack, o bêbado, enganou o "coisa ruim", fazendo com que sua ida ao inferno fosse prorrogada. Porém, ao morrer, Jack não foi aceito no céu, nem no inferno, pois o diabo tinha se sentido humilhado pelo bêbado. Sendo assim, Jack passou a penar pelo mundo dos vivos, com uma abóbora iluminada com velas, assustando as pessoas.  A forte presença do povo Irlandês nos Estados Unidos fez com que essa festa fosse difundida em solo norte-americano. Como tudo o que vêm dos Estados Unidos influi muito na cultura latino-americana, o tal Halloween, chegou também, em solo brazuca.
   Mas o que me deixa bastante chateado, é que em minha época de aluno do ensino fundamental, a gente nem ouvia falar dessa festa. Comemorávamos sim, o "Dia do Folclore" em 22 de agosto. A gente aprendia muito sobre lendas que povoavam o imaginário do brasileiro, muitas vindas das cultura portuguesa, indígena e africana. Eis aqui algumas:-
Iara:- É a mesma "sereia" da mitologia,  uma mistura  de peixe com tronco e cabeça de mulher. Seu canto enfeitiçador encantava os pescadores, que naufragavam com seus barcos, morrendo afogados.
saci-pererê:- Menino negro com gorro vermelho, cachimbo nos lábios e travesso. Possuía uma perna só, e se empenhava em assustar as criações de gado e cavalo nas fazendas e propriedades rurais brasileiras
curupira:- Anão com longos cabelos vermelhos e pés voltados para trás. Tinha como objetivo proteger a selva e as matas, emitindo um assovio assustador. Com essas características, amedrontava caçadores e lenhadores, provocando-lhes devaneios e delírios.
boto:-  Lenda Amazônica, em que um mamífero da água doce, muito parecido com o golfinho, transforma-se em homem, vindo à superfície para seduzir mulheres. Muitas mulheres que engravidavam solteiras, diziam-se ter sido encantadas pela lenda.
mula-sem-cabeça:- Dizem ter sido uma jovem mulher que viveu um romance com um padre. Como castigo dos céus, transformava-se em uma mula desprovida de cabeça, na qual soltava uma labareda de fogo.

  Como o Halloween teve a infeliz coincidência acontecer justamente na data do segundo turno das eleições presidenciais de nosso país, acrescentarei duas lendas vivas do folclore brasileiro à lista:-

Vampiro Serra:- É uma figura com fisionomia grotesca, com ar de bonzinho e fala mansa. Porém, dizem que ao conquistar seus objetivos políticos, costuma sugar o sangue da população mediante carga tributária. Mas sua principal vítima é o funcionalismo público, que está agonizando devido à sua sede sanguinária. Anda consigo um tal Paulo Preto, companheiro de fraudes em licitações, mas que o traiu sumindo com 4 milhões do caixa 2 de sua campanha.
Bruxa Dilma:- Também com fisionomia grotesca, é uma mulher com um ar pouco feminino. Participou da guerrilha armada contra a ditadura militar brasileira e sequestrou um embaixador americano, naquela época. Vive às sombras da popularidade do presidente Lula e tinha como mulher de confiança uma tal Erenice Guerra, que encheu a Casa Civil de corrupção. É acusada também de querer censurar a liberdadede imprensa.
     Obs:- Na condição de funcionário público morador do Pontal do Paranapanema, irei à urna depositar o meu voto contra o Vampiro Serra. Votarei, consequentemente, na Bruxa Dilma. Minha jugular está inchada de tanto receber mordidas sedentas desse senhor. Mas convenhamos...nosso Halloween é muito mais assustador do que o do resto do mundo!


                                                            * O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...