24 de out. de 2010

Meio Ambiente:- Rio Solimões apresentou menor nível desde 1982

Com o período de estiagem nas bacias amazônicas, o nível de água no Rio Solimões atingiu baixa recorde - é o menor desde 1982, quando começaram as medições. Dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para a estação de Tabatinga (AM), na entrada do rio no país, indicam que o Solimões registrou a marca de 86 centímetros negativos na segunda-feira, na régua instalada no local.

Em setembro, a taxa também havia batido recorde histórico, com nível negativo de 32 cm. Antes disso, o nível mais baixo havia sido observado em 2005, quando a Amazônia enfrentou uma das piores secas de sua história. De acordo com Daniel Oliveira, gerente de hidrologia do CPRM, o nível do Rio Solimões próximo a Tabatinga voltou a subir nesta terça-feira e as réguas na estação estão em 70 cm negativos nesta quinta-feira.
Os rios na margem direita do Solimões, como o Purus e o Javari, também são influenciados pela seca - diz ele.  Segundo Oliveira, o Purus é o que apresenta nível mais baixo entre eles - o rio registrou a marca de 4,16 m nesta quinta-feira na estação de Boca do Acre (AM), 67 cm acima da mínima histórica, observada em 1998. O reflexo da seca atinge cidades abastecidas pelo Solimões ou afluentes, como Uarini (AM).
- O rio secou inteiro diante do município. Do alto, você consegue ver que ele foi bem atingido - diz o fotógrafo Rodrigo Baleia, que percorre a região amazônica em busca de imagens há cerca de 10 anos.
No fim de setembro, ele sobrevoou áreas banhadas pelo Solimões, Juruá, Purus e Negro para fotografar os efeitos da seca na Amazônia.
- Quero focar mais na vida que existe na floresta depois de passar anos registrando áreas de destruição no Pará e em Mato Grosso - diz ele, que clicou um barco encalhado em um grande banco de areia formado pela seca perto da cidade de Tefé (AM).  Fonte:- O Globo     * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique no botão com o lado direito do mouse, e escolha a opção "Abrir em nova janela"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...