1 de ago. de 2019

Pressão Arterial: Sim, ela pode ser "medida"!





    Sabe aquele dia em que você quer polemizar sobre a coisa mais banal? Pois é: Eu estou assim hoje! O meu recado vai para aquelas pessoas que gostam de complicar o que já não é tão simples, que gostam de mandar uma "trivela" na Língua Portuguesa, com o objetivo de enfeitar, ou quem sabe, confundir. 

   Faz um tempinho que descobri que sou hipertenso, e confesso que é bem desagradável receber o diagnóstico pouco após os quarenta. Eu até me imaginava tomando tais medicações, mas talvez depois de meio século de vida, não agora. Mas enfim, nem com os remédios a "bendita" tem abaixado. E eu acho que sei o motivo: Ninguém quer "medir" minha pressão, a maioria quer "aferir"!

   Caramba, quem foi o gênio oculto que optou pelo termo mais complicado, sendo que "medir" é tão mais fácil, e,  ao contrário do que muitos pensam, não está errado? Aquele argumento de que só se mede objetos com trena ou régua é irônico, mas equivocado! Existe sim uma unidade de medida naquele treco que mede a pressão, e o treco se chama "esfigmomanômetro". Caramba, bem que o treco poderia ter um nome mais fácil também, né?

    Mas não! É mais legal complicar! Lembremos que estamos falando de um país em que a população é composta por inúmeros analfabetos funcionais, e usar termos técnicos desnecessários só dificultam a comunicação. Segundo o próprio site do Ministério da Saúde, bem como do médico Dráuzio Varella, é totalmente aceitável o termo "medir a pressão", e não menos correto que a fresca terminologia "aferir". 

    Isso sem dizer que "aferir" pode causar um vício de comunicação linguística chamado cacofonia, onde o sujeito pode ouvir algo totalmente diferente do original:

         "Em qual braço posso aferir?" Tá vendo? Dá impressão que vão ferir o seu braço, darem uma facada, uma estiletada, sei lá! Se a pressão já está alta, vai subir mais ainda!

    Portanto, atenciosos, competentes e dedicados profissionais de saúde: se os senhores (as) querem usar os termos técnicos, o façam, mas internamente. Quando forem se comunicar com a "massa", facilitemos as coisas! Talvez a facilitação tenha mais eficácia no controle da pressão arterial que Losartanas, "Propranolóis" e "Captopris"! 

     Obs: Este texto tem o único objetivo de descontrair, mesmo que tenha lá o seu fundinho de verdade. Aos profissionais de saúde, minha profunda manifestação se carinho e agradecimento. Vocês são verdadeiros heróis!

* O Eldoradense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...