19 de jul. de 2012

Pesquisadores revelam que Neandertais já conheciam as propriedades medicinais da camomila!



  Um grupo internacional de pesquisadores descobriu que Neandertais conheciam as propriedades medicinais e nutricionais de algumas plantas, como a camomila, e incluíam vegetais em sua dieta. Pesquisadores chegaram a estas conclusões a partir da análise do tártaro presente nos dentes de cinco fósseis de adultos e de um jovem do sítio arqueológico de El Sídron, na Espanha. Até pouco tempo atrás, pensava-se que os Neandertais, que foram extintos há cerca de 30 mil e 24 mil anos, eram predominantemente carnívoros. No entanto, cada vez mais estudos, como este publicado na revista alemã "Naturwissenschaften", mostram que a espécie também se alimentava de vegetais, sobretudo em latitudes mais ao sul, disse Antonio Rosas, diretor do grupo de paleoantropologia do Museu Nacional de Ciências Naturais e um dos autores do trabalho. "Observamos que, sobretudo em latitudes mais ao sul da Europa, como em El Sidrón, os Neandertais tinham um componente vegetal nada desdenhável em sua dieta", explicou.
 "O fato de usarem este tipo de planta com pouco valor nutritivo é surpreendente. Nós sabemos que os Neandertais as usavam amargas, portanto provavelmente eles selecionavam as plantas por razões que vão além de seu sabor", afirmou Buckley. Antonio Rosas disse que a partir da descoberta de compostos químicos derivados da camomila se conclui que a espécie sabia de suas propriedades medicinais. Fonte: Último Segundo                        * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...