11 de jul. de 2012

Estudantes desocupados de física afirmam: Batman não pode voar!



  Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um dos filmes mais aguardados de 2012. Enquanto o dia da estreia não chega – a produção deve ser lançada no Brasil dia 27 de julho – seus fãs vão matando a ansiedade do jeito que dá. Isso inclui estudantes de física esmiuçando a veracidade das acrobacias do homem-morcego. E chegando à conclusão: o Batman morreria toda vez que aciona sua capa. Ok, se trata de uma ficção. Em nenhum momento o filme se propõe a traçar o retrato fiel de um milionário complexado que usa uma armadura para combater o crime. Quem vai ao cinema sabe que é tudo de mentirinha. Mas é aí que está a graça da empreitada dos estudantes da Universidade de Leicester: analisando, medindo e calculando o voo do Batman, dá pra ter uma ideia do que aconteceria na vida real se ele tentasse fazer o mesmo. E do quanto falta para aquelas cenas fantásticas se tornarem realidade fora da telona.
  Eis o cálculo: a envergadura da capa é de 4,7 metros. Parece bastante, mas é mais ou menos metade do tamanho de uma asa-delta. Se ele saltasse de um edifício de 150 metros – quem já leu as HQ´s ou viu os filmes sabe que Gotham City é cheia de prédios desse porte – ele conseguiria plainar por cerca de 350 metros. Ele voaria tranquilamente, o problema é a hora de pousar. A velocidade da queda começaria em 109km/h e diminuiria aos poucos. No final das contas, seria como se um carro a 80km/h batesse de frente com o Cavaleiro das Trevas. No estudo, os estudantes sugerem que o super-herói carregue um paraquedas, utilize um wingsuit ou aumente o tamanho da capa para pousar com segurança.
 Fonte: G1             * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...