13 de ago. de 2011

Fidel Castro comemora 85 anos!



   O lendário líder comunista Fidel Castro completa 85 anos no sábado, ainda como uma figura importante dentro do regime cubano, mas cada vez mais afastado da vida pública no país que ele governou por 49 anos.
  No ano passado, ele abdicou ao último cargo de liderança que ainda detinha, o de secretário-geral do Partido Comunista. Sua gradual saída de cena parece decorrer das contingências, mas também de um plano de transição que se destina a desabituar Cuba da sua dependência em relação ao carismático comandante.
  Atualmente, Fidel raramente é visto ou ouvido, e não se envolveu nos recentes debates relacionados às reformas econômicas liberalizantes promovidas por seu irmão e sucessor, Raúl.
  "O papel dele diminuiu significativamente. Ele está mais afastado do que em qualquer outro momento nos últimos cinco anos", disse Jonathan Benjamin-Alvarado, especialista em Cuba na Universidade de Nebraska, em Omaha.
  "Pode ser que Raúl Castro esteja solidificando seu estilo de governar, e que Fidel esteja propositalmente recuando."
  Cuba vai celebrar o aniversário no sábado com uma "serenata" de músicos famosos, transmitida pela TV. Os organizadores disseram nesta semana que não sabiam se Fidel estará presente.
  O líder revolucionário ascendeu ao poder em 1o de janeiro de 1959, quando o ditador Fulgencio Batista fugiu do avanço da guerrilha que havia se espalhado pela ilha a partir da Serra Maestra, no extremo leste do país.
  Como presidente cubano, ele sobreviveu a nove presidentes dos EUA e a cinco décadas de hostilidade norte-americana, até que em julho de 2006 foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência e sofreu complicações das quais nunca se recuperou totalmente.
  Ele transferiu o poder a Raúl - primeiro provisoriamente, e depois, em fevereiro de 2008, de forma definitiva.
  O ocaso de Fidel como político espelha o seu declínio físico, que ficou visível em abril, no congresso do Partido Comunista, quando ele fez apenas uma aparição e precisou de ajuda para chegar à sua cadeira na tribuna.
  O homem famoso por seus longuíssimos discurso então permaneceu mudo, vendo seu irmão proferir todos os discursos, numa silenciosa passagem de bastão. Fonte: O Globo
  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...