22 de ago. de 2011

Berlusconi pede que Gadaffi se renda e não insista com "resistência inútil"!




    O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pediu ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, nesta segunda-feira que encerre sua "resistência inútil" e se renda. Berlusconi pediu também aos rebeldes que evitem represálias.


"Pedimos ao coronel Gaddafi que encerre toda a resistência inútil, para livrar seu povo de mais sofrimento", disse em comunicado.


  A Itália era a aliada europeia mais próxima de Gaddafi antes de reverter abruptamente sua posição em abril para apoiar os rebeldes. Berlusconi havia expressado pesar pela campanha de bombardeios aéreos da Otan, aliança militar do Ocidente, contra a Líbia.

  O país manifestou apoio ao CNT (Conselho Nacional de Transição), após a entrada dos rebeldes em Trípoli, capital líbia. "O CNT e os rebeldes líbios que combatem em Trípoli estão coroando suas aspirações de conquistar uma Líbia democrática e unida. O governo italiano está com eles", ressaltou o comunicado.

  "Exortamos o CNT a se abster de qualquer vingança e a enfrentar a transição em direção a uma democracia com coragem e espírito aberto em direção a todos os setores da população", disse.

  Poucas horas antes, o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, calculava que o regime de Gaddafi controla apenas "entre 10 e 15%" de Trípoli.

O ministro italiano considerou obsoleta a opção de que Gaddafi seja exilado, e disse que o coronel deve ser entregue ao TPI (Tribunal Penal Internacional). Fonte: Folha.com   * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Um comentário:

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...