16 de jul. de 2018

Livro: "Cacau', de Jorge Amado




   Fazia algum tempo que eu não lia um livro ou romance. Senti a necessidade de fazê-lo no último sábado, embora esta necessidade fosse de um livro não tão extenso, que fosse envolvente e de leitura simples. Quase fui à livraria comprar um, mas minha austeridade financeira, (nome bonito para justificar a pindaíba); não permitiu. Foi aí que eu tive a solução: recorri a um amigo devorador de livros, que certamente, iria me emprestar um. Amigos são para estas coisas. Pedi para que ele me separasse algo de Machado de Assis, que embora agrade a maioria, não é um dos meus prediletos. 

    Bisbilhotando sua coleção e lendo as sinapses, uma obra me chamou a atenção: "Cacau", de Jorge Amado. É bacana quando você sabe que vai se identificar com um livro, antes mesmo de lê-lo. Não deu outra!  

      A história narra a trajetória de um migrante sergipano que vai tentar a sorte trabalhando nas roças de cacau no sul da Bahia, na década de 30. Relata a exploração do coronelismo para com os trabalhadores, as injustiças sociais e a miséria proporcionada pelas monoculturas. Descreve com ironia as bajulações do clero aos endinheirados, a mentalidade servil dos pobres sem instrução aos seus coronéis bem como o surgimento de um esboço de conscientização da classe trabalhadora em relação aos seus direitos. Há quem classifique a obra como "romance proletário", o que faz muito sentido. "Cacau" foi escrito por Jorge Amado quando ele tinha vinte anos, projetando o romancista. Gostei muito.

* O Eldoradense  

Um comentário:

  1. Este livro é bom, li há muitos anos, aliás li quase todos de Jorge Amado... abraços!!!

    ResponderExcluir

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...