15 de jul. de 2018

Fim de Copa: França bicampeã mundial!




França 4x2 Croácia

  Há quem diga que um campeão, além de méritos, precisa ter sorte. Se a máxima valesse anteriormente ao jogo, todos poderiam apostar no triunfo croata, já que a equipe havia se classificado em duas decisões por pênaltis e mais uma vitória na prorrogação. Porém, a sorte hoje parecia estar do lado francês. 

   Digo isso porque num momento de equilíbrio da partida, em bola alçada na área oriunda de uma falta, o croata Mandzukic fez um gol contra, aos dezoito minutos do primeiro tempo. Mas o jogo seguia equilibrado, e a lutadora Croácia empatou com Perisic´, dez minutos depois, num belíssimo chute cruzado de esquerda. Porém, novo lance de sorte da França: numa cobrança de escanteio, a bola tocou na mão do defensor croata, que não estava colada ao seu corpo. Após consulta com a arbitragem de vídeo, o juiz marcou o pênalti, convertido por Griezmann, aos trinta e oito minutos. 

    Veio o segundo tempo, e com ele, a a confirmação da soberania francesa. Pogba, após duas tentativas, marcou o terceiro gol da França aos quatorze minutos da segunda etapa. Como se não bastasse, Mbappé ampliou aos vinte, num tirambaço de longa distância. O título era questão de tempo. Quatro minutos depois, numa bobagem do goleiro francês, que tentou sair jogando numa bola recuada, Mandzukic´ diminuiu, renovando as esperanças croatas. Mas foi só: 4x2 para "os azuis", bicampeões mundiais de futebol. 

     Com o resultado, a França iguala-se em conquistas aos argentinos e uruguaios, sendo que o técnico Deschamps conseguiu o maior triunfo do futebol mundial em duas circunstâncias distintas: como jogador e treinador. Só o brasileiro Zagallo e o alemão Beckenbauer conseguiram tal façanha. Título justo, que caiu em pés certos. Os franceses mostraram, ao longo da competição, coletividade, força física, velocidade e talentos individuais. A receita para o sucesso em um torneio tão disputado precisa destes ingredientes imprescindíveis. Aos croatas restaram o orgulho de uma belíssima campanha, honrada com muita luta e persistência. Por quatro anos, a supremacia do futebol mundial é francesa! Daqui a quatro anos, as principais seleções do mundo voltam a duelar ferrenhamente nos gramados do Catar...

* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Vive la France!!!
    Desde que o Brasil foi eliminado minha torcida foi para os "azuis"... sem tirar o mérito do Modric, que jogou muito também, eu acredito que o Griezmann poderia ter dividido o prêmio com ele, pra mim o melhor da Copa 2018!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...