24 de jul. de 2018

Fotografia: "Pérolas negras"

Pérola negra 1


Pérola negra 2



  Depois de nove anos de muitos trajetos, percursos e aventuras, a Pérola negra será substituída por outra bike mais moderna, mais ágil, maior e mais tecnológica. Relutei, é bem verdade. Não sei se o fiz por apego, economia ou por pura teimosia. Mas ontem, após uma mensagem do meu irmão me avisando sobre uma promoção interessante de bicicletas, resolvi que havia chegado a hora de dar um "descanso" à velha bike aro 26. Nestes nove anos de uso, ela sofreu modificações interessantes, foi aperfeiçoada, mas sofreu as consequências do tempo. Inclusive duas soldas recentes em seu quadro, castigado por tantos impactos e quilômetros rodados. Foram inúmeras pedaladas por estradas de terra, rodovias e ruas da cidade. 

   Se muitos dizem que existe uma simbiose entre quem pratica equitação e o cavalo, ou mesmo entre o surfista e sua prancha, é fato que a mesma simbiose envolve o ciclista e sua bike. Por trechos percorridos, ambos se tornam um só, em nome do esporte e do lazer. E é em nome desta história e desta simbiose, que a Pérola negra agora se tornará Pérola negra 1. Não, ela não será aposentada, não será anunciada em uma página de vendas, nada disso. Como um cavalo cansado, ela será poupada, mas não esquecida ou abandonada. Fará um trajeto curto, até o meu trabalho, como vinha sendo desde a greve dos caminhoneiros. O esporte, o lazer e os grandes percursos agora ficarão por conta da Pérola negra 2, mais moça, mais inteira, mais preparada. Nada mais justo. 

    Seguirei os conselhos do meu concunhado Gílson, quando após eu ter concluído a prova do Lar Aconchego, num percurso de quarenta quilômetros, disse: "Esta bike tem que fazer parte da sua história, virar relíquia, ser imortalizada!" E assim será feito: Muito obrigado, Pérola negra 1! Seja bem vinda, Pérola negra 2!

* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Que legal... seja bem-vinda Pérola Negra 2 e que seja companheira de muitos trajetos... abraços!!!

    ResponderExcluir

Comentário: "Conheci, por acaso, O Observador!"

      "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.      Inicio este texto com a frase do pensador ...