Há algum tempo eu fiz uma postagem falando sobre um ano bom da minha vida: 2002. Naquela oportunidade, a seleção brasileira havia sido pentacampeã,o Santos campeão brasileiro e o PSDB tinha saído do poder máximo na política brasileira. Em 2018, o Santos tá numa ruindade só,a seleção brasileira foi mal na Copa e o Bolsonaro tem chances reais de chegar à presidência. Como se não bastasse, durante a greve dos caminhoneiros, pediram intervenção militar. Ô ano bizarro!!!
"Falaram tanto da tal lua de sangue que eu fiquei curioso, com a cara para cima, olhando para o céu. Mas o que eu vi, foi a mesma lua branca de sempre. Das duas uma: ou eu olhei na hora errada, ou a lua de sangue estava com anemia!"
A picaretagem humana parece não ter limites. No Egito, mais precisamente no Cairo, um zoológico teve uma ideia inusitada: pintou os burros com listras negras para que fossem expostos no lugar de zebras! A trama foi descoberta por um visitante curioso, que observou borrões negros nos pelos dos animais, provavelmente causados pelo forte calor. O plano, obviamente foi desmascarado... Deu zebra!!! Fonte: R7* Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.
Quase todo mês eu visito Presidente Prudente, e na maioria absoluta das vezes, o calçadão. E em muitas destas oportunidades, tenho o privilégio de acompanhar as apresentações de alguns "artistas de rua", que realizam suas performances de maneira singela e espontânea, atraindo as atenções dos que passam pelo local. Sim, a Praça 9 de julho, adjacente ao calçadão de Presidente Prudente, é uma espécie de "palco a céu aberto". Ontem, por exemplo, tive o prazer de acompanhar a apresentação destes índios, cujas músicas de danças lembram as civilizações pré-colombianas. Não sei exatamente o nome da dança realizada no vídeo abaixo, mas bem que poderia ser a "dança da chuva", porque tá precisando cair água, hein gente?
Depois de nove anos de muitos trajetos, percursos e aventuras, aPérola negraserá substituída por outra bike mais moderna, mais ágil, maior e mais tecnológica. Relutei, é bem verdade. Não sei se o fiz por apego, economia ou por pura teimosia. Mas ontem, após uma mensagem do meu irmão me avisando sobre uma promoção interessante de bicicletas, resolvi que havia chegado a hora de dar um "descanso" à velha bike aro 26. Nestes nove anos de uso, ela sofreu modificações interessantes, foi aperfeiçoada, mas sofreu as consequências do tempo. Inclusive duas soldas recentes em seu quadro, castigado por tantos impactos e quilômetros rodados. Foram inúmeras pedaladas por estradas de terra, rodovias e ruas da cidade.
Se muitos dizem que existe uma simbiose entre quem pratica equitação e o cavalo, ou mesmo entre o surfista e sua prancha, é fato que a mesma simbiose envolve o ciclista e sua bike. Por trechos percorridos, ambos se tornam um só, em nome do esporte e do lazer. E é em nome desta história e desta simbiose, que a Pérola negra agora se tornará Pérola negra 1. Não, ela não será aposentada, não será anunciada em uma página de vendas, nada disso. Como um cavalo cansado, ela será poupada, mas não esquecida ou abandonada. Fará um trajeto curto, até o meu trabalho, como vinha sendo desde a greve dos caminhoneiros. O esporte, o lazer e os grandes percursos agora ficarão por conta da Pérola negra 2,mais moça, mais inteira, mais preparada. Nada mais justo.
Seguirei os conselhos do meu concunhado Gílson, quando após eu ter concluído a prova do Lar Aconchego, num percurso de quarenta quilômetros, disse:"Esta bike tem que fazer parte da sua história, virar relíquia, ser imortalizada!"E assim será feito:Muito obrigado, Pérola negra 1!Seja bem vinda, Pérola negra 2!
Primeiro, Jair Bolsonaro convidou o senador Magno Malta para ser seu vice, e este recusou. Depois, o "mito" fez a mesma proposta ao general da reserva Augusto Heleno, que também não aceitou. Numa terceira tentativa de conseguir alguém para vice, a jurista Janaína Paschoal também não topou a proposta logo de cara, dando sinais de uma nova recusa. Mas por qual motivo alguém tão bem colocado nas pesquisas não consegue completar a própria chapa? Respondo: Bolsonaro já é completamente "chapado"!
"Agora ficou bem mais fácil entender como Vladimir Putin se mantém há tanto tempo no comando político da Rússia: Se ele conseguiu interferir até no resultado das eleições dos Estados Unidos, imaginem como ele pode ter manipulado as eleições no seu próprio país!"
Dirigir pela Castelo Branco e depois ter que acessar a Raposo Tavares: É mais ou menos esta a sensação de ter que assistir ao Campeonato Brasileiro depois da Copa do Mundo!
É impressionante a falta de coerência ideológica dos partidos políticos no Brasil. Procuram costurar suas alianças baseando-se nas oportunidades, cargos e fisiologismo. Vejam o caso do PR, (Partido da República): Os caras estão divididos entre Lula e Bolsonaro! Existe divisão mais incoerente, mais anômala que esta? São lados extremamente opostos, sob o ponto de vista ideológico!
Comportando-se desta maneira, a sigla pode até mudar seu significado: Que tal "Partido Rachado"?
Fazia algum tempo que eu não lia um livro ou romance. Senti a necessidade de fazê-lo no último sábado, embora esta necessidade fosse de um livro não tão extenso, que fosse envolvente e de leitura simples. Quase fui à livraria comprar um, mas minha austeridade financeira, (nome bonito para justificar a pindaíba); não permitiu. Foi aí que eu tive a solução: recorri a um amigo devorador de livros, que certamente, iria me emprestar um. Amigos são para estas coisas. Pedi para que ele me separasse algo de Machado de Assis,que embora agrade a maioria, não é um dos meus prediletos.
Bisbilhotando sua coleção e lendo as sinapses, uma obra me chamou a atenção: "Cacau", de Jorge Amado. É bacana quando você sabe que vai se identificar com um livro, antes mesmo de lê-lo. Não deu outra!
A história narra a trajetória de um migrante sergipano que vai tentar a sorte trabalhando nas roças de cacau no sul da Bahia, na década de 30. Relata a exploração do coronelismo para com os trabalhadores, as injustiças sociais e a miséria proporcionada pelas monoculturas. Descreve com ironia as bajulações do clero aos endinheirados, a mentalidade servil dos pobres sem instrução aos seus coronéis bem como o surgimento de um esboço de conscientização da classe trabalhadora em relação aos seus direitos. Há quem classifique a obra como "romance proletário", o que faz muito sentido. "Cacau" foi escrito por Jorge Amado quando ele tinha vinte anos, projetando o romancista. Gostei muito.
Há quem diga que um campeão, além de méritos, precisa ter sorte. Se a máxima valesse anteriormente ao jogo, todos poderiam apostar no triunfo croata, já que a equipe havia se classificado em duas decisões por pênaltis e mais uma vitória na prorrogação. Porém, a sorte hoje parecia estar do lado francês.
Digo isso porque num momento de equilíbrio da partida, em bola alçada na área oriunda de uma falta, o croata Mandzukic fez um gol contra, aos dezoito minutos do primeiro tempo. Mas o jogo seguia equilibrado, e a lutadora Croácia empatou com Perisic´, dez minutos depois, num belíssimo chute cruzado de esquerda. Porém, novo lance de sorte da França: numa cobrança de escanteio, a bola tocou na mão do defensor croata, que não estava colada ao seu corpo. Após consulta com a arbitragem de vídeo, o juiz marcou o pênalti, convertido por Griezmann, aos trinta e oito minutos.
Veio o segundo tempo, e com ele, a a confirmação da soberania francesa. Pogba, após duas tentativas, marcou o terceiro gol da França aos quatorze minutos da segunda etapa. Como se não bastasse, Mbappé ampliou aos vinte, num tirambaço de longa distância. O título era questão de tempo. Quatro minutos depois, numa bobagem do goleiro francês, que tentou sair jogando numa bola recuada, Mandzukic´ diminuiu, renovando as esperanças croatas. Mas foi só: 4x2 para "os azuis", bicampeões mundiais de futebol.
Com o resultado, a França iguala-se em conquistas aos argentinos e uruguaios, sendo que o técnico Deschamps conseguiu o maior triunfo do futebol mundial em duas circunstâncias distintas: como jogador e treinador. Só o brasileiro Zagallo e o alemão Beckenbauer conseguiram tal façanha. Título justo, que caiu em pés certos. Os franceses mostraram, ao longo da competição, coletividade, força física, velocidade e talentos individuais. A receita para o sucesso em um torneio tão disputado precisa destes ingredientes imprescindíveis. Aos croatas restaram o orgulho de uma belíssima campanha, honrada com muita luta e persistência. Por quatro anos, a supremacia do futebol mundial é francesa! Daqui a quatro anos, as principais seleções do mundo voltam a duelar ferrenhamente nos gramados do Catar...
As duas equipes haviam se enfrentado na fase de grupos desta Copa, sendo que os belgas saíram vitoriosos em um jogo em que ambos já estavam classificados, e por isso, pouparam boa parte dos seus respectivos titulares. Um a zero foi o placar daquela partida, determinando a primeira colocação do grupo para a Bélgica.
Já neste embate de terceiro e quarto lugares, pode se considerar que o jogo foi equilibrado, mas as chances de gols mais claras e objetivas foram dos belgas, e por isso, o dois a zero foi mais do que justo. Já no início do primeiro tempo, Meunier aproveitou um cruzamento rasteiro e finalizou com precisão, mostrando o cartão de visitas, confirmando que a Bélgica ambicionava conquistar sua melhor colocação na história das Copas. Os ingleses bem que tentaram o empate, sem sucesso. A melhor chance foi no segundo tempo, em que o defensor belga interceptou uma finalização quase que em cima da linha. Depois disso, a Bélgica fez o que sabe de melhor: contra-ataques. E foi num lance assim que o craque Hazard deu números finais à partida, chutando rasteiro no canto direito do goleiro inglês.
A Bélgica ficou com uma honrosa medalha de bronze, enquanto que aos ingleses restou um quarto lugar, que está de muito bom tamanho pelo futebol entediante que jogam!
A Copa do Mundo está chegando ao seu final. Só duas seleções duelarão pelo primeiro lugar, e creio que dificilmente alguém tivesse projetado uma decisão entre França x Croácia. E como todo brasileiro que gosta de futebol, escolherei um lado para torcer, já que infelizmente, a nossa seleção brasileira foi eliminada do certame. Para quem torcer? Fica a pergunta, enquanto eu comentarei sobre a minha predileção.
Como disse anteriormente, o Brasil não está no páreo. Quando isso ocorre, minha torcida sempre vai para uma seleção sul-americana. Como nem a gente e também nenhum dos nossos vizinhos tiveram bola para decidir a competição no domingo, resta torcer para o menos tradicional, e por consequência, o mais surpreendente: Vou de Croácia, e acho que a maioria dos que leem este post também adotará esta linha de conduta. Mas vejam, apesar do fato de torcer pelos croatas, preciso admitir que se por acaso a França levantar a taça, não ficarei tão contrariado, e explico os motivos no próximo parágrafo.
Primeiro, a França tem jogado um futebol bonito, competitivo, e isso é um grande ponto a favor. Segundo porque caso isso ocorra, será apenas o segundo título deste pessoal, que vai ter que comer muita grama até chegar a um pentacampeonato, e portanto, a conquista francesa não incomoda tanto quanto um triunfo alemão ou italiano,(ambostetracampeões).E terceiro, e principal motivo: a França é multirracial! Miscigenados vindos principalmente da África, tanto negra, quanto árabe. Isso é muito bacana, principalmente agora, quando o mundo sofre com as discussões em torno da imigração, da xenofobia e da intolerância. Em um tempo em que o boçal Donald Trump propaga discursos toscos com o apoio de muitos, seria interessante ver uma seleção mundial mostrar que um país miscigenado e tolerante pode vencer não só futebolisticamente, como também enquanto sociedade. A França é um exemplo clássico de que um país pode ser vitorioso, ao mesmo tempo que tolerante, libertário, progressista e desenvolvido.
Portanto, por motivos puramente futebolísticos, "a priori", minha torcida é croata. Por outro lado, os nobres motivos citados acima, fazem com que um possível título francês não seja motivo de minha antipatia. Torcerei para a Croácia, com um leve sotaque francês. Enfim, minha torcida terá sabor de croissant!
Os ingleses inventaram o futebol, mas parece que esqueceram de aprimorá-lo. Tanto é que ganharam apenas uma Copa, jogada em casa, numa final onde a arbitragem foi questionada. Porém, isso são águas passadas, e falemos então, do presente. Ontem os jogadores croatas provaram mais uma vez que possuem nervos de aço, corações de leões e fôlego incansável. Após vencerem dois adversários nos pênaltis durante a fase de jogos eliminatórios, superaram a Inglaterra (de virada)no tempo extra. Logo aos cinco minutos de jogo, Trippier abriu a contagem para os ingleses, numa cobrança magistral de falta. Apesar disso, o jogo seguiu equilibrado, sem favoritismo. No segundo tempo, aos vinte e três minutos, Perisic´ aproveitou com sucesso um cruzamento, cabeceando e empatando o jogo para os croatas. A peleja seguiu emparelhada e emocionante, arrastando-se para o tempo extra. E foi aos quatro minutos da segunda etapa da prorrogação que Mandzukic´, num chute cruzado, definiu a classificação croata, porque o jogo ficou nisso.
A Croácia tentará seu título inédito diante dos franceses, enquanto a Inglaterra brigará pelo honroso terceiro lugar diante da Bélgica. A Copa se afunilou, e só uma equipe alcançará o topo. Quem será?
A França confirmou seu favoritismo e bateu a Bélgica na primeira semifinal da Copa, em um jogo movimentado, com ambas as equipes procurando a vitória, cientes de suas respectivas capacidades técnicas. Jogo lá e cá, sendo que os belgas ficaram com a posse de bola em 60% do tempo, enquanto os franceses, obviamente, dominaram a pelota em 40%. Mas o objetivo do futebol não é ficar com a esfera de couro, mas sim, colocá-la para o fundo da rede. E quem fez isso foi a França, através do zagueirão Umtiti, em um cabeceio proveniente de cobrança de escanteio, aos seis minutos da segunda etapa. Os belgas bem que tentaram, mas aconteceu com eles o que havia acontecido com o Brasil, quando nossa seleção os enfrentaram. Faltou um pouco de sorte. AFrança foi cirúrgica, precisa, letal, e por isso, vai disputar sua terceira final nas últimas seis Copas. Os diabos vermelhos não vão embora, pois disputarão o honroso terceiro lugar contra os perdedores da semifinal de hoje. Para encerrar a postagem com uma pitada de humor, reproduzo uma piada de Whatsapp, queacabei de visualizar:"A Bélgica fez igual a greve dos caminhoneiros... Parou o Brasil por nada!"
No intuito de solucionar o problema de escassez de recursos hídricos na parte alta do Jardim Eldorado, o DAE, (Departamento Aeroespacial Eldoradense); tentou enviar um foguete não tripulado até Marte, com o objetivo de captar água potável naquele planeta. A missão era sigilosa, e havia sido batizada como "Atlântida I". Porém, um sério problema no sistema de propulsão da nave causou uma explosão surpreendente, tornando a exploração inviável temporariamente. O DAE informa que está aguardando a assistência técnica de profissionais capacitados russos e chineses, e só a partir daí, o foguete será retirado da posição horizontal em nossa base de lançamentos...