14 de mai. de 2014

Comentário: "A propaganda petista de hoje relembrou a Regina Duarte tucana de ontem"


Propaganda eleitoral do PSDB em 2002, com Regina Duarte, "a medrosinha do Brasil"


A propaganda do PT fala em "fantasmas do passado", como se eles não existissem no presente...


  Os marqueteiros dos políticos brasileiros não mudam: as propagandas eleitorais de hoje, parecem as mesmas de ontem, e (pasmem), com partidos políticos distintos. A propaganda eleitoral exibida atualmente pelo PT tem o mesmo tom ameaçador da propaganda do PSDB de 2002 pró José Serra, quando Regina Duarte, a "medrosinha do Brasil", fez um discurso extremamente pessimista para o cenário nacional, caso ocorresse uma vitória de Lula. O ex-presidente petista não só venceu as eleições, como emplacou altíssimos índices de popularidade, sendo reeleito em 2006, além de fazer com que sua sucessora, Dilma Roussef, fosse eleita em 2010.

  Mas hoje, é o PT quem prega o "discurso do medo", caso a oposição vença. O partido governista fala em "fantasmas do passado", como se eles não precisassem ser exorcizados no presente. Não voto em Aécio Neves, nem em Eduardo Campos, declaro isso abertamente aos quatro ventos. Mas não creio que uma vitória dos oposicionistas traga de volta maiores índices de desigualdade social e desemprego, como prega a propaganda política petista. Assim como não voltaram os 80% de inflação sugeridos por Regina Duarte, na propaganda tucana de 2002. 

  O debate político no Brasil continua pobre, com os candidatos apenas atacando uns aos outros sem apresentarem propostas efetivamente concretas para os nossos problemas. Fala-se muito, mas ninguém apresenta um Plano de governo efetivo para os próximos quatro anos. E nós, eleitores, ficamos sem saber claramente as plataformas políticas de cada candidato. O sujeito passa a votar neste ou naquele por mera simpatia ou antipatia partidária, por pura paixão ou asco, semelhante às paixões por clubes de futebol. É muito pouco para uma democracia que visa mais amadurecimento. A propaganda eleitoral atual do PT fala em "medos" e "ameaças". Mas sinceramente, a impressão que deu é que o partido governista começa a sentir o medo e a ameaça de uma possível derrota em outubro. Foi assim que interpretei.  


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...