6 de out. de 2011

No Peru, cientistas farão estudos para compreender os hábitos dos ursos de óculos!


  A descoberta de uma colônia de ursos-de-óculos em um parque no norte do Peru abriu novas perspectivas para conhecer o comportamento desta enigmática espécie, considerada em perigo de extinção.
 "Antes se pensava que esses ursos estavam apenas em áreas protegidas, mas graças a esta pesquisa descobrimos que os animais descem até 200 metros para se alimentar das florestas de sapoti que crescem nas partes baixas", afirmou à Agência Efe o pesquisador de campo José Vallejos.
  Os ursos-de-óculos são uma espécie de mamíferos carnívoros da família dos ursídeos, os únicos de sua espécie na América do Sul.
De coloração negra ou café, com manchas brancas nos olhos, costumam medir entre 1,30 a 1,90 metro, e pesar entre 80 a 125 kg.
A pesquisa no norte peruano começou há cinco anos, dirigida pela bióloga canadense Robyn Appleton e uma equipe de três pesquisadores de campo peruanos, em coordenação com o museu de arqueologia de Sicán.
Eles conseguiram identificar 37 ursos-de-óculos com o uso de câmeras, armadilhas não letais e observações.
O estudo pretende documentar os comportamentos, o uso sazonal de habitat, a alimentação, a disposição de fontes de água e a criação dos filhotes, para aplicar novas medidas que assegurem a proteção da espécie.  Fonte: Folha.com       * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...