17 de out. de 2011

Cientistas estão criando robô programado para buscar sanduíches!


  Uma equipe de pesquisadores da University of Tokyo e Technische Universität München estão treinando um robô para que, assim como os humanos, ele possa encontrar coisas sozinho. Um dos testes bem-sucedidos até agora foi a procura por um sanduíche. Ao procurar na cozinha e ver que não havia o alimento, o robô PR2 foi para uma lanchonete de fast food, para garantir o lanche.

  Segundo um dos participantes do estudo, Evan Ackerman, essa procura é chamada de busca semântica.

 
"Busca semântica é simplesmente a capacidade de fazer inferências sobre um objeto com base no que é conhecido sobre objetos semelhantes e ao meio ambiente. Parece complicado, mas é realmente apenas uma versão computadorizada do que nós, humanos, pensamos como senso comum”, explica.


  Por exemplo, se alguém te pedir para buscar um copo mesmo sem dizer exatamente onde ele está, você vai procurar nas gavetas e armários da cozinha, máquina de lavar-louça e locais em que ele possa estar até achar o objeto. A tentativa dos pesquisadores é que o robô tenha capacidade para fazer o mesmo.

  Outro ponto é que os robôs também vão armazenar conhecimentos. Então se você guardar na sala algum objeto que não é comum nesse ambiente, como um carregador de celular, o robô vai aprender a associar esse objeto ao ambiente sala.
Fonte: Revista Galileu            

  *Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...