24 de set. de 2011

O que eu penso sobre MMA


"Rinha de homens"

   Sou um amante dos esportes, sendo que o futebol é o que mais me encanta pela plasticidade dos gols, dos dribles e de toda a magia que envolve uma boa partida. Porém, apesar de ser quase que fanático pelo esporte bretão, aprecio outras modalidades, como atletismo, vôlei, basquete, entre outras. E o que mais me fascina no esporte, é o seu ideário de união entre os povos, disciplina, além da busca pelo bem estar físico e mental. Também não há dúvidas que sua prática proporciona inclusão social, afastando os jovens do sedentarismo e principalmente do mundo das drogas. 
    Mas ultimamente, a difusão e o sucesso de um "esporte" vem me incomodando exatamente pela sua violência, e pelo fato de que, na minha opinião, seus objetivos diferirem e muito, da mensagem de união e paz que tanto é pregada no mundo esportivo. Estou me referindo ao tal MMA.
   MMA, em inglês, quer dizer "Mixed Martial Arts", que traduzindo para o bom e velho português, significa "Artes Marciais Mistas", onde dentro do tal octógono, um lutador tem como objetivo, vencer o seu adversário, utilizando-se de artifícios como socos, pontapés, dentre outros golpes violentos. Desculpem-me os amantes dessa modalidade, mas meta esportiva interessante, é a bola dentro do gol, na quadra do adversário, na cesta, além das disputas de velocidade, seja correndo ou nadando, por exemplo. O objetivo de encher outra pessoa de porrada,  convenhamos, não é nada nobre, com uma pobreza de espírito inacreditável.
  Vi entrevistas de lutadores como Vitor Belfort, argumentando que o esporte não seja violento, alegando que tudo o que acontece  não passa do octógono, e por aí vai. Tudo bem, até acredito que os lutadores devam mesmo separar as realidades do momento da luta e fora dela, mas um esporte que tem como precursor o "vale tudo", sob meu ponto de vista, não pode ser considerado esporte. Particularmente, eu já detestava o boxe, onde murros potentes  deixavam sequelas crônicas em vários lutadores, e agora, aparece esse "vale tudo repaginado", com nome bonito e altamente lucrativo. Sim, porque o ser humano adora violência, e os publicitários e empresários sabem disso. 
    Olha, podem alegar que em outros esportes também existam violência, como por exemplo, numa falta grave ou numa briga de jogadores. Porém, tais lances são passíveis de punição ou até mesmo expulsão. Já no MMA, socar, chutar e violentar são a principal meta do espetáculo, o que é diferente. 
    Finalizando, apesar do sucesso alcançado por essa nova modalidade, bem como as sucessivas vitórias de lutadores brasileiros, devo afirmar que na minha opinião, essa luta bizarra está longe de ser considerada esporte. Está mais para uma verdadeira "rinha de homens", muito parecida com as brigas de galo. A diferença é que os lucros obtidos com as brigas de galo, são bem mais modestos.


                                                       * O Eldoradense

3 comentários:

  1. Anônimo12:27

    Desculpe-me Eldorandense,mas discordo de vc.Não acho que seja uma "rinha de homens" como vc disse,mas sim um esporte como qqer outro e desde que o mundo é mundo o Vale Tudo existe,e como sabemos o lutador não pode sair brigando por aí,pois tb corre o risco de ser punido...
    Só pra descontrair,os lutadores são lindos de viver!rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Jane Quintela de Carvalho17:13

    Ah não, lindos de viver? Cheios de tatuagens e músculos obtidos através de anabolizantes? e ainda adoram ficar agarrados com outro homem? Bom, gosto é gosto e como dizia a minha avó "pra quem é bacalhau basta"... eu como professora de Educação Física não considero esta aberração como esporte acho que o homem está cada vez mais voltando a era primitiva... mais cultura gentemmm, só falta mais cultura e bom senso!

    ResponderExcluir

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...