2 de set. de 2011

Ah, como eu amo essa cidade! Parabéns, Venceslau!

Brasão do município de Presidente Venceslau

Bandeira do município de Presidente Venceslau

O mirante, um dos símbolos históricos de Presidente Venceslau

"Amor incondicional"

  Dizem que nós até podemos evidenciar os defeitos da própria  família  internamente, mas é inadmissível ouvir a maledicência de outras pessoas, que não pertençam ao grupo. Creio que seja assim o amor de um indivíduo pela sua cidade. No afã de que ela melhore, muitas vezes, chovem críticas por todos os lados da comunidade; mas se de repente, alguém de fora tenha a ousadia em fazê-las, aí dá um aperto no peito e uma vontade danada de defender a terrinha querida.
  Lembro-me quando eu fazia faculdade, e na minha classe formávamos um grupo de sete venceslauenses. Quando estávamos entre a gente, era normal falar sobre o excesso de tranquilidade da cidade, da falta de lazer e de oportunidades de trabalho, e blá, blá, blá. Mas se aparecesse alguém que tivesse a audácia de mencionar qualquer crítica a respeito, ah...o bicho pegava! Iniciava-se uma discussão saudável, alegando que a "visão forasteira" sobre o contexto era apenas superficial, que não sabia-se exatamente o que se estava dizendo, que a cidade do outro possuía os mesmos defeitos, (ou até piores), e por aí afora. 
   Como é bom passear por nossas ruas, olhar nossa gente e sentir-se em casa! Não tem coisa melhor do que  visitar um amigo , bater um bom papo, falar sobre os problemas da comunidade, o que pode ser melhorado e o que está bom do jeito que está. Que delícia é  retornar de viagem e ver o letreiro com o nome da cidade, recebendo-nos como mãe que espera ansiosa pelo filho! Quantos prazeres e alegrias senti nessa cidade que tanto amo!
    Enfim, Presidente Venceslau chega ao seu 85° aniversário com muitos desafios a serem superados, (bem como a maioria das cidades brasileiras), porém  tenho absoluta certeza que contando com seu maior patrimônio, (o nosso povo), iremos vencê-los com garra e coragem.
    Hoje é uma data festiva, portanto esqueçamos um pouco as críticas e aproveitemos ao máximo esse feriado tão importante para o nossa população. Lembremos do espírito desbravador dos pioneiros, da força e da fibra dos trabalhadores que tanto lutaram para o crescimento dessa cidade, e que eles nos sirvam de exemplo. Se os problemas existem, eles estão aí para serem resolvidos. Façamos cada um de nós a nossa parte, e com certeza, no próximo aniversário, esses desafios serão um pouco menores. Agindo assim, teremos de fato, uma postura progressista, digna dos que amam de verdade, essa terra. Parabéns, Presidente Venceslau!

                                                    * O Eldoradense
  

Um comentário:

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...