6 de set. de 2011

Caos na saúde pública: Médicos utilizam furadeiras em cirurgias, na Paraíba.



  Médicos que atuam no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), o maior do Estado, estão utilizando furadeira de marcenaria, a mesma usada na construção civil, em cirurgias. A denúncia foi feita pelo médico Ronald Farias, da Associação Médica da Paraíba, em uma audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa.
  Segundo Farias, o equipamento craniótomo (utilizado para fazer perfurações no crânio) está quebrado há mais de um ano e, portanto, os profissionais só têm a furadeira como opção.
  O risco de morte, segundo a associação, aumenta consideravelmente, visto que com a furadeira, o tempo da cirurgia aumenta para uma hora. Com o craniótomo, o tempo médio é de dez minutos, conforme informou a associação, responsável por um extenso relatório de irregularidades no Hospital de Emergência e Trauma. Pelo menos 35 pacientes por mês teriam a necessidade da cirurgia, considerada delicada.
  A associação também denunciou a falta de macas na unidade hospitalar e as condições desumanas enfrentadas pelos pacientes. Os médicos também não foram poupados. A sala de repouso dos profissionais, conforme a associação, foi extinta na semana passada.  
  O secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza, negou a denúncia.  Fonte: Uol Notícias
 * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

3 comentários:

  1. pois é sr ELDORADENSE , mas o senhor apóia a copa do mundo e olimpíadas né, se tem dinheiro para construir estádios ,gastar com isso e com aquilo , mas para a saúde , segurança ,transporte ...aí não tem né...reflita bem sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Ao querido irmão caçula NOTURNO
    Veja bem, a princípio era favorável sim, à realização desses grandes eventos em nosso país. Quando o Brasil foi escolhido como anfitrião da Copa e das Olimpíadas, nossas autoridades garantiram que os investimentos necessários seriam realizados quase que na totalidade pelas empresas privadas, dado o retorno garantido e sua viabilidade.
    Porém, na prática, o que está se vendo, é o atraso proposital nessas obras, que obviamente, irão beneficiar grupos políticos e empreiteiros.
    Baseado no atual contexto, faz já algum tempo que revi meus conceitos relacionados ao assunto, pois percebi que o teórico resgate da seriedade nesse país, ainda é um sonho distante de ser conquistado.
    Leia "A Saga de Helmut", nesse mesmo blog, e perceberá minha mudança de opinião com relação ao tema. Abraços, e vá trabalhar, pois eu estou de férias!

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
  3. eu já li a saga do rapaz aí que vc falou , esqueceu ??? parece que ele já acordou pra vida...

    ResponderExcluir

Vídeos curiosos: Voo no Estádio municipal e modo Sport trecking no campo da aviação...

  E seguem os testes dos primeiros voos com o drone DJI mini 3 pro: No primeiro vídeo, a decolagem  foi feita no Estádio Municipal, onde for...