18 de fev. de 2019

Livro: Guia politicamente incorreto do futebol



  Amigos do blog, ontem conclui mais uma leitura: Trata-se do "Guia politicamente incorreto do futebol", escrito por Jonas Rossi e Leonardo Mendes Júnior. E, em mais uma vez, a missão dos autores é desconstruir clichês e desmistificar algumas versões sobre os fatos ocorridos dentro das quatro linhas e fora delas. 

   O primeiro exemplo é a versão romântica de que antes de Charles Miller não havia futebol no Brasil, sendo o inglês o sujeito que trouxe a primeira bola e ensinou o esporte em nosso país. O britânico foi apenas o primeiro a registrar e documentar os fatos, o que lhe trouxe os louros pelo "pioneirismo". Mas a narrativa vai muito mais além disso: fala do racismo no futebol e da dificuldade inicial dos negros em praticá-lo, das contabilidades não muito confiáveis de gols dos  nossos maiores artilheiros, da final da Copa de 1998, da "Democracia Corintiana", bem como da fatídica eliminação da seleção Brasileira na Copa de 1982. 

    Para quem gosta de ler, é bom. Para quem gosta de futebol e também de ler, é ótimo! 

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...