14 de fev. de 2019

Fotografia: "Estátua viva"

    Ganhar dinheiro para ficar parado. Este talvez seria o sonho de muitos, pois a ideia está atrelada à facilidade para se conseguir o sustento ou a sobrevivência. Mas nem sempre é assim: Este artista de rua encarnando o papel de "estátua viva" no centro de Presidente Venceslau, prova que, para ganhar alguns trocados, "ficar parado" às vezes requer sacrifício e muito esforço. 

  Com um figurino simples, cuja fantasia pareceu ser indecifrável e talvez até assustadora, ele testemunhou a admiração e também a indiferença de muitos que por ali passaram. Entre a mira das câmeras de celulares e os olhares desconfiados, tentou ganhar o pão do dia de forma diferente, atípica para o cotidiano de uma cidadezinha interiorana. 

  A cena, que é comum em grandes centros e cidades turísticas, causou surpresa entre os que transitavam pelo cruzamento da Avenida Tiradentes com a Carlos Gomes. A cada moeda ou cédula de pequeno valor que caía em sua sacola de coletas, agradecia de forma muito educada aos que colaboravam, pois o gesto caracterizava o reconhecimento pela sua singela manifestação artística.  E eu acho que é assim que deve se sentir cada brasileiro humilde deste país: um verdadeiro artista lutando para sobreviver de forma digna, mesmo diante de tantas dificuldades. 

    Como eu sou um grande apreciador dos artistas de rua, não pude deixar de colaborar e fazer os registros fotográficos desta performance, tendo a sobrinha Isabella como coadjuvante em um deles...



* O Eldoradense

Um comentário:

  1. Nossa, nem fiquei sabendo. Em Embú das Artes tem um em cada esquina. Acho muito bacana!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...