30 de ago. de 2012

E a simpática Kombi completou 55 anos no Brasil!



  A Volkswagen comemora neste domingo (2/9) os 55 anos de fabricação da Kombi no Brasil. Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da marca feito no Brasil.

  Líder de vendas de sua categoria, a Kombi se destaca pela versatilidade e pelo baixo custo. Em julho, passou a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas desde seu lançamento. "Não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", diz Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen.

  Modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi passou por muitas mudanças, mas já sente dificuldade para acompanhar o avanço da tecnologia e da legislação. Com a obrigatoriedade da instalação de freios ABS e airbags até 2014, a Kombi pode sair de linha. A Volkswagen ainda faz mistério sobre o futuro do veículo.

HISTÓRIA

  A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o famoso conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O modelo tinha carroceria monobloco, suspensão reforçada e motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.

  A fabricação no Brasil começou em 1957. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts. Em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação.

  O motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte, surge a versão a etanol. Nos anos 90 foram incorporados equipamentos de segurança e conforto, como cinto de três pontos e porta lateral. No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), segundo a VW, até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Fonte: Folha.com     * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...