21 de jun. de 2020

Texto esportivo: "Eu e a seleção de 70"

    Sempre digo que apesar de eu não ser mais nenhum garoto, tenho os gostos de uma faixa etária um pouco mais avançada que a minha. Basta dizer que sou fã dos Beatles, torço para o Santos e se me perguntarem qual o escrete da seleção brasileira que mais me impressionou, respondo, sem titubear: Não houve e não haverá seleção mundial alguma superior ao Brasil de 1970.

   No ano em que o Brasil sagrou-se tricampeão no México, a minha idade era de "sete anos negativos" ou "menos sete", e o que eu pude acompanhar daquela seleção foi através das inúmeras narrativas das histórias contadas pelo meu pai, das várias reportagens que li sobre aquele time, das antigas filmagens em VHS, e hoje, através do Youtube.

     Declínios técnicos e estruturais do futebol brasileiro à parte, temos ainda a seleção que mais venceu Copas do Mundo. Somos os únicos pentacampeões, e tivemos várias campanhas marcantes nos mundiais: A seleção de 58 abriu as portas para os títulos, o bicampeonato de 62 foi heroico, o tetra, em 94, deu-se mais pela força e disciplina que pelo talento. Em 2002, fomos pentacampeões com propriedade, não tenho dúvidas. Existem também aqueles times que fizeram história mas não venceram, como a seleção de 1950 e 1982.

    Todos os times citados no parágrafo acima foram marcantes, mas ainda assim, sem querer menosprezar ninguém, o time de 1970 está muito acima dos patamares técnicos dos demais. Aquela equipe aliava força, competitividade, velocidade e talento insuperáveis, atemporais, e quiçá, sobrenaturais.

     E sinceramente, eu acho que para quem desconhece o assunto, fica difícil ser didático em cinco parágrafos. Como as imagens têm maior valor que as palavras enquanto prova material, eis abaixo, um vídeo que ilustra o que eu digo. Em homenagem aos cinquenta anos do tricampeonato da seleção brasileira, segue abaixo todos os gols assinalados por aquele time que, mesmo eu não tendo visto jogar, admiro tanto...


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...