Hoje seria um daqueles dias em que eu ficaria remoendo ideias para postar algo no blog. Seria, ainda bem que não foi! Pouco depois do almoço, recebi o "zap" do primo Ednaldo Freitas, chamando para visitar a igreja da Colônia Árpad, situada na estrada vicinal que liga Caiuá à Presidente Epitácio. Ednaldo vai gravar o clipe de uma música de sua autoria chamada "Igrejinha", e o local escolhido para realizar a filmagem será, portanto, a Colônia Árpad, também conhecida por "Colônia húngara".
O lugar pulsa e transpira história, nos remetendo ao início da colonização em nossa região e à vinda dos imigrantes. A igreja que sedia eventos anuais está muito bem pintada, possui uma arquitetura peculiar e é bastante aconchegante. O pequeno templo está envolto pelo cenário rural, o que incrementa ainda mais a beleza cênica do local.
Fomos muito bem recebidos pelo senhor Paulo Furs, que nos contou um pouco da história da colônia, iniciada em 1920. A construção da igreja de São Estevão, rei e padroeiro da Hungria, deu-se aproximadamente um ou dois anos depois. Eis algumas imagens da visita:
Igreja e pequeno cruzeiro em frente ao templo |
Imagem mais aproximada do cruzeiro |
Altar da igreja |
Senhor Paulo Furs, responsável pela igreja nos apresentando o templo |
Na parede, sobre o altar, os dizeres, em húngaro: "A minha casa é casa de oração" |
Imagem de Santo Estevão da Hungria, rei e padroeiro do país do Leste Europeu |
Disse também que as expectativas pelos festejos deste ano seriam grandes, pois seria comemorado o centenário da colonização húngara em nossa região. Intenções estas que sucumbiram ao problema da Pandemia do Coronavírus.
Finalizo dizendo o quão foi agradável a experiência em visitar um lugar que até então, eu desconhecia. Agradeço a conversa e a receptividade do senhor Paulo Furs pelas informações e conhecimento repassados em relação à colonização húngara.
* O Eldoradense
Nenhum comentário:
Postar um comentário