Enfim, o Santos assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, vencendo o frágil Avaí em casa, pelo placar de 3x1. Santista que sou, não nego satisfação e expectativas, mesmo sabendo que ainda existe muita água do mar pra correr no canal do Guarujá. E os detalhes desta vitória de ontem mostram um Santos bem "latino - americano, sem dinheiro no banco", como no clássico musical do saudoso e bigodudo Belchior.
Um paraguaio abre o placar e um argentino careca vibra feito louco na beira do gramado. O Avaí empata, só pra dar um susto. Mas aí, um venezuelano se refugia pela esquerda, dribla uma alfândega de zagueiros azuis e cruza na cabeça calva de um uruguaio. Caramba, este time de branco é brasileiro?? Ah, é sim! Porque no segundo tempo, um brasileiro com nome quase gringo faz o terceiro. E que golaço do tal Felipe Jonatan!
O Santos tornou-se líder do campeonato com elenco modesto, estando a frente de clubes que investiram bem mais, como Palmeiras e Flamengo. Um time de bons jogadores, mas nenhum craque em evidência, como na era Neymar. Está lá, no topo da tabela, tal qual tubarão mineiro fingindo ser peixe pequeno. Ah, em Minas não tem mar, mas dane-se! Tudo pela metáfora! O técnico argentino e calvo talvez seja o maior responsável por isso, elaborando variações táticas interessantes, lembrando uma dona de casa que precisa fazer um bolo sofisticado sem tantos ingredientes nas mãos.
Tudo bem que os rivais ricos estejam disputando outras competições e que o fato do Santos estar disputando exclusivamente o brasileirão também justificam a presença do peixe no ponto máximo da classificação. Mas que é muito bom ver a nossa escassez tripudiar sobre a abundância alheia, isso é! Pode ser que o Santos não seja campeão, mas que o clube está tirando leite de pedra, está! Enfim, algo típico de um time que pode não ter dinheiro, mas tem muita camisa e história. Um time latino-americano, sem dinheiro no banco, sem jogadores importantes, vindos do exterior...
* O Eldoradense
Nenhum comentário:
Postar um comentário