3 de jul. de 2019

"Livro ata"





   Ata de reunião com amigos da época do colegial e suas respectivas esposas ocorrido em 02/07/2019, às 20:30h, no Siriu's Bar. Consumo: Três Beirutes de Kafta,  outros três de frango, uma Skol, três sucos de laranja e dois de abacaxi com hortelã adicionados com leite condensado. Total: Não lembro. Cada um pagou o seu.

   A referida reunião foi combinada via whatsapp no fim da tarde de ontem, sendo que até então ninguém havia chegado a um consenso sobre o local e a hora. Depois de chegar do treino de bicicleta, forças ocultas me sugeriram que eu escolhesse o Siriu's Bar, proposta aceita pelos demais, sendo que o horário ficou pré-estabelecido para às 20:30h. Cheguei com antecedência, feito mineiro que vai embarcar na Maria-Fumaça disposto a encher o saco. Depois chegou o Givanildo, cuja esposa é a Simone e o chama de Leandro; (Eu juro que não entendo porque ela o chama pelo segundo nome).

   Meu amigo policial militar estava demorando a chegar, e o Givanildo queria mandar mensagem para apressá-lo. Eu disse que não, que esperaríamos, que não precisaríamos de aparelho celular. Em seguida, pedi para a Simone solicitar a senha do Wi-Fi. 

   - Mas não era pra ficar sem celular ? - Disse Givanildo

   - É para ficar conectado, mas só por precaução - respondi

   Meu amigo policial militar chegou, com a esposa, Fátima. Nos cumprimentamos e fizemos os pedidos. Eles queriam porque queriam usar um dispositivo sobre  a mesa que chamava a atendente através de uma campainha. Eu disse que não, que chamaríamos a atendente à moda antiga, levantando a mão...

    - Mas por que isso? - Perguntou a Fátima

    - Porque eu sou tímido - respondi

   - Não é uma incoerência ser tímido e chamar a atendente levantando a mão? - Perguntou Givanildo

     -É! Mas do jeito antigo tem mais calor humano, olhos nos olhos - argumentei

    Olhares surpresos na mesa. Não liguei. Enfim, chegaram os sucos, uma cerveja e seis Beirutes. Comentaram sobre a ausência do Kiko e a esposa, que não puderam vir porque ela ainda não havia chegado do trabalho. Em seguida, alguém mencionou que Beirute era o nome de uma cidade.

    - Capital do Líbano, respondi. No final da década de 80 explodiam vários carros-bomba lá...

      - Estranho o nome de uma cidade em um lanche, né? - Disse Fátima.

      - Uai, não tem o Bauru? - argumentei...

      Fátima disse que Bauru era um lanche sem graça, com ingredientes comuns, com muçarela, presunto e tomates. Eu disse que a receita original, na verdade, é composta de pão francês, rosbife, queijo derretido e pepinos.

     - Sério? Perguntou Fátima

     - Sério. Um advogado em São Paulo pedia direto este lanche, e apelidaram tanto o quitute quando o cara de "Bauru", porque ele era de Bauru - respondi

     - Nossa, e como chegou ao Brasil? (Fátima, em uma indagação pra lá de infeliz, mas acho que foi lapso ou cansaço, porque ela é inteligente)

       - Não é por nada, mas tanto São Paulo, quanto Bauru, já ficam no Brasil - respondi.

        Risadas na mesa. Fátima se desculpou alegando estafa, mas eu acho que não é de se desprezar a possibilidade da Skol fazendo efeito. Perguntaram se minha camiseta vermelha e a barba era alguma apologia política, e eu disse que não. A camiseta foi a primeira que encontrei no cabide, e a barba, faz tempo que estou usando. Me chamaram de petista e eu disse que não, que apesar de esquerdista, não sou necessariamente petista.

      - Givanildo, o que você está achando do Bolsonaro? - perguntei

           - Uma lástima, fraco pra caramba! Votei nele no segundo turno porque não queria votar no PT, mas não sei o que aquele cara está fazendo lá - respondeu Givanildo, (dono de sorveteria e bancário em Londrina)

       - Eu acho ele um débil mental! - provoquei

       Olhares de repreensão descontraída de Fátima e do meu amigo PM. Nicoly, filha deles, não ouvia nada, hipnotizada pelo celular.

         - Tá vendo, petista!? - disse meu amigo PM

        Não quis prosseguir na argumentação. Em seguida, Givanildo perguntou se meu amigo PM estava trabalhando na rua ou na administração. Ele respondeu que estava fazendo escoltas.

         - De bandidos? - perguntou Givanildo

      Encolhi os ombros e olhei para o autor da pergunta, contrariado com a obviedade.

        - Ah, pode ser escolta de autoridades! - prosseguiu o sorveteiro/bancário

           - Sim, desculpa, você está certo - concordei

          - Não! Aqui em Venceslau não tem tantas autoridades pra escoltar, e este tipo de serviço é feito pela ROTA- disse meu amigo PM

          - Ha ha ha, retiro meu pedido de desculpas! - ironizei

       Queriam fazer novos pedidos, utilizando o botão do dispositivo sobre a mesa. Proibi. Peguei o dispositivo e coloquei sob minha guarda, contrariando os demais. Entraram num assunto de Transtorno Obsessivo e Compulsivo, além de consumismo. Fátima disse que já teve duzentos pares de sapatos, e o marido confirmou. Em seguida, ela pediu o dispositivo de chamada, que também possuía guardanapos. Eu disse que só poderia usar guardanapos, mas que estavam impedidos de apertar o botão para chamar a atendente.

       - Cara, você tem problema! - disse ela

      - Ah! Falou a mulher que teve duzentos pares de sapatos! - Foi a melhor contra argumentação que me veio na cabeça.

        A reunião seguiu em tom descontraído, onde ainda falamos de educação de crianças, pressão arterial e colesterol, quando posteriormente brindamos a decadência após os 40. Na hora de fechar a conta, queriam novamente apertar o botão do dispositivo, feito criancinhas. Obviamente, não deixei. Fomos até o balcão e pagamos a fatura.


      Na saída, alguém me disse...


      - Cara, você é muito chato!!!


      - Que bom ouvir isso, eu disse. Quando estou chato, é porque estou melhorando!


       Demos risadas e cada um seguiu seu rumo. Grato aos meus amigos pela reunião. Fim desta página do livro ata.


* O Eldoradense

3 comentários:

  1. Anônimo08:45

    Não entendi nada do seu texto boiando.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkk... Engraçadinho vc hein...a propósito o nome é NICOLY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção feita através de edição na postagem. Só o fiz porque a menina de vocês é muito "cuti cuti!" Abraços, obrigado pela noite agradável!

      Ass: O Eldoradense

      Excluir

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...