Talvez você tenha até ouvido falar, mas provavelmente não deve saber muito sobre o protagonista deste livro. Apparício Torelly, também conhecido como "Barão de Itararé" foi um dos maiores ícones do humorismo político no Brasil, escrachando com nossos abnegados homens públicos, satirizando também pseudo-literatos e até mesmo seus pares da imprensa. Para isso, usava o seu próprio jornal, intitulado "A manha". O livro escrito por Cláudio Figueiredo conta a biografia deste personagem de alma anárquica e subversiva, fazendo o leitor se encantar pela genialidade e criatividade do tal "Barão de Itararé".
Em uma das várias histórias engraçadas contadas na obra, Apparício Torelly, após satirizar integrantes da Marinha Brasileira, tem sua casa invadida por alguns militares, tomando uma surra dos mesmos. No dia seguinte ao episódio, ele simplesmente colocou uma placa na porta da sua residência com a seguinte frase: "Entre sem bater!"
Para quem não leu o livro, recomendo. E recomendo também aprofundar-se um pouco mais sobre o "Barão de Itararé", cuja biografia está repleta de pérolas e histórias deliciosamente engraçadas.
* O Eldoradense
Nenhum comentário:
Postar um comentário