11 de jun. de 2019

"Eu e a hipnoterapia"




   Há pouco mais de três meses passei por aquela que certamente foi a pior e mais traumática experiência da minha vida, ocorrida de forma repentina e dolorosa. Sofri uma reviravolta brusca no meu cotidiano, e, de uma hora pra outra, percebi que sonhos foram desfeitos, rotinas alteradas e que fortalezas ruíram. Perdi a pessoa com a qual dividi lutas, planos, alegrias e tristezas.

  Porém, pouco depois do acontecimento, achei que o tempo e algumas atividades que gosto de realizar pudessem minimizar a dor, melhorando posteriormente minha qualidade de vida. Mas ainda que eu conseguisse encontrar alguma paz de espírito ao pedalar, trabalhar estava difícil, e escrever, impraticável. Os pensamentos e medos se embaralhavam em minha mente, roubando meu sono sem que eu sentisse a mínima falta de dormir. E quando conseguia cochilar, flashes disparavam em forma de uma descarga de adrenalina que ardia no peito. É lógico que o corpo iria somatizar este descompasso mental em sinais físicos. Percebi que sozinho não daria conta de retomar a minha vida, e seguindo os conselhos de amigos a parentes próximos, resolvi recorrer à ajuda médica, bem como à psicoterapia.

   Lendo e pesquisando mais sobre o assunto, cheguei à conclusão de que faria um tratamento psicoterápico baseado em hipnose, pois os resultados positivos ocorrem em prazo mais curto do que nas sessões comuns de análise. Foi quando conversei e esclareci minhas dúvidas com a profissional Suédia Perosso, e iniciamos um tratamento de sete sessões muito bem sucedidas, das quais farei alguns relatos:

      Primeiramente, admito que cheguei ao consultório com algum descrédito na eficácia da hipnoterapia, mas me encontrava em um estado de  vulnerabilidade tão grande que precisava me apegar em algo. Em seguida, respondi a um questionário complexo, ao qual a profissional de psicologia passou a compreender melhor meus traumas, medos e anseios. Ela esclareceu que a hipnose acontece em nosso cotidiano mesmo sem a nossa percepção, quando por exemplo, lemos um livro ou exercemos uma outra atividade com um grau maior de concentração. Disse também que o paciente não perde sua autonomia em relação ao próprio estado de consciência, que isso é um mito decorrente das informações equivocadas que nos são repassadas através de performances sensacionalistas ou charlatanismo. 

     Enfim, o que ocorre na prática são estados de relaxamento onde o paciente precisa colaborar com o profissional, abrindo o seu subconsciente para que exista uma reeducação nas suas formas de pensar e se posicionar diante de conflitos internos, com o objetivo de melhorar sua própria qualidade de vida. A terapia possui tamanha eficácia, que não por acaso, até profissionais de odontologia aderem ao método para evitar necessidade de anestesia em algumas intervenções cirúrgicas. Dores do parto, fobias, transtornos de ansiedade, depressão e dependência química também são problemas que podem ser tratados através da hipnoterapia. Além das sessões em consultório, são repassados exercícios de auto-hipnose, em que o paciente os realiza em casa. Em casos mais severos, a hipnoterapia clínica pode ser tratamento complementar a tratamentos psiquiátricos, contando com o auxílio de medicamentos. Em casos mais simples, porém, pode ser não só o tratamento principal, como único.     

      Se antes da primeira sessão eu me encontrava vulnerável e desconfiado, após o término do tratamento posso relatar com convicção que me encontro em um estado de serenidade que logicamente não apagará o que aconteceu, mas que me dá forças para tentar seguir adiante com melhor qualidade de vida. Fiz isso não somente por mim, mas também pelos que me estimam, e também por uma pessoa especial que certamente está zelando  por mim em uma outra dimensão.

     Meus agradecimentos sinceros à Deus, a todos os que torceram e continuam torcendo por mim, bem como à competente e dedicada profissional Suédia Perosso. Muito obrigado!

* O Eldoradense

2 comentários:

  1. Parabéns meu irmão que Deus esteja sempre lhe abençoando fico muito feliz por vc 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando graças a Deus q está cuidando de vc...só Deus e o tempo pr ajudar na cura das feridas e tmb.nas dores da nossa alma...q Ele ti abençoe cada dia mais e de vc uma pessoa muito feliz...é o q desejo de coração primo....

    ResponderExcluir

Voa comigo! Feira livre de Presidente Venceslau, Terminal rodoviário e parte do centro histórico...

    E ontem foi dia de aprimorar um pouco mais a pilotagem do drone, arriscando takes na parte central urbana, explorando as imagens da Feir...