30 de nov. de 2017

Torcedores difíceis de se ver em Venceslau...




  Ontem o Grêmio sagrou-se tricampeão da Taça Libertadores da América. Baita título! Gigante, jogou de forma impositiva sobre o Lanús, da Argentina. E olha que para levantar a taça em terras portenhas não é nada fácil. O último clube brasileiro a fazer isso foi o Santos de Pelé, em 1963. Mas aí o Grêmio foi campeão e... Quem parabenizar? Sim, os torcedores do tricolor gaúcho, obviamente. Mas no meu rol de amigos e conhecidos, não me recordo de ninguém que tenha soltado rojões ao último apito do juiz no jogo de ontem. Se eu morasse em Mato Grosso, seria mais fácil encontrar alguém, pois lá a colonização gaúcha é forte. Mas cá estou, em Presidente Venceslau, - interior paulista -  e aqui o que manda mesmo são os "quatro grandes" do Estado bandeirante: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

   Em cidades cosmopolitas, deve ser tarefa mais fácil encontrar torcedores de clubes do restante do Brasil, por motivos óbvios. Grandes capitais recebem muitos migrantes, sejam eles nordestinos, sulistas e até imigrantes torcedores de outras seleções do mundo. Mas aqui, em uma cidade acanhada do interior paulista, não é tarefa fácil. Mesmo assim, vou relatar alguns torcedores diferenciados dos quais conheço e que são conterrâneos meus...

    Fluminense: Conheci e ainda conheço um torcedor venceslauense do tricolor das laranjeiras. O cara foi meu colega de turno, e hoje trabalha em outro plantão no serviço público, mas ainda mora aqui em Venceslau, e inclusive já exerceu um mandato de vereador na cidade, mas não nasceu aqui. É nascido no interior de Minas, (se eu não me engano) ...

    Flamengo: Não sei se devo listar os rubro-negros como torcedores difíceis de se encontrar, pois todo mundo deve conhecer um flamenguista mesmo em Presidente Venceslau. Eu conheço um, mora no meu bairro e também já foi meu colega de trabalho. É empresário, toca uma autoescola na cidade...

     Cruzeiro: Sim, eu conheço um cruzeirense em Venceslau! É meu "concunhado", que também foi meu amigo de trabalho e hoje exerce a função de escrevente no fórum. Não sei se é do tipo que assiste aos jogos da raposa na TV ou solta rojões quando o Cruzeiro é campeão, mas ele jura de pés juntos que é torcedor do clube azul de Minas. Alega que é por conta das origens familiares, pois é descendente de mineiros...

     Alemanha: Tá, este caso é o mais atípico de todos. Conheço um torcedor da seleção alemã em Presidente Venceslau. Não nasceu em terras germânicas, tão pouco é descendente de arianos. Mas sabe quase tudo sobre futebol alemão e vibra com as vitórias da seleção daquele país. Volta e meia o vejo na rua com uma camiseta da seleção alemã. Também é meu amigo de trabalho, e diz que "virou a casaca" em uma decepção com a seleção brasileira na final da Copa de 1998, por achar que a derrota para os franceses foi fruto de algo armado, arranjado. Respeito, mas não acredito muito na veracidade de sua "torcida germânica", ainda que os indícios sejam fortes...

     Mas e você? Conhece algum torcedor difícil de encontrar em Venceslau? Diz aí!

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...