4 de nov. de 2017

Novembro azul: Um dedo de prosa...



   O título é irreverente exatamente porque o intuito da postagem é vencer os tabus quanto ao assunto: Câncer de próstata. Dentre os diferentes tipos de câncer, este é o segundo mais prevalente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. O que todo homem adulto - especialmente os que tem mais de quarenta e cinco anos - precisa saber é que se diagnosticado precocemente, a doença tem ótimas chances de cura.

    Os exames clínicos necessários para o diagnóstico passam inicialmente pela coleta de sangue e averiguação dos níveis de PSA, e complementarmente, o toque retal, realizado preferivelmente por um médico especializado, no caso, o urologista.

    Por motivos socioculturais e também pelo medo e constrangimento, muitos homens ainda resistem em fazer o exame clínico, o que é uma bobagem. Pensar que a masculinidade será maculada por conta de um exame médico é um equívoco perigoso, que pode inclusive custar a própria vida futuramente. Quanto ao suposto desconforto durante o exame, é inevitável fazer a comparação: as dores e os incômodos de um paciente acometido pelo câncer de próstata, são bem maiores.  E se formos colocar na balança o possível "constrangimento", lembremos que o médico que realiza o exame é qualificado, e que o procedimento faz parte de sua rotina profissional. Além disso, - pelo menos anualmente - o exame fará parte da rotina do paciente também!


  Portanto, se você é homem e se enquadra no grupo etário recomendado a fazer o exame, não hesite! Procure seu médico. E se você é mulher e tem filho, esposo ou companheiro inserido neste grupo, recomende-o a fazer o exame. As mulheres também possuem importante papel de conscientização, devido ao fato de cuidarem melhor da própria saúde do que nós, homens.

    É isso. Não há tabu, preconceito ou medo que deva prevalecer sobre saúde. Não custa "dar um toque" ou levar um dedo de prosa  para os esclarecimentos necessários...

* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...