6 de nov. de 2017

Livro: Guerra Civil



  Prosseguindo com a minha breve tendência de realizar leituras com conteúdo bastante fictício, finalizei ontem o livro "Guerra Civil", escrito por Stuart Moore, romance adaptado das Histórias em Quadrinhos da Marvel, e que não por acaso, também ganhou uma versão cinematográfica anos atrás.

   O "corpo" da história é o mesmo, tanto no cinema quanto no romance: Uma divisão interna entre os Vingadores, motivada pelo "Ato de registro", onde o governo americano elabora uma lei obrigando os cidadãos com poderes extra-humanos a realizarem um cadastro, sendo que quem quisesse exercer as atividades heroicas ficaria sob tutela governamental, participando de treinamentos, recebendo salário e sendo supervisionado oficialmente.

   Surpreendentemente, um dos heróis mais "caxias" do Universo Marvel, (O Capitão América); é contrário ao ato de Registro, liderando a chamada "Resistência", se opondo ao grupo liderado pelo Homem de Ferro, que se posiciona favoravelmente às interferências governamentais. Capitão América defende a liberdade e autonomia dos super-heróis, enquanto o Homem de Ferro acha que as ações supervisionadas diminuem os riscos aos civis.

   A partir daí a trama literária é tomada por batalhas violentas, onde a espionagem de ambos os lados se faz presente, e inclusive, a mudança das convicções quanto ao Ato de Registro.

    Diferente do filme, o livro conta com muito mais nuances, incluindo as participações de vários outros super-heróis do Universo Marvel: Quarteto Fantástico, Namor, Doutor Estranho, Justiceiro e Demolidor são apenas alguns exemplos.

      Por ser bem mais abrangente tanto no enredo quanto no número de personagens, achei o livro mais interessante que o filme, embora no cinema "Guerra Civil" também tenha feito muito sucesso.


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha literária: Livro - (In) Justiça social, de Hellen Pluckrose e James Lindsay...

  Resenha literária do livro "(In) Justiça social, dos escritores britânicos Hellen Plucrose e James Lindsay... * O Eldoradense