30 de nov. de 2017

Torcedores difíceis de se ver em Venceslau...




  Ontem o Grêmio sagrou-se tricampeão da Taça Libertadores da América. Baita título! Gigante, jogou de forma impositiva sobre o Lanús, da Argentina. E olha que para levantar a taça em terras portenhas não é nada fácil. O último clube brasileiro a fazer isso foi o Santos de Pelé, em 1963. Mas aí o Grêmio foi campeão e... Quem parabenizar? Sim, os torcedores do tricolor gaúcho, obviamente. Mas no meu rol de amigos e conhecidos, não me recordo de ninguém que tenha soltado rojões ao último apito do juiz no jogo de ontem. Se eu morasse em Mato Grosso, seria mais fácil encontrar alguém, pois lá a colonização gaúcha é forte. Mas cá estou, em Presidente Venceslau, - interior paulista -  e aqui o que manda mesmo são os "quatro grandes" do Estado bandeirante: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

   Em cidades cosmopolitas, deve ser tarefa mais fácil encontrar torcedores de clubes do restante do Brasil, por motivos óbvios. Grandes capitais recebem muitos migrantes, sejam eles nordestinos, sulistas e até imigrantes torcedores de outras seleções do mundo. Mas aqui, em uma cidade acanhada do interior paulista, não é tarefa fácil. Mesmo assim, vou relatar alguns torcedores diferenciados dos quais conheço e que são conterrâneos meus...

    Fluminense: Conheci e ainda conheço um torcedor venceslauense do tricolor das laranjeiras. O cara foi meu colega de turno, e hoje trabalha em outro plantão no serviço público, mas ainda mora aqui em Venceslau, e inclusive já exerceu um mandato de vereador na cidade, mas não nasceu aqui. É nascido no interior de Minas, (se eu não me engano) ...

    Flamengo: Não sei se devo listar os rubro-negros como torcedores difíceis de se encontrar, pois todo mundo deve conhecer um flamenguista mesmo em Presidente Venceslau. Eu conheço um, mora no meu bairro e também já foi meu colega de trabalho. É empresário, toca uma autoescola na cidade...

     Cruzeiro: Sim, eu conheço um cruzeirense em Venceslau! É meu "concunhado", que também foi meu amigo de trabalho e hoje exerce a função de escrevente no fórum. Não sei se é do tipo que assiste aos jogos da raposa na TV ou solta rojões quando o Cruzeiro é campeão, mas ele jura de pés juntos que é torcedor do clube azul de Minas. Alega que é por conta das origens familiares, pois é descendente de mineiros...

     Alemanha: Tá, este caso é o mais atípico de todos. Conheço um torcedor da seleção alemã em Presidente Venceslau. Não nasceu em terras germânicas, tão pouco é descendente de arianos. Mas sabe quase tudo sobre futebol alemão e vibra com as vitórias da seleção daquele país. Volta e meia o vejo na rua com uma camiseta da seleção alemã. Também é meu amigo de trabalho, e diz que "virou a casaca" em uma decepção com a seleção brasileira na final da Copa de 1998, por achar que a derrota para os franceses foi fruto de algo armado, arranjado. Respeito, mas não acredito muito na veracidade de sua "torcida germânica", ainda que os indícios sejam fortes...

     Mas e você? Conhece algum torcedor difícil de encontrar em Venceslau? Diz aí!

* O Eldoradense

27 de nov. de 2017

Comentando "Liga da Justiça"



     
   No último sábado, novamente fui ao Park Shopping em Presidente Prudente para conferir mais um lançamento cinematográfico do mundo dos super-heróis. E a bola da vez foi "Liga da Justiça", produto originário da editora americana DC Comics. Primeiramente, eu preciso ser honesto: toda opinião que emitirei abaixo, é viciada, parcial e suspeita. Eu sou Marvel Comics F.C!

    Então vamos lá: O filme, ao meu ver, é "meia boca", tem alguns efeitos especiais interessantes, roteiro clichê e tenta ser engraçado. Tenta. Sim, porque os diálogos cômicos da Marvel são muito mais envolventes, divertidos e perspicazes. É inevitável a comparação com "Os Vingadores", e no frigir dos ovos, "Liga da Justiça" não me empolgou, e em dado momento, (sem exagero); me flagrei "tirando uma pestana" por trás das lentes 3D.

    Mas como é como eu disse: meu olhar é muito parcial quando o assunto envolve quadrinhos ou filmes de super-heróis. Se você, amigo leitor, é fã da "tchurma" da DC Comics, há uma grande chance de você simpatizar com o filme.

      Batman, Mulher Maravilha, Ciborgue, Flash e Superman (ressuscitado) tentam salvar o mundo do ataque impiedoso do "Lobo das estepes", que, para variar, quer acabar com o nosso humilde habitat. Origina-se, através das forças e poderes de cada herói, a "Liga da Justiça". Na sala de cinema, parece que o filme agradou, porque eu percebi muitas interjeições e risadas do público, enquanto eu ficava remoendo meu senso crítico de "torcedor" da Marvel; (sei que não é um comportamento adequado, mas é mais forte que eu).

    Portanto, baseando-me na minha parcialidade quase que passional, aconselho o leitor a conferir o que eu digo, talvez porque o chato da história não seja o filme em si, mas este blogueiro "marvete" que vos escreve...

* O Eldoradense 

26 de nov. de 2017

Vídeo musical de hoje: "Dívida", com Sambô & Thiaguinho!


"Dívida" - Sambô & Thiaguinho


Um homem com palavras, é o homem da verdade
É requisito básico pra personalidade
Não importa a cidade, a idade, ou a nação
Respeito é herança da civilização (não é)

A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, vamo negociar
A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, vamo negociar

Aquela dívida de uns anos atras
Está bem viva (viva)
Você não lembra mais
Daquela dívida (dívida) de uns anos atras
Está bem viva (viva)
Você não lembra mais

Não é só em Prudente, Ribeirão, Ponta Porã
A honra é coisa muito séria em qualquer região
Aquele safado me deve
E deve pro Feijão também
E ainda por cima, pensa que tá tudo bem (não tá)

A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, vamo negociar
A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, vamo negociar

Aquela dívida de uns anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais
Daquela dívida (dívida) de uns anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais

A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, vamo negociar
A taxa é zero o juro é alto, vamos conversar
Ressarcimento, o pagamento, tem que negociar

Aquela dívida de uns anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais
Daquela dívida (dívida) de 500 anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais

Aquela dívida de uns anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais
Daquela dívida (dívida) de uns anos atras
Está bem viva
Você não lembra mais

25 de nov. de 2017

Pensamentos do Eldoradense: "Religiões"



   
  "Haverá harmonia e tolerância religiosa somente quando existir a compreensão de que os diferentes caminhos que cada um de nós seguimos são estradas paralelas que levam a um mesmo destino. Ou seja: não existe caminho certo ou  errado, apenas caminhos distintos..."

* O Eldoradense

24 de nov. de 2017

Poesias do Eldoradense : "O campinho da vila"


"O campinho da vila"


Em várias ocasiões,
Com certa constância;
Tenho ilusões,
Em que revivo a infância...

Escutando o chamado,
Do campinho da vila;
Bola quicando no gramado,
Pareço ouvi-la!

Provocando uma viagem,
Às lembranças distantes;
Saudosa miragem,
Dos amigos de antes...

Que corriam descalços,
Atrás de uma bola;
Onde os únicos percalços,
Eram as notas da escola!

Coisas que o tempo afana,
E o dinheiro não paga;
Uma época bacana...
Que nunca se apaga!

* O Eldoradense

23 de nov. de 2017

Livro: X Men - Espelho Negro




   Conclui ontem a leitura de mais um romance baseado nos quadrinhos, e desta vez o livro lido foi "X Men - Espelho negro". Dos três livros do gênero que li, este foi o que menos me agradou, pois considerei a narrativa um tanto quanto monótona, diferente por exemplo, de "Guerra Civil" e "A morte do Capitão América". 

   Cinco dos X Men, (Ciclope, Vampira, Jean, Noturno e Wolverine), são vítimas de uma "armadilha" feita pelo médico telepata "Jonas Maguire", que promove uma "troca de corpos" entre pacientes de um hospital psiquiátrico e os mutantes acima citados. A partir daí, os cinco heróis encampam uma jornada épica na busca de entender os fatos e lutam para "reaverem" suas respectivas identidades,  pois os cinco "impostores" adentraram na Mansão Xavier, com intenções não muito boas.

   O enredo possui as velhas pitadas de humor da Marvel, pois é interessante citar, por exemplo, que Jean, Wolverine e Ciclope incorporaram seus personagens em pessoas do sexo oposto. Imaginem Wolverine usando vestido e frequentando o banheiro feminino? Surrreal, não? Além disso, a obra também traz a discussão sobre os conflitos entre as diferenças, sendo que a condição mutante é mera analogia para as questões raciais, de gênero e de preferência sexual dos humanos, promovendo a reflexão do leitor.

   O romance foi escrito pela jovem escritora Marjorie M. Liu,  reconhecida pelas obras literárias com ênfase na paranormalidade e fantasias urbanas. 


* O Eldoradense

22 de nov. de 2017

Pensamentos do Eldoradense: "Perseverança x teimosia"

  " A insistência acompanhada do bom senso é sinônimo de perseverança...   


    ...Mas quando ela é desprovida de discernimento, é teimosia mesmo!!!

* O Eldoradense

20 de nov. de 2017

Alfinetada: Previsão do tempo e horóscopo...



    "Talvez possa parecer muito ceticismo da minha parte, mas ontem eu constatei que devo acreditar na previsão do tempo na mesma proporção em que acredito no horóscopo..."

* O Eldoradense

19 de nov. de 2017

Vídeo musical de hoje: "Seu polícia", com o Trio Parada Dura!


"Seu polícia" - Trio Parada Dura

Seu polícia
É que eu separei recentemente
De paixão eu tô doente
Será que o senhor me entende?

Os vizinhos tão reclamando
Do volume do meu som
Mas enquanto ela não voltar...
Eu vou continuar...

Me afogando no álcool
O som do carro no talo
Manda a multa que eu vou pagar
Mas enquanto ela não voltar

Sofrimento é mato
Coração em pedaços
Compreenda por favor
O meu amor me deixou!

17 de nov. de 2017

A "pescaria" no Jardim Eldorado seria cômica, se não fosse trágica!

    
Moradores fazendo "pescaria" em protesto contra existência de uma cratera na rua Assad João


   Só ontem assisti a reportagem realizada pela TV Fronteira sobre um protesto feito por moradores do bairro onde moro à respeito da "buraqueira" existente na rua Assad João, que fica bem próxima à minha casa. A reportagem enfatiza o bom humor e a criatividade dos que protestaram, e justiça seja feita, a manifestação é bem legítima. Quem passa pelo local com o carro precisa ter muito cuidado para não avariar os pneus ou a suspensão do veículo, e se o sujeito passa de motocicleta, os cuidados precisam ser ainda maiores, pois há o risco iminente de queda. O protesto, como o amigo leitor terá oportunidade de visualizar no link ao final do post, envolve uma suposta "pescaria" na cratera maior, que para piorar, encontra-se cheia de água suja e malcheirosa.

   A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau exerceu direito de resposta através de uma nota, dizendo que a rua está inserida no cronograma de recapeamento asfáltico, e que a situação encontra-se crítica devido às chuvas recorrentes no período. Como cidadão, manifesto-me de forma solidária aos moradores que idealizaram o protesto. Fizeram o correto, e certamente este país seria bem melhor se todos nós exercêssemos efetivamente nossa cidadania, cobrando as autoridades que nada mais são do que funcionários públicos pagos com o dinheiro dos nossos impostos. É lamentável que o Jardim Eldorado e principalmente Presidente Venceslau precisem ser expostos de forma negativa em noticiário televisivo, mas mediante a morosidade do Poder Público para solucionar o problema, a atitude fez-se necessária. A situação até que seria cômica, se não fosse trágica. Finalizo o post, realizando a seguinte pergunta: "Quantos peixes precisarão ainda serem pescados?" Assista a reportagem exibida pela TV Fronteira clicando aqui.


* O Eldoradense

   

   

16 de nov. de 2017

Conto: "Catamarã no Tietê!



"Catamarã no Tietê"

    Alguns estudaram afinco a História do Brasil, sabendo tudo sobre o que aconteceu neste país desde o desembarque da primeira caravela portuguesa no litoral do país em Porto Seguro até a internação de Michel Temer para desobstruir o canal de suas vias urinárias. Mas só um homem do Chuí ao Monte Caburaí sabe o que acontecerá no futuro desta nação até o fim deste século. Ele é paulistano da Barra Funda, desempregado e formado em Astronomia pela USP. Jura que herdou o poder da clarividência através dos sonhos ao chocar sua cabeça na trave, jogando futebol de várzea. Isso foi em 2014. Seu nome é Clarindo.

  Sua primeira premonição foi num pesadelo horrendo em que alemães não militares nos bombardeariam impiedosamente por sete vezes, fazendo milhões chorarem envergonhados. Sonhou com a queda da Dama de Vermelho, com panelas batendo e com a ascensão do vampiro. Ao perceber seus sonhos virando realidade, começou a assustar-se. Fez exames neurológicos, procurou ajuda de padres exorcistas e médiuns espíritas.  Ninguém conseguiu dar nenhuma explicação lógica, e ele passou a acostumar-se com os flashes premonitórios enquanto dormia.
    Naquela noite, viu-se em 2070, em um píer  localizado à esquerda da Marginal Tietê, prestes a embarcar num catamarã turístico pelo rio límpido e cristalino, iniciando a viagem no Jardim Humaitá e finalizando a mesma no Parque Jacuí, beirando a Rodovia Ayrton Senna. Gringos estavam maravilhados com a paisagem paulistana, a imponência dos edifícios modernos expondo um Brasil que deu certo, inserido no Primeiro Mundo há pelo menos uma década e meia. No percurso percebeu o verde em reflorestamento consolidado, as aves dando verdadeiros rasantes no leito do rio, arremetendo em seguida, com peixes apavorados no bico. Margens plácidas de um rio que inacreditavelmente sofria com a poluição até os anos 2030. Eis que um vídeo educativo foi apresentado, mostrando o Tietê de quando o Brasil ainda era um país subdesenvolvido: Rio espumante e malcheiroso, sendo que o odor era sentido através da nova tecnologia de TV(s) interativas, onde o telespectador recebia um capacete de realidade virtual bastante fidedigno, como se estivesse realmente presente na cena exibida.
     Ao fim do vídeo, o alívio dos que queriam continuar contemplando as belezas de uma cidade progressista em harmonia com o meio ambiente. Ônibus e veículos híbridos passavam pela Marginal Tietê, em um trânsito intenso, mas organizado e seguro. Um grupo de sambistas denominados "Capetas da Neblina" cantava músicas de um outro grupo tradicional de samba do século anterior, enquanto a TV transmitia a final da Copa de 2070, no México. O Brasil vencia fácil a Itália por quatro a um, numa apresentação impecável. Triiiiii! - apitou o árbitro - Brasil Hexacampeão!
      Triiiii! Tocou o despertador do aparelho celular de Clarindo, que acordou de um sono bom, e ao mesmo tempo, decepcionante. Aos quarenta e cinco anos e desempregado, percebeu que só testemunhará a prosperidade do seu país quando for um octogenário, (isso se estiver vivo, até lá). Sentiu-se reconfortado ao saber que pelo menos seus filhos e netos viverão em um país melhor, ainda que isso ocorra em um futuro distante...

* O Eldoradense

15 de nov. de 2017

Pensamentos do Eldoradense: "Sobre o significado das palavras..."




      "Não é motivo de constrangimento ler algo e desconhecer o significado de uma palavra. Constrangedor é ser provocado por elas e negligenciar a pesquisa, abrindo mão de despi-las, decifrá-las, desvendá-las..."

* O Eldoradense

14 de nov. de 2017

13 de nov. de 2017

Poema: "Vida interiorana"



"Vida interiorana"

Lá na minha cidade,
O vaivém é mais lento;
Em baixa velocidade,
Aproveitando cada momento...

O Sol brilha em sorriso,
Sem cortinas de fumaça;
Iluminando um paraíso,
Devagar, a vida passa...

O bom dia é legítimo,
Com sorriso e fala mansa;
Esse é o nosso ritmo,
Sem qualquer desconfiança!

E na praça da igreja,
Senhores jogam baralho;
Descontraída peleja,
Testemunhada pelo orvalho...

As árvores dançam,
Em belíssimo movimento;
Parece que não se cansam,
Estimuladas pelo vento...

Vida boa, sem estresse,
Vida doce, feito cana;
 Tranquila, como prece...
Doce vida interiorana!

* O Eldoradense

12 de nov. de 2017

Vídeo musical de hoje: "Que amor é esse?" - Zeca Baleiro & Alessandra Maestrini


"Que amor é esse?" - Zeca Baleiro & Alessandra Maestrini

Era um cinema
Era um sorvete só
Eu não

Queria comprar
Todo o shopping center, coração
Todo sábado
E todo domingo
A mesma deprê
Ver mesa redonda de futebol na tv

Você jura que me ama
Mas não me entende mais
Que amor é esse
Que rouba a nossa paz?

Diga o que você pensa
Diga o que quer dizer
Que amor é esse
Que tanto nos faz sofrer?

Você não me ouve
Só você que fala
Você não me ama
Você não se cala
Meu deus, que tormento
Eu já não aguento mais

(Eu não te aguento mais)

11 de nov. de 2017

Alfinetada: O batedor de pênaltis do PT...



   "No PT o batedor de pênaltis já está decidido faz muito tempo. Porém, lá o problema é outro: corre-se o risco do juiz expulsar o cobrador antes de ele chegar na bola, ironicamente, aplicando-lhe um cartão vermelho..."


* O Eldoradense

10 de nov. de 2017

Alfinetada: Quem vai bater o pênalti no PSDB?



   "O PSDB está tão confuso para decidir quem vai bater o pênalti, que na hora em que resolverem fazê-lo, a bola já murchou, o árbitro apitou o fim de jogo e os refletores se apagaram"

* O Eldoradense

9 de nov. de 2017

Eu preferia acreditar que o vídeo de Waack tivesse sido editado!

  Você já deve ter assistido ao vídeo abaixo, que está viralizando na internet. Nele, o apresentador do "Jornal da Globo", Willian Waack, faz supostamente um infeliz comentário sobre um cidadão que buzinava seu carro, antes de uma inserção do âncora e de um entrevistado na cobertura das eleições norte-americanas. Caso ainda não tenha visto, assista, e caso já tenha visualizado, reveja:



   
   A qualidade do áudio não é lá das melhores, mas Waack, em um rompante de impaciência, teria atribuído a buzina inconveniente à "coisa de preto". Na sequência, o entrevistado dá uma risada de "Mutley", (o cachorro rabugento do desenho animado), supostamente tendo achado graça na "piada" de péssimo gosto.

   Com a apresentação do fatídico vídeo na internet  e consequentes visualizações em massa, foi inevitável uma atitude da TV Globo, que foi  mostrada no vídeo abaixo, anunciado pela jornalista Renata Lo Prete:



  É impressionante como um profissional de imprensa qualificado, que deveria ser teoricamente desprovido de alguns preconceitos toscos, comete um disparate inaceitável destes, mostrando a sua verdadeira face em poucos segundos. Inadmissível, e a fala não é aceita nem no contexto "brincadeira de mau gosto", ou em contexto algum. Há quem diga que o vídeo talvez pudesse ter sido editado. Eu adoraria, e até preferiria acreditar nisso. Há também quem diga que a emissora talvez tenha exagerado no imediatismo do afastamento, o que eu discordo: Não é de hoje que a Globo tenta disseminar campanhas de combate ao preconceito de quaisquer naturezas, e se a emissora demorasse em tomar uma atitude, poderia transparecer conivência com a "infelicidade" de Waack.

    É nestas horas que muitas facetas de um país historicamente marcado pela opressão aos mais pobres e às minorias mostra suas nuances preconceituosas mais cruéis: convivemos e teremos que conviver por algum tempo com o racismo, (seja velado ou escancarado); o preconceito social, a homofobia e o machismo. Em nome da decadência moral e ética da esquerda, grupos que se autodenominam de "direita" adotam discursos conservadores que proliferam estes conceitos abomináveis, usando como fachada os discursos de defesa da religião, da moral e dos "costumes adequados", (como se os seus costumes fossem adequados). E é neste solo inóspito e hostil que a candidatura de Bolsonaro vem ganhando força, tal qual Trump triunfou nos Estados Unidos...

* O Eldoradense

   
 

8 de nov. de 2017

Poema: "Vulcão"

    Os versos abaixo foram feitos em contexto diferenciado, apenas motivados pela sugestão de um leitor anônimo que por uma ou duas vezes pediu uma postagem poética com o tema "Vulcão". Entendi a sugestão como uma espécie de desafio, e depois de algum tempo, eis que a inspiração brotou das profundezas da alma...


"Vulcão"

Das entranhas da Terra,
Emerge magma sulfuroso...
Seriam demônios em guerra?
Ou um planeta furioso?

Lava lavando a alma,
Vingança contra a ganância;
A natureza desprovida de calma,
Sem fagulha de tolerância...

Castigos em erupções,
 Nas suas cóleras geológicas;
Derramando superstições,
Derretendo teorias lógicas!

A planície banhada de ira,
Raiva de indomado cão;
A superfície transformada em pira...
No despertar do vulcão!

* O Eldoradense



7 de nov. de 2017

Luciano Huck procurou Joaquim Barbosa para conversar sobre... Eleições 2018!!

   Acostumado a recuperar verdadeiras "latas velhas" em seu programa televisivo aos sábados, Luciano Huck parece mesmo seduzido pela ideia de concorrer ao Palácio do Planalto em 2018. Segundo a colunista Mônica Bérgmo, da Folha de São Paulo, o apresentador já estaria até articulando alguns nomes para o seu ministério, incluindo aí, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Seria Huck capacitado para exercer o cargo máximo desta nossa República em frangalhos? Conseguiria ele recuperar um país tão capenga quanto uma "lata velha"?  * Para visualizar a imagem abaixo em tamanho original, clique sobre a mesma.



* O Eldoradense

Comentário: "A importância do equilíbrio fiscal"

       Contas públicas: Este é, sem dúvidas, o calcanhar de Aquiles do atual governo. Operando de forma deficitária e não demonstrando uma i...