10 de dez. de 2016

Para bom entendedor, meia palavra basta...



  Este é um veículo da famosa empresa de ônibus São Geraldo, que foi adquirida em 2003 pela empresa Gontijo. A partir de 2015 a Agência Nacional de Transportes Terrestres deu início à extinção da São Geraldo, e todos os ônibus da empresa estão sendo incorporados à marca Gontijo, mantendo as cores originais:




   O nome da extinta empresa de ônibus é uma homenagem à São Geraldo Magela, nascido no sul da Itália, em Muro Lucano, no ano de 1726. Era filho de um alfaiate, sendo que seu pai faleceu quando Geraldo tinha 14 anos. Ingressou na mesma profissão que o pai, porém, maltratado pelo patrão, resolveu prestar serviços para o Bispo da Lacedônia durante três anos, até a morte do Bispo.

   Depois deste período, Geraldo voltou para Muro Lucano, onde montou sua própria alfaiataria. O negócio prosperou, porém, Geraldo doava grande parte dos lucros aos pobres, mantendo também sua mãe e irmãs. Quis ingressar na Ordem dos Capuchinhos, mas devido à sua frágil saúde, não foi aceito. Posteriormente foi aceito na Congregação dos Redentoristas, onde exerceu as funções de alfaiate, jardineiro, sacristão, enfermeiro e porteiro; (se ele jogasse futebol, era do tipo de cara que batia o escanteio e corria para cabecear a bola em direção ao gol). Enfim, São Geraldo era um "faz tudo", uma espécie de Severino do Zorra Total.

  Em 1754, Geraldo foi acusado falsamente de ter engravidado uma mulher chamada Néria Caggiano. Mas para provar sua inocência, Geraldo fez uma oração à mulher, que arrependida, confessou ter mentido. Por este feito, São Geraldo foi associado pelo povo como protetor das mulheres grávidas. (Notem que São Geraldo foi inocentado das falsas acusações da mulher).

   São Geraldo tinha o poder da bilocação, ou para facilitar, o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo; (talvez por isso ele tenha conseguido acumular as funções de alfaiate, sacristão, porteiro, jardineiro e enfermeiro). Mesmo não sendo padre, seus conselhos espirituais eram seguidos por muitas pessoas. Geraldo também tinha o dom as profecias, visões e êxtases, quando o sua alma flutuava, podendo ser vista pelo seu corpo. (O Doutor Estranho deve ter aprendido isso com ele). Ao longo de sua vida, conseguiu converter vários pecadores.

   Outros milagres proferidos a São Geraldo: Ressuscitou um garoto que havia caído em um rochedo, fez uma fraca colheita de trigo de uma família de pobres agricultores durar até à próxima safra, multiplicou pães, e salvou pescadores de um naufrágio, levitando sobre as águas e ajudando-os a chegar em uma praia segura.

   O Dia de São Geraldo é comemorado em 14 de setembro, mas por motivo desconhecido, resolvi fazer esta postagem em sua homenagem. 

São Geraldo Magela



* O Eldoradense


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...