19 de jun. de 2014

Espanha: o fim de um ciclo vitorioso...



  Ontem, a seleção espanhola perdeu para o badalado esquadrão chileno e deu fim às chances de classificar-se para a fase eliminatória da Copa do Mundo. Era uma grande chance de postar uma "alfinetada" zombando da campanha da Espanha, mas, sinceramente, preferi enaltecer as qualidades de um estilo de futebol que se manteve vitorioso por quase meia década. Isso não é fácil nos dias de hoje, haja vista que times vitoriosos são analisados detalhadamente por conta do futebol globalizado.

  O estilo "tic tac" espanhol adotado na Eurocopa de 2008, não era necessariamente uma inovação, mas sim um "remake" aprimorado do carrossel holandês de 1974. A manutenção obsessiva da posse de bola, o time compactado, a velocidade na troca de passes e a espera do momento certo para fazer as finalizações fizeram "a fúria" vencer não só a Eurocopa 2008, mas a Copa do Mundo de 2010 e também a Eurocopa 2012. Enfim, foi um ciclo vitorioso e digno de ser respeitado. Mas como eu disse no parágrafo anterior, hoje o futebol é globalizado e vencedores são detalhadamente analisados. A seleção brasileira, na Copa das Confederações do ano passado, já havia dado o sinal de alguém já havia descoberto uma forma de vencer os espanhóis. Some-se isso ao avanço da faixa etária dos jogadores da "fúria", e fica perceptível que aquele ciclo vitorioso teria um declínio em breve. Sim, porque para manter a posse de bola não é preciso apenas qualidade técnica, mas também preparo físico, que pela força da natureza, vai diminuindo à medida que o atleta envelhece.

  Cabe aos espanhóis assimilar o golpe e promover uma renovação tanto no estilo de jogo quanto na transição para a convocação de novos talentos para a seleção. Como a liga nacional de clubes deles é fortíssima, porém recheada de jogadores estrangeiros, talvez esta não seja uma tarefa das mais fáceis. Porém, os espanhóis provaram que podem promover sim, talento caseiro: Xavi, Iniesta, Piquet, Puyol, já estão consagrados na história futebolística do país e mostraram que é possível vencer. Eles abriram a porteira da conquista da primeira Copa pela Espanha na África do Sul, e não se surpreendam se em breve, aparecer uma nova gerações de craques na fúria. Seria ruim para os adversários, mas excelente para o futebol.


* O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go pro + Drone + celular + bike = Facebike!

    E ontem foi um dia muito legal! Consegui produzir sozinho o primeiro Facebike utilizando três tecnologias distintas: O celular, a câmera...