12 de jan. de 2012

Raúl Castro e Ahmadinejad defendem o acesso global à tecnologia nuclear para uso pacífico


  Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Irã, Mahmud Ahmadinejad, defenderam na quarta-feira (11) em Havana o direito de todos os países ao uso pacífico da energia nuclear, em um momento de tensão na comunidade internacional pelo controverso programa nuclear de Teerã. Os dois governantes "ratificaram o compromisso dos dois países na defesa da paz, do direito internacional e dos princípios da Carta das Nações Unidas, assim como do direito de todos os Estados ao uso pacífico da energia nuclear", afirma um comunicado oficial. O apoio cubano ao programa nuclear iraniano foi anunciado na mesma semana em que os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Nicarágua, Daniel Ortega, fizeram o mesmo.

  De acordo com a nota oficial, durante o encontro no Palácio da Revolução de Havana, Raúl Castro e Ahmadinejad conversaram sobre "o excelente estado das relações bilaterais e temas do âmbito internacional". Antes do encontro com Raúl Castro, Ahmadinejad depositou flores no monumento ao Herói Nacional, José Martí. Mais cedo, o presidente iraniano recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas na Universidade de Havana.

  "Estamos observando que o sistema capitalista está em decadência, em diferentes cenários, como em um beco sem saída, e é necessária uma nova ordem, uma nova visão, que respeite todos os seres humanos, um pensamento baseado na justiça", disse Ahmadinejad.  Fonte: Uol Notícias  * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.


  Comentário: O tema é polêmico. Se alguns países possuem o direito do domínio da tecnologia nuclear,  então, todos deveriam ter o mesmo privilégio. O problema é que esse tipo de tecnologia produz lixo radioativo, e está sendo questionada por algumas nações  que fazem seu uso, como Alemanha e Japão. Logicamente a tecnologia nuclear abrange uma gama de segmentos, que não se restringe somente às fontes de energia e à indústria bélica. A medicina vem contando com grandes benefícios através do domínio dessa tecnologia, e é um dos poucos segmentos em  que talvez valha a pena se investir na pesquisa nuclear. Mas fica a pergunta: Será que Cuba e Irã possuem apenas objetivos pacíficos com relação ao domínio dessa tecnologia? Não sei não....


     * O Eldoradense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos curiosos: Voo no Estádio municipal e modo Sport trecking no campo da aviação...

  E seguem os testes dos primeiros voos com o drone DJI mini 3 pro: No primeiro vídeo, a decolagem  foi feita no Estádio Municipal, onde for...