3 de dez. de 2011

Astronautas terão máquina de lavar roupas à disposição durante missões espaciais!


  A Nasa encomendou um protótipo de uma máquina de lavar roupas de baixo consumo de energia e água para ser usada na ISS (International Space Station).
  Atualmente, os astronautas que ficam na ISS tem que usar a mesma roupa íntima por 3 ou 4 dias e, outras peças do vestuário, podem ser usadas durantes meses, sem lavar. Depois as roupas sujas são lançadas na atmosfera e queimadas em uma cápsula especial. 
  Outra dificuldade é que o custo de mandar qualquer coisa para o espaço é muito alto – varia de US$ 5 mil a US$ 10 mil para 500 g – isso também limita o número de roupas limpas que podem ser enviadas. O protótipo, desenvolvido pela empresa UMPQUA, usaria um jato de vapor, ar e microondas para limpar a roupa, já que em gravidade zero o uso da água líquida é quase impossível. A proposta é que a máquina seja usada na ISS e também em missões espaciais de longo prazo.  Fonte: G1    * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "Faltou diplomacia"

  Anteontem, em Presidente Venceslau, esteve na Câmara Municipal o Ministro do Trabalho e emprego Luiz Marinho.   Acontecimento raro, que de...