23 de nov. de 2010

Relíquia fotográfica da história de Presidente Venceslau, 1945.

  Conversando com um amigo de trabalho, o mesmo havia citado que sua família de origem nipônica dispunha de um número considerado de fotos antigas, que registravam o cotidiano da colonização japonesa, ainda na década de quarenta, em Presidente Venceslau. Fiquei curioso e lhe pedi para que me enviasse por e-mail a que ele julgasse mais interessante, e que também soubesse sobre a história na qual a foto estivesse inserida. E ele, ao que me parece foi muito feliz em sua escolha:- A foto da imagem do post, segundo informações de um antepassado de sua família, diz respeito à reconstrução de uma ponte de madeira, sendo a mesma localizada onde é hoje a bomba de captação do DAE. Disse ainda que a primeira ponte teria sido levada pelas chuvas que elevaram o nível das águas do Córrego do Veado, que por ali passava. No intuito de registrar o momento, a comunidade oriental pousou para a foto, com trajes típicos da época, num momento de confraternização.
  Reparem o curso d´água  passando embaixo da ponte, a alegria das pessoas, sendo homens, mulheres e crianças. A presença da vegetação de Cerrado é marcante, além de que se nota, no alto da foto, uma pequeno casebre em "duas águas", que segundo informações, era uma escola.
  Não sei a quantas anda o Museu de Presidente Venceslau, sinceramente. Mas creio que a Divisão de Educação e Cultura deveria procurar membros das famílias pioneiras de nossa cidade, e pedir para as mesmas que pudessem fornecer, por empréstimo, fotos desse tipo, e montasse um belíssimo acervo fotográfico digital para apreciação de nossa população. Detalhe:- A foto é de 1945, e pertence a uma das mais tradicionais famílias orientais de nossa cidade. Sinto-me orgulhoso pelo fato desse meu amigo ter compartilhado comigo essa raridade, e é uma pena que ele tenha pedido para que não fosse divulgado o seu nome, e também o de sua família. Porém, acatarei seu pedido e mais uma vez, agradeço a gentileza pelo envio da foto digitalizada. * Para visualizar a imagem em tamanho original, clique sobre a mesma. Para vê-la de forma ainda mais ampliada dê um clique duplo e aprecie melhor os detalhes.

3 comentários:

  1. Programa __ AKI VOCÊ ========
    O Pior e o Mais Sem Noção Programa de Rádio

    Todo da sexta, a partir das 21:00 horas
    na Venceslau AM


    Estamos de volta \o/

    ResponderExcluir
  2. Divulgador, só para fins de eslclarecimentos, divulgue qual será o teor do programa. Gostaria se saber se ingredientes como polêmica, humor, música e entretenimento fazem parte da receita. Se assim for, é sucesso na certa, e terá minha audiência. Ass:- O Eldoradense

    ResponderExcluir
  3. Bela foto, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Resenha literária: Livro - (In) Justiça social, de Hellen Pluckrose e James Lindsay...

  Resenha literária do livro "(In) Justiça social, dos escritores britânicos Hellen Plucrose e James Lindsay... * O Eldoradense