9 de abr. de 2022

Conto: "A bandeira do Jardim Eldorado"

 




 É com muita emoção que após minuciosa pesquisa com moradores pioneiros anônimos do Jardim Eldorado revelo esta preciosidade há tanto tempo ocultada pelos mesmos: Existe sim uma bandeira oficial para o bairro situado na zona oeste de Presidente Venceslau. Segundo relatos -também anônimos- o estandarte tricolor foi confeccionado em meados dos anos 80, quando a ocupação rumo ao oeste venceslauense margeando a rodovia Raposo Tavares se iniciou. Os relatos divergem um pouco tanto com relação ao significado das cores do pavilhão, bem como sobre a simbologia do coração estampando no meio do estandarte.

    A primeira versão diz que o coração rubroverde centralizado significa o amor do pioneiro Eldoradense pelo seu bairro. Esta é a versão mais difundida e aceita pelos nossos desbravadores. A segunda é mais maliciosa, informal, e relata que o coração simboliza um imponente estabelecimento comercial pioneiro no bairro, dedicado ao amor, cujas iniciais misteriosamente são a letra A e o número 2. (Necessita pesquisa mais aprofundada, não sei realmente do que se trata).

     A outra versão -não menos maliciosa- diz respeito a um antigo e acanhado estabelecimento de madeira, supostamente também dedicado ao amor, situado ao lado do estabelecimento imponente. (Também não  me perguntem do que se trata).

        Sobre as cores, a unanimidade é de que o vermelho significa o sangue bravio do pioneiro Eldoradense, que muitas vezes enfrentou a travessia à pé de pastos e pântanos para chegar em Presidente Venceslau. Já o verde possui dois possíveis significados: A primeira versão diz que se trata da vegetação nativa e das vastas veredas que serviam de alimento para ferozes bovinos que habitavam o que hoje é o Residencial Azenha. (Necessita pesquisa). A outra versão diz que a cor esverdeada é referência à relva esburacada do campinho de futebol do bairro, cuja fundação se confunde com o início da colonização do povoado. Já a cor branca significa a paz reinante na vila até os dias atuais.

    As iniciais "J" e "E", obviamente são referência ao nome do vijarejo: Jardim Eldorado.    

     As fontes informativas, bem como o idealizador do estandarte preferem manter-se anônimos, porém resolveram fazer esta significativa revelação em prol da história deste bairro tão querido da cidade Presidente Venceslau, sentinela avançada do oeste paulista.


      Presidente Venceslau, 09/04/2022


      * O Eldoradense  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário: "O tio França foi uma vítima"

    Ontem à noite, em Brasília, aconteceu o que penso ser o ápice do delírio Bolsonarista: Um homem trouxe explosivos em seu próprio corpo, ...