O que Donald Trump tem de louco, Bolsonaro também tem, com uma diferença: O primeiro é inteligente, o segundo, nem tanto. Dois episódios recentes reforçam a tese. O primeiro, diz respeito às expectativas de os americanos reforçarem e apoiarem a entrada do Brasil na OCDE ( Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o que não aconteceu. Os brasileiros assistiram atônitos a entrada no de países como Argentina e Romênia no grupo, e ainda tiveram que escutar a velha desculpa do "fica para a próxima", tal qual aquela criança que recebe a promessa de ganhar um brinquedo, mas fica a ver navios.
Sim, a Argentina, exportadora histórica de sua carne para o mercado norte-americano, e que inclusive, promoveu o "Dia da carne", nas terras do Tio Sam, no último dia 29/09/19. E é justamente "na carne" que o Brasil sentiu o segundo revés nesta "parceria" com os norte-americanos, que mantiveram ontem, o veto do nosso produto nos Estados Unidos.
Enquanto Bolsonaro mantém distância do vencedor das eleições argentinas por razões ideológicas, o presidente Donald Trump cumprimentou o próximo presidente portenho, indo mais além: disse que o FMI estará à disposição dos hermanos. Qual a lógica disso tudo? Simples... Trump está de olho no enfraquecimento do Mercosul, e logicamente, pretende abocanhar a fatia de negócios que até então, temos com os argentinos. Só não vê quem não quer.
E nesta parceria meio que estranha, até agora, só vejo um cenário: Trump está fazendo Bolsonaro de bobo, que até agora, não percebeu isso....
* O Eldoradense
Nenhum comentário:
Postar um comentário